Diogo Rolo Publicado Novembro 9, 2008 Publicado Novembro 9, 2008 Olá a todos, Tenho um aquário de 32L (deve ter uns 25L Reais). A iluminação deste é uma lâmpada de 18W (tem uns 8 anos a lâmpada, não sei se quer dizer alguma coisa ou não). O facto é que a luz é pouca... Como a calha não suporta mais do que aquilo, o que eu pensei fazer foi o seguinte: Tenho um candeeiro que utilizo normalmente para ler à noite. Tem 20W. Será que posso usa-lo para complementar a luz do aquário? Obrigado
Miguel Reis Publicado: Novembro 9, 2008 Publicado: Novembro 9, 2008 Essa lâmpada de 18W com 8 anos? Troca-a o mais cedo possível. Em relação ao candeeiro podes usá-lo desde que a lâmpada tenha entre 4000 a 10000 kelvins. Cumps
Diogo Rolo Publicado: Novembro 9, 2008 Autor Publicado: Novembro 9, 2008 (editado) Essa lâmpada de 18W com 8 anos? Troca-a o mais cedo possível. Em relação ao candeeiro podes usá-lo desde que a lâmpada tenha entre 4000 a 10000 kelvins. Cumps Ok. Sabes-me dizer quanto custa +/- uma lâmpada nova? Comprimento da lâmpada deve rondar os 40/50 cm. E como raio é que eu sei quantos kelvins tem o candeeiro? xD Obrigado :D Editado Novembro 9, 2008 por Sir Mach
Miguel Reis Publicado: Novembro 9, 2008 Publicado: Novembro 9, 2008 Ok.Sabes-me dizer quanto custa +/- uma lâmpada nova? Comprimento da lâmpada deve rondar os 40/50 cm. E como raio é que eu sei quantos kelvins tem o candeeiro? xD Obrigado :D Não sei que lâmpada é.. T8, T5? Mas deve ser T8. As T8 ronda os 7 ou 8€. Procura-as junto dos patrocinadores aqui do fórum (Provavelmente o Ramirezi da AquaEden é o que te dará maior opções de escolha/ajuda). A lâmpada do candeeiro deve dizer quais os kelvins junto do sitio onde diz os Watts. Se não disser nada, deve ser uma de 3000 kelvins que não serve para aquário. Que tipo de lâmpada é essa do candeeiro? Se for economizadora, encontras isso facilmente nas lojas dos chineses com 6500kelvins e rondam os 3€. Cumps
Diogo Rolo Publicado: Novembro 9, 2008 Autor Publicado: Novembro 9, 2008 A Lâmpada é uma T8, sim :D Em relação ao candeeiro, efectivamente não diz os K. A lâmpada deste é uma espécie de LED gigante (2 cms de comprimento) ou então uma lâmpada muito pequena . Apenas tem 2V. Mas pronto Vou tentar arranjar uma lampadazinha para isto, então Obrigado pela ajuda
Mad_Biker Publicado: Novembro 13, 2008 Publicado: Novembro 13, 2008 (editado) Não sei que lâmpada é.. T8, T5? Mas deve ser T8. As T8 ronda os 7 ou 8€. Procura-as junto dos patrocinadores aqui do fórum (Provavelmente o Ramirezi da AquaEden é o que te dará maior opções de escolha/ajuda). Viva Uma lâmpada T8 para aquário fica-te no minimo em 15 ou 16€, o meu conselho é que procures em qualquer casa de lâmpadas, pede uma lâmpada fluorescente T8 de 18w, 865, ou seja, IRC=82% e côr de 6500ºk. Essa sim fica em 7 ou 8€. Abraços aquáticos. Editado Novembro 13, 2008 por Mad_Biker Mad...Mad...Mad...
Recommended Posts