Osmose Quando Substituir?


Recommended Posts

Tenho um aparelho de osmose a funcionar há um ano e meio e não sei se deveria já ter feito a substituição do filtro de carvão.

O meu consumo semanal é de +/- 50 litros para água de evaporação e +/- 80 litros para trocas de água, o que prefaz +/- 550 litros /mês; como a água que vai para o esgoto deverá ser mais ou menos o triplo desta quantidade, o meu bom senso diz-me que já deveria ter mudado o filtro de carvão, mas como tenho um aparelho que mede o TDS à entrada e à saída da osmose, que diz que não (marca normalmente 170 à entrada e 0 à saída) e como o aparelho de osmose continua a produzir mais ou menos a mesma quantidade de água que produzia quando novo (+/- 7 litros/hora), ainda não me resolvi a fazer a troca do filtro.

 

Alguém quer dar uma opinião sobre isto? Qual é a duração (litros) normal de uma cartridge de carvão activado ?

 

Se calhar o melhor seria substituir o carvão e o aparelho de medir o TDS ...

 

Obrigado

csi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o carvão está lá para impedir que o cloro chegue á membrana, portanto, desculpa discordar Luis...mas o carvão deve ser substituido antes da membrana perder capacidades.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o carvão está lá para impedir que o cloro chegue á membrana, portanto, desculpa discordar Luis...mas o carvão deve ser substituido antes da membrana perder capacidades.

 

OK obrigado pelo conselho.

Entretanto e durante o fim de semana levei a água de osmose à Naturline para medir e cheguei à conclusão que o meu aparelho embora não estando avariado, não dá uma leitura fiável; na Naturline a água que estava a dar 0 em casa, acusou 19 (dentro dos limites).

 

Pelo sim, pelo não, resolvi mudar as 3 cartridges (sedimentos, carvão e DI), deixando apenas a membrana; os meus corais, embora os parametros da água aparentemente estejam correctos (Kh-11 , Ca- 480 Mg -1350, PO4-0 No3-5), não estão grande coisa, pelo que vou fazer mais esta tentativa, juntamente com a introdução de mais luz no aquário, para melhorar o estado dos corais.

Tenho uma calha de leds Solaris de um metro e meio e no fim de semana acrescentei ao aquário mais uma T5 com 4x39Watts.

Espero que agora vá!!

 

Obrigado

 

csi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK obrigado pelo conselho.

Entretanto e durante o fim de semana levei a água de osmose à Naturline para medir e cheguei à conclusão que o meu aparelho embora não estando avariado, não dá uma leitura fiável; na Naturline a água que estava a dar 0 em casa, acusou 19 (dentro dos limites).

 

Pelo sim, pelo não, resolvi mudar as 3 cartridges (sedimentos, carvão e DI), deixando apenas a membrana; os meus corais, embora os parametros da água aparentemente estejam correctos (Kh-11 , Ca- 480 Mg -1350, PO4-0 No3-5), não estão grande coisa, pelo que vou fazer mais esta tentativa, juntamente com a introdução de mais luz no aquário, para melhorar o estado dos corais.

Tenho uma calha de leds Solaris de um metro e meio e no fim de semana acrescentei ao aquário mais uma T5 com 4x39Watts.

Espero que agora vá!!

 

Obrigado

 

csi

 

Nos cartuchos tens a indicação da vida útil de cada um (por ex: 6000l ou 1500 Gal). Eu substituo quando chega ao limite dessa vida.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa indicação parece-me tudo menos fiavel... depende largamente da agua á entrada da unidade... ao menos diz as caracteristicas da agua para a qual estabeleceram a litragem ou é um numero "pseudo-cientifico"?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais