Geophagus altifrons


Daniel Santos

Recommended Posts

Biótopo:

América do Sul

 

Nome da espécie/População:

Geophagus altifrons - Distribui-se pelos afluentes do rio amazonas, nomeadamente, Rio tapajós, Rio Xingu, Rio Tocantins, Rio Negro, Rio Altifrons, Rio Trombetas, Rio Tapajos, Rio Curumu.

 

Características da água:

PH - 6.0 a 6.8

Temperatura - 24 a 28 ºC.

 

 

Alimentação:

Tal como a sua denominação indica (eartheaters), são peixes que procuram comida nos fundos arenosos. A sua alimentação compõe-se de pequenos crustáceos e larvas de insectos.

No aquário têm tendência a ser selectivos com a comida rejeitando flocos. Devem por isso ser alimentados com comida congelada, tal como artemia, kril e larvas de mosquisto e raramente granulados de boa qualidade.

 

 

Dimorfismo Sexual:

Os machos tendem a ficar maiores que as fêmeas. Os machos adultos possuem barbatanas com filamentos extremamente longos e magníficos que são mais curtos nas fêmeas.

 

Tamanho Médio:

Os machos podem atingir os 28 centimetros e as Femeas os 25 cm.

 

Comportamento:

É uma espécie muito pacífica para ciclídeo com este porte. Apenas se notando conflitos com outros peixes do género Geophagus mas que, num aquário com as dimensões adequadas, não são mais do que o definir de hierarquia e de marcar território sem chegarem grande confronto físico. Coabitam por isso facilmente com outros ciclídeos anões mas deve evitar-se mantê-los com outros ciclídeos de grande porte devido à sua timidez.

 

Reprodução:

Incubador bocal larvofilo biparental.

O casal, depois de formado, escolhe um local, como uma pedra lisa ou um tronco inclinado, para fazer a postura e limpa-o com cuidado. Enquanto os ovos estão depositados no local de desova, a fêmea areja os ovos e defende-os dos intrusos, enquanto o macho vai guardando o território. 72 horas após a postura, os ovos transformam-se em larvas e, nesta altura, são recolhidas pela fêmea na boca terminando aí a encubação.

 

 

Tamanho mínimo do aquário:

2 metros com 5 individuos desta especie a conviver com outras especies de Geophagus.

 

Outras Informações:

O nome “altifrons” deriva do latim “altus”=alto e “frons”=frente, que significa frente alta e este é o formato característico do corpo desta espécie. As tonalidades de cor e o comprimento dos filamentos das barbatanas variam de população para população.

 

 

 

Fotos :

 

144-1541.jpg

 

Fontes :

 

http://farm2.static.flickr.com/1065/135915...8459746.jpg?v=0

http://www.ciclideos.com/geophagus-altifrons-f144.html

 

Ficha elaborada por Jacinto Salgueiro.

Editado por Daniel Santos
Autor (Jacinto Salgueiro) autorizou a publicação desta cópia da sua ficha. Os nossos agradecimentos. MM
cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.