Preciso de ajuda


Carlos Trabuco

Recommended Posts

Ola amigos.

Sou novato neste forum, e espero aprender muito com a vossa experiência.

Igualmente sou novato no fascinante mundo da aquariofilia.

Em Fevereiro, deste ano, montei um aquario comunitário de aproximadamente 350 litros.

Comecei com escalares, com os quais me dei bastante mal, pois morriam todos passados alguns dias, tenho tambem algumas corridoras (4), 10 neons e um peixe gato que, actualmente, esta um monstro e é o comilão lá do sitio.

Bem mas vamos ao que interessa.

Possuo tambem 9 discus que fui adquirindo ao longo deste tempo, de diversos tamanhos, sendo o maior de +/- 14cm, e o menor de +/- 8cm.

Recentemente, reparei que alguns dos discus, principalmente os maiores, estão a coçar-se nas plantas, não com muita frequencia, por enquanto, e estou algo preocupado.

Falaram-me que poderia ser oodinium, ou então mais grave, parasita das guelras.

Comecei hoje a fazer o tratamento para o oodinium com um medicamento adequado que comprei na loja e vou seguir o tratamento indicado no panfleto.

Para o parasita das guelras indicaram-me uns comprimidos "Zipyran", que tambem ja comprei e foram bastante caros e cujo principio activo é o PRAZIQUANTEL.

A minha pergunta é a seguinte.

Esses comprimidos são seguros?

Na Loja informaram-me que debilitava muito os peixes.

 

Os parãmetros do meu aquario são os seguintes:

 

350 litros aproximadamente

1 filtro externo fluval 305 de 1000 litros/hora

2 filtros internos da ehein de 750 litros/hora....cada um

temperatura a +/- 29,5 graus

PH entre 6.6 e 6.8

amonia 0

nitratos 0

dureza baixa entre 3 e 5

 

A alimentação é muito variada (flocos, artemia conjelada, carne para discus, larvas vermelhas e um paté de coração de boi preparado por mim, com FLAGYL misturado)

Toda a comida é conjelada e claro, desconjelo antes de alimentar os bichos 2 vezes por dia, ao almoço e jantar.

 

agradecia a vossa experiencia no sentido de me poderem ajudar a ultrapassar este problema da coceira dos discus, não queria perder nenhum deles, pois estão lindos.

 

ahhhh e eles na hora da comida, alimentam-se muito bem, são uns glutões e quanto mais comida lhes desse, mais eles comiam.

 

O meu muito obrigado

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que dizes, deve ser o começo de parasitas das guelras, faz tratamento com esha2000, caso não funcione, duplica a dose e faz novo tratamento.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que dizes, deve ser o começo de parasitas das guelras, faz tratamento com esha2000, caso não funcione, duplica a dose e faz novo tratamento.

 

 

Francisco Ramalho

 

Ola Amigo Francisco.

Obrigado pela ajuda.

Então o tratamento com o PRAZIQUANTEL é para esquecer, certo?

Realmente esse medicamento foi muito, muito caro, e se assim for, vou devolve-lo à loja.

Ja agora uma outra pergunta.....um filtro com UV é aconselhável?

 

Mais uma vez obrigado

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Um Uv é sempre uma mais valia num aquário de discus. Quanto ao medicamento à base de praziquantel é o tratamento mais adequado, se bem que aconselhava a fazê-lo num aquário hospital à parte, não tenho experiência do uso deste noutros peixes, nos discus resulta e se bem aplicado não há problema.Mais eficaz que o esha2000 neste caso e ainda mata as ténias...

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Um Uv é sempre uma mais valia num aquário de discus. Quanto ao medicamento à base de praziquantel é o tratamento mais adequado, se bem que aconselhava a fazê-lo num aquário hospital à parte, não tenho experiência do uso deste noutros peixes, nos discus resulta e se bem aplicado não há problema.Mais eficaz que o esha2000 neste caso e ainda mata as ténias...

 

Olá amigo Varez, um abraço.

Obrigado pela ajuda.

De facto o PRAZIQUANTEL, foi-me aconselhado na loja, e tembem é o que aconselham em algumas paginas que consultei na net.

Tambem foi-me dito que debilitava muito os discus, e que se tinha que ter cuidado com a dosagem senão....adeus discus.

O tratamento que me indicaram foi o seguinte:

4 comprimidos (200mg) para cada 100 litros de agua, durante 3 dias.

Repetir passado uma semana se os sintomas se mantiverem.

Tambem me disseram que toda a vida biológica dos filtros era dizimada.

se eu retirar toda a materia filtrante e a consevar dentro de um recipiente com a agua do aquario, nesses 3 dias, vou conseguir salvar a colónia?

Continuo a alimentar os discus normalmente?

E depois do tratamento, faço uma TPA ?

Esqueci-me de mencionar que faço, todas as semanas, uma vez por semana, um TPA de cerca de 50%.

 

só uma curiosidade... 36 comprimidos de Praziquantel, custou-me 60 euros ( extremamente caro) e esse esha 2000 custa aqui na loja cerca de 6 euros, ou seja 10 vezes menos !!! Será que fui enganado? ;)

 

Agradeço a vossa preciosa ajuda.

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola tudo bem primeiro sim acho que foste enganado...mas...depende claro do ponto de vista...eu nao comprava algo tao caro pois desconfiava logo e ia me informar...

Agora em relaçao aos teus discus faz o exa2000 como ja te indicaram segue exatamente como esta na bula ...agora respondendo ao Varez...nao percebi pq indicaste o uv?

vamos la ver o uv so mata particulas/parasitas em suspensao na agua logo tudo o que esta agarrado nos discus la se mantera assim como os respectivos ovos que estejam no fundo do aquario...isto é parasitas das guelrras pouco ou nada o uv vai fazer...por muito bom que ele seja , na minha opiniao pessoal o uv e um gasto desnecessario para quem nao é rico ou simplesmente prefere investir de outras formas...assim como melhorar a filtraçao do aquario ...etc...

 

abraço joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto ao UV, são opiniões e como tal vou explicar a minha. Quando os peixes estão infectados com parasitas das guelras devemos fazer trocas de 50% para diminuir a população de parasitas, ora se estes estão nas guelras dos peixes não foram lá parar por geração espontânea, estavam na agua, assim como para se reproduzir, assim que os ovos eclodem os parasitas andam pela agua a tentar encontrar guelras de peixe ;) . Este parasita não precisa de um hospedeiro para se reproduzir, logo utilizando um UV estamos a baixar a população de parasitas na agua matando-os.Acho também o UV útil para diminuir fungos etc indesejados na agua, a meu ver é obrigatório nos discus. Não é a solução para tudo mas ajuda.

 

Quanto ao esha2000 eu sei que diz lá que serve para parasitas das guelras mas já tive esses parasitas nos meus peixes e nada adiantou, e fiz a dosagem reforçada.

 

Tive bons resultados com o permanganato de potássio(muito perigoso, apenas adequado a peixes adultos) da seguinte forma.Preparei um aquário à parte com os mesmos parâmetros e preparei um aquário hospital com permanganato, retirei o peixe do aquário, dei um banho em permanganato de potássio e meti o peixe no novo aquário livre de parasitas.

 

Tive também bons resultados com o tremazol da mesma maneira, retirar para o aquário hospital e meter o peixe depois num novo aquário.

 

Mudei o peixe de aquário nos dois tratamentos por causa dos ovos, para evitar repetir o tratamento passado 8 dias e resultou.

 

Há quem utilize formol, ou mesmo formol com verde malaquita mas nunca fiz o teste.Sei apenas que o formol não ataca os ovos.

 

Pode utilizar o flubendazol, principio activo do fluvermal durante 21 dias, este ataca os ovos.Antes que reclamem que o flubendazol não serve para parasitas externos, incentivo a testar primeiro.

 

Há quem utilize o praziquantel durante 21 dias. Estes 3 últimos tratamentos requerem varias mudas de agua e o praziquantel dissolve melhor com um bocado de acetona, senão nada feito....O praziquantel mata também as ténias....

 

Seja qual for o tratamento que faça tenha atenção a 3 aspectos importantes....

 

1- Oxigenar muito bem a agua, os peixes tem dificuldades respiratórias e na maior parte das vezes apenas respiram por uma guelra.

2- Manter a temperatura a 28/29ºc, nunca mais porque a temperatura alta diminui o oxigénio e só vai aumentar o metabolismo dos parasitas enfraquecendo o peixe.

3-Antes de qualquer tratamento fazer uma troca de agua de 50% e uma aspiração para diminuir a população de parasitas na agua, assim como diminuir a hipótese de fungos e matéria orgânica.

 

Quanto ao praziquantel que o senhor comprou foi realmente caro, por acaso se decidir tentar outra coisa antes de submeter os peixes a tratamento aconselho a aumentar a oxigenação, mudar 50% de agua diária durante 3 dias (vai ser uma trabalheira aquecer tanta agua) e adicionar sal, por vezes coçarem-se não é por causa de parasitas das guelras...Pode ser por parasitas da pele, amónia/nitritos, há que ter cuidado também com as comidas congeladas que se dão...

 

Quanto o caso é muito grave o peixe geralmente está à superfície, respirando apenas por uma guelra e com a boca apontada para a superfície, e numa parte com muita movimentação.Quando se coçam apenas pode ser resolvido algumas vezes apenas com adição de sal e muitas mudas de agua, ah e com UV.Espero ter ajudado.

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigos, bom dia.

Desde ja agradeço toda a vossa preciosa ajuda.

Acho que vou começar por fazer o tratamento com o esha2000 e ver o resultado obtido.

Mas antes disso vou tentar fazer uma TPA de 100% e limpar todo o areão, e so então depois começar o tratamento.

O problema vai ser tratar 350 litros de agua e aquece-la, terei que fazer isso por partes.

Eu costumo usar o AQUA SAFE para eliminar o cloro e os metais pesados e corrigo o PH com um produto da prodac, e deixo repousar a agua por uma semana.

Pergunto, este tratamento que faço na água, antes de fazer a TPA, é indicado e correto?

Ou poderei usar a agua no mesmo dia em que for tratada, isto é, com poucas horas de repouso?

Acho que tambem vou optar pelo UV, ligado 24 horas por dia.

Quanto à oxigenação da agua, tenho la uma bomba a funcionar 10 horas por dia, mas como o aquario não tem tampa, acho que isso é suficiente.

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda em tudo o que me poderem ensinar.

Um abraço a todos e o meu muito obrigado.

 

Ja agora, resido na Ilha de São Miguel, nos Açores.

 

Quando souber como se faz, postarei aqui no forum algumas fotos do aquario e dos meus discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto ao uso de esha2000 apesar de duvidar da sua eficácia como está muito no inicio pode ser que resulte.Em relação à troca de 100% não é preciso e pode stressar os peixes.Basta 50% e aspiração.Tenha atenção que durante os tratamentos o UV tem de ser desligado, quanto à agua e como usa produtos para corrigir o pH o ideal é deixar estabilizar pelo menos 12 horas.Por precaução ligava a bomba de ar 24h e atenção que discus e aquários destapados pode trazer desgostos...

 

Quanto as fotos pode ver aqui como se faz http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730

 

Boa sorte com o tratamento...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo Varez.

Vou experimentar fazer o tratamento com o esha2000 a ver o resultado. De qualquer forma ja devolvi os ditos comprimidos a preço de ouro ::D:

Quanto aos produtos que uso para a agua das TPA, so uso o aqua safe da tetra, para eliminar instantaneamente o cloro e os metais pesados, e gradualmente o corrector do PH, pois a agua da torneira sai com um PH de 7,2.

Vou seguir o teu conselho de so mudar 50%, como é habitual fazer todas as semanas, e vou ver uma forma de tapar o aquario.

MAs ja agora, porque é que pode ser um desgosto aquarios destapados com discus?

Será por causa de alguma poluição (fumo de tabaco, etc.) que possa poluir a agua? Ou ha outro motivo? Agora fiquei intrigado. :crazyeyes:

Quanto à aspiração do areão, acho que vou ter uma trabalheira enorme, porque ás vezes quando mexo no areao, para arranjar alguma planta ou plantar uma nova, sai uma sujeira tremenda e a agua fica toda poluida. Acho que o principal problema reside ai...em não fazer uma aspiração como deve ser.

Um grande abraço e, mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pelo que sei o aquasafe remove instantaneamente o cloro e metais pesados, por via das duvidas deixava 12 horas com uma pedra difusora e a aquecer.Aquários destapados podem ser um problema porque os discus quando tem problemas respiratórios, parasitas etc, numa tentativa de desespero podem saltar fora do aquário o que é um grande desgosto....O fumo de tabaco também é um problema sim...

 

Quanto à aspiração do areão, acho que vou ter uma trabalheira enorme, porque ás vezes quando mexo no areao, para arranjar alguma planta ou plantar uma nova, sai uma sujeira tremenda e a agua fica toda poluída. Acho que o principal problema reside ai...em não fazer uma aspiração como deve ser.

 

Realmente isso pode ser um problema sério, não percebo é como os nitratos estão a 0 sendo o aquário plantado e tendo tanta sujidade, não há engano?.E os fosfatos como estão? Eu aspirava isso muito bem aspirado porque o problema certamente reside ai....Boa sorte com os discus e vá dando noticias,espero que melhorem :laugh:

Editado por varez

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente isso pode ser um problema sério, não percebo é como os nitratos estão a 0 sendo o aquário plantado e tendo tanta sujidade, não há engano?.E os fosfatos como estão? Eu aspirava isso muito bem aspirado porque o problema certamente reside ai....Boa sorte com os discus e vá dando noticias,espero que melhorem :mrgreen:

 

Ola amigo Varez.

Realmente, como falei, os nitratos e a amónia estão a zero, faço esses testes regularmente e comprovo isso com os testes da prodac.

Isto possivelmente, poderá dever-se ao aquario ser grande 150x40x60 (comp./prof./alt.) e fazer todas as semanas 50% de TPA.

Bem confesso que não faço aspiração semanal e quando a faço não é como deve ser, porque dá uma grande trabalheira.

Mas ja aprendi a lição e bem aprendida.

Acabei de fazer uma TPA de 60% e estou a retirar, por aspiração, o areão para lava-lo todo fora do aquario, vou fazendo isto aos poucos. Claro que vou ter que mexer no layout de todo o aquario, retirar todas as plantas, etc., mas vai ser melhor assim.

Comecei hoje a fazer o tratamento com o esha2000, vamos ver qual o resultado.

Entretanto reparei que um dos discos estava a tremer, parecia que estava a levar choques electricos :mrgreen: , e logo o maior, um pigeon blood com cerca de 14 centimetros.

Tem alguma explicação para isso?

Não me parece que esteja a acasalar....não nisso não me parece que tenha sorte :D.

Um abraço

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas quanto a alimentação cuidado com as larvas de mosquito vermelho as vezes são uma fonte de parasitas eu não dou aos meus

 

Ola amigo Joframp.

Realmente ja me advertiram quanto ao uso de larvas de mosquito vermelhas que podem ser portadoras de parasitas e dou, bem DAVA, bastantes, 4 cubos por dia à hora de jantar. Vou parar com as larvas, mas era uma maravilha ve-los comer as larvas, eles adoravam aquilo.

Vou ter de arranjar outra alimentação, para satisfazer estes 9 comilões que tenho.

Aceito conselhos quanto à alimentação.

 

Um abraço

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quando os discus começam a tremer pode ser a tentar acasalar ou parasitas das guerlas/pele.Continuo a achar impossível os nitratos estarem a 0.Não estará a falar de nitritos?

 

Quanto à alimentação aconselho um bom granulado, não vale a pena arriscar em granulados baratos a não ser que saiba ser de confiança.O da sera é bom e não costuma ser caro, pode tentar flocos para discus como os da ocean nutrition mas duvido que eles gostem muito, comem mas não com o afinco que comem granulado.Quanto às congeladas pode optar por artemia, krill e comida caseira com base em coração de boi.Há varias receitas no fórum....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quando os discus começam a tremer pode ser a tentar acasalar ou parasitas das guerlas/pele.Continuo a achar impossível os nitratos estarem a 0.Não estará a falar de nitritos?

 

Quanto à alimentação aconselho um bom granulado, não vale a pena arriscar em granulados baratos a não ser que saiba ser de confiança.O da sera é bom e não costuma ser caro, pode tentar flocos para discus como os da ocean nutrition mas duvido que eles gostem muito, comem mas não com o afinco que comem granulado.Quanto às congeladas pode optar por artemia, krill e comida caseira com base em coração de boi.Há varias receitas no fórum....

 

 

Pois Varez....é nitritos mesmo. Mais uma que aprendi :(

Vou ja amanha mesmo providenciar um teste de nitratos.

Ja agora, qual o valor ideal para os nitratos?

Obrigadinho mais uma vez. Bela paciencia tem voce de estar aqui a aturar um "nabo" como eu. :lol:

 

trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os nitratos inibem de certa forma o crescimento dos discus, para crescerem devidamente e a alta velocidade os nitratos convém estarem no máximo a 10.Claro que falamos de quem faz criação.Se estiverem um bocado mais altos não trazem problemas de maior...Espero que o tratamento esteja a resultar e vá dando noticias pois espero que tudo corra pelo melhor.Ora essa estamos aqui para ajudar e como adoro os discus tenho todo o gosto em fazê-lo... :snipersmile: :D

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Os nitratos inibem de certa forma o crescimento dos discus, para crescerem devidamente e a alta velocidade os nitratos convém estarem no máximo a 10.Claro que falamos de quem faz criação.Se estiverem um bocado mais altos não trazem problemas de maior...Espero que o tratamento esteja a resultar e vá dando noticias pois espero que tudo corra pelo melhor.Ora essa estamos aqui para ajudar e como adoro os discus tenho todo o gosto em fazê-lo... :D :snipersmile:

 

 

Ola Amigo Varez, bom dia.

 

Parece-me que o tratamento com o esha2000, esta a resultar, pelo menos já não os vejo a roçarem-se tanto pelas plantas. O que noto agora, é la de vez enquando, um "bocejo" em alguns deles, é como se se estivessem a engasgar, será isto normal?

Quantos aos nitratos, se eles existirem e acredito que sim, vão ser eliminados por completo, uma vez que ja estou a providenciar a retirada de todo o areão do aquario e são uns 100Kg :crazyeyes: , para lavá-lo todo fora do aquario, para então depois colocá-lo novamente.

Ja agora queria perguntar...a rocha basáltica, ou rocha vulcanica, triturada, é prejudicial? Poderá alterar os parâmetros do aquario, nomeadamente o PH?

è que queria dar um ar mais escuro ao substrato, pois ja li que os discus se dão melhor com um areão mais escuro e aqui existe, como deve saber, muita rocha vulcânica, nomeadamente basalto.

 

Um abraço

 

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O ideal é mesmo utilizar basalto e areão vulcânico como referiu que não altera o pH. A minha preferência vai para a vulcânica pois permite maior circulação no areão .E rochas basálticas para dar contraste.Sim eu tenho ideia que ai tem um areão vulcânico muito bonito por sinal.E fica bonito o areao avermelhado, as plantas verdes e as pedras pretas...Fica aqui uma foto do areão vulcânico que pode arranjar ai.Espero que o Luis fotunato não se importe:

 

http://nfist.ist.utl.pt/~lefortunato/Eleoc..._acicularis.jpg

 

E uma foto das pedras:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=95154

 

Espero que goste tanto deste conjunto como eu...Ainda por cima a custo zero ;)

 

Quanto aos discus é normal estarem a "esticar-se" é sinal que o medicamento está a actuar, pelo menos com os meus acontecem o mesmo e considero normal.Espero que fiquem bons num instante....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O ideal é mesmo utilizar basalto e areão vulcânico como referiu que não altera o pH. A minha preferência vai para a vulcânica pois permite maior circulação no areão .E rochas basálticas para dar contraste.Sim eu tenho ideia que ai tem um areão vulcânico muito bonito por sinal.E fica bonito o areao avermelhado, as plantas verdes e as pedras pretas...Fica aqui uma foto do areão vulcânico que pode arranjar ai.Espero que o Luis fotunato não se importe:

 

http://nfist.ist.utl.pt/~lefortunato/Eleoc..._acicularis.jpg

 

E uma foto das pedras:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=95154

 

Espero que goste tanto deste conjunto como eu...Ainda por cima a custo zero :D

 

Quanto aos discus é normal estarem a "esticar-se" é sinal que o medicamento está a actuar, pelo menos com os meus acontecem o mesmo e considero normal.Espero que fiquem bons num instante....

 

 

Boas

Realmente aqui existe muito areão de origem basáltico, e pedras vulcânicas de todos os géneros, e que faz um excelente contras-te no aquario. Por acaso até tenho duas dessas pedras, a fazer gruta, que servem de esconderijo a um labeo bicolor. Ninguem lá entra, inclusive os discos, o labeo enxota-os a todos :D.

Agora quanto aos discus...realmente estão muito melhores, hoje foi o ultimo dia de tratamento com o esha2000, e pelo que observei já não se esfregam nas plantas.

Tambem observei hoje, á hora do almoço o seguinte, e espero não estar a delirar ou a ver coisas a mais :mrgreen:.

Um pigeon blood e um marboro, por sinal os maiores do aquario 13-14 cm, estão muito juntos, ambos a tremerem bastante quando estão perto um do outro, reparei que estão a "limpar" um tronco que tenho no aquario, e enxotam tudo o que se lhes passa por perto. Pena é que um blue cobalto não os deixa descansar e stá sempre a dar-lhes porrada, ele tambem leva, mas...tenho receio, se realmente estiver esse casal a formar-se, não dê em nada, por causa desse cobalto. O que me aconselham?

 

Um abraço

 

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais