O meu primeiro Plantado


Carla Barbosa

Recommended Posts

boas

 

então so tenho que te dar um grande pedido de desculpas :D e mais uma vez dar-te a dobrar os PARABENS pelo teu trabalho dedicado :D

 

essa blixa assim tão redondinha e o tapete certinho é que me fez desconfiar de uma mãozinha bem experiente por ai,

"afinal é um toque delicado de uma mão femenina" tem logica ;)

 

os meus parabens continua assim ;)

 

 

abraços.

 

:) Tiago, não tens de pedir desculpa...e de experiente não tenho mesmo nada mas realmente também acho que é como dizes...."afinal é um toque delicado de uma mão femenina" tem logica"...estiveste bem agora :)...mas olha que eu não faço nada à blixa...ela cresce mesmo assim direitinha e redondinha :)

 

Viva.

 

Parabéns pelo tanque, está fantástico, penso que é um dos mais bem cuidados do fórum.

 

Relativamente ao musgo não crescer, penso que o problema será da temperatura dos discus, acima dos 28 graus o musgo fica com calor ;)

 

Mais uma vez parabéns, continuação de bom trabalho.

 

Olá Mad Biker...obrigado pelo comentário...realmente este aquário está a 28 graus e o musgo não vinga. No aquário pequeno que está a 26 graus já se desenvolve muito bem...

 

Carla, não tens que pedir desculpa... Eu de facto fiz mal em não comprar um substrato decente mas como nunca pensei, pelo que tenho lido, que conseguia manter plantas mais exigentes com as T5 (4X80) devido à altura do aqua, coloquei areão de rio e plantas fáceis.

Vou ver se tiro umas fotos e peço umas ideias aqui ao pessoal. Continua a mostrar o teu trabalho que dá gosto ver :D

 

Paula, faz isso...assim que puderes coloca fotos actualizadas do teu aquário e do setup para podermos ver e ajudar. Se tens no teu aquário T5 - 4 x 80w consegues perfeitamente ter um aquário como o meu com direito a relva e tudo :) . Mesmo que não coloques terra da ADA que no teu caso deve ficar mesmo muito dispendioso, podes tentar outras soluções idênticas e também não podes descurar o Co2. Depois se precisares de ajuda diz, ok?

 

Cumprimentos a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Para quando mais umas fotos, no meu comentário anterior, faltou dizer

que o teu aquário, para mim é um dos mais bonitos que já vi no forum :P

Quanto mais vejo, mais gosto do hardscape.

Simplesmente perfeito.

 

Cump.

Sologt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink: Sologt, acho que vai ser difícil colocar fotos actualizadas porque o aquário desde há uns tempos para cá tem sempre o mesmo aspecto. E as fotos que postei só têm uma semaninha.

O que eu posso fazer é podar as plantas e tirar umas fotos com uma máquina fotográfica como deve ser em vez do telemóvel. Já cá tenho a máquina fotográfica...agora falta a coragem para a grande poda e TPA :wink: ...e hoje com este tempo meio chuvoso não me está nada a apetecer ir para dentro do aquário fazer podas!!

Talvez daqui a uma semana consiga então colocar uma foto de melhor qualidade.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlinha!

 

Está com óptimo aspecto, mas creio não serem as mais actuais do teu aquário, certo?

 

Como sempre, lindo, esse tapete de Eleocharis mete inveja...

 

Um beijinho grande!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Grande Fernandinho....Mestre....

 

Tudo bem pá?!?!?!

Sim, claro que são as últimas...fresquinhas, fresquinhas... tiradas mesmo no dia 24 de Outubro de 2008...depois destas nem tirei mais nenhumas e as anteriores a estas não estavam no ponto.

 

Beijinho grande para ti também...Mestre... :onfire:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Carla

 

o teu aquario é uma inspiração para todos os adeptos da aquariofilia, muitos parabéns está um espectáculo

 

diz-me uma coisa, qual é a planta que tens na parte de trás do lado esquerdo, eu não estou a conseguir identificar

através da lista que dás no inicio

 

 

e que tal mais umas fotos?

 

 

abraço

luis sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís Sabino,

 

Desde já o meu obrigado pelo comentário e visita ao meu tópico.

A planta de fundo que fica no lado esquerdo é a Hemianthus Micranthemoides (Tropica) e tem feito uma bela moita.

De momento não tenho mais fotos. O aquário tem este aspecto e disposição de plantas já há algum tempo, não havendo assim nada de novo para mostrar. Mas agora aos poucos estou a tentar seguir as dicas do André Silvestre mas confesso que não está a ser fácil. Neste momento, o aquário não está com o aspecto que eu desejaria e ainda tenho algumas coisas para mudar pelo que tão cedo não vou conseguir postar actualizações. Mas prometo que assim que estiver em condições coloco aqui mais fotos.

 

:-D Diogo Martins,

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva Carla

 

obrigado pelo esclarecimento em relação à Hemianthus Micranthemoides

 

desculpa ser um pouco chato mas queria fazer-te outra pergunta, eu adquiri recentemente uns pés de Ludwigia inclinata var. verticillata 'Cuba', ainda estão no estado emerso, com as folhas arredondadas, o que eu queria saber era como se costuma podar esta planta, cortamos na altura pretendida e ela volta a rebentar, tipo as rotalas ou temos de as arrancar e voltar a plantar?

 

mais uma vez desculpa estar a aborrecer-te com estas perguntas

 

abraço

luis sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

De facto, bom aqua que nos vieram aqui mostrar. Da para ver que foi planeado e cuidado ate se atingir esta evidencia de resultados, melhor que tudo, com um toque feminino. So serve para encher o olho aos desportistas cronicos que andam nisto ha anos e nunca conseguiram atingir tao bons resultados, enquanto que por outro lado se demonstra que plantados, discus e alguma dedicacao ate combinam.

 

Parabens Carla, acho que o teu aqua ]e um bom exemplo da aquariofilia no seu melhor.

 

 

p.s. / peco desculpa pela falta de pontuacao, a culpa eh do teclado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Pipinhas, Obrigado pelo comentário.

Claro que um dia conseguirás ter algo assim...é só quereres e teres euros para gastar. :)

Todos nós...penso eu...ou então falo por mim...mas todos começámos do nada e com muita leitura, pesquisa aqui no Fórum, entreajuda, experiências e bom senso chegamos lá...depois de lá chegarmos, vem outra etapa que é a de conseguirmos manter o aquário plantas/peixes saudáveis, equilibrado e com bom aspecto. E acredita que às vezes é com algum sacrifício, e principalmente agora no Inverno, que faço a manutenção do mesmo pois o aquário é muito grande e por vezes desespero mesmo mas tem de ser ... e no fim compensa olhar para um cenário tão bonito.

 

:-D Luis Sabino, de forma alguma estás a incomodar e podes colocar as questões que quiseres...resta é depois saber se te sei responder ou não.

No caso da Cuba, a parte mais bonita da planta é a rosácea que ela forma como podes ver nas minhas fotos. Se cortares a rosácea, a planta perde toda a sua beleza e o que vais ter vão ser uns troncos espetados com umas folhitas à volta do tronco. Posteriormente, nesses troncos vão começar a rebentar outras rosáceas o que vai demorar o seu tempo e é inestético. Em tempos fiz isto para experimentar como ficava e até porque era bem mais fácil a poda mas o resultado foi horrível e a plantas tinham um crescimento desordenado à vista.

Por isso,se quiseres uma Cuba linda vais ter de fazer como eu...arrancas pé por pé com muito jeitinho para não os partires, até pq a Cuba forma grandes raízes e agarra-se bem à terra, cortas à medida que queres e voltas a plantar...no meu caso, tenho este ritual todas as semanas!!!.... :) A seguir dás-lhe com muito ferro que ela adora para ficar vermelhinha. Se houver falta de ferro no aquário ela está sempre verde.

E mais uma vez, não aborreces nada...dispõe à vontade...Na realidade, eu é que vos agradeço por consultarem o meu tópico.

 

Ricardo Monteiro :) Obrigado

Sim, é um facto que plantados, Discus e dedicação funciona. Mas como eu já há mais pessoas aqui que no Fórum que conseguiram fazer o mesmo e têm belos aquários plantados com Discus...não te sei é dizer os nomes deles porque sou péssima para nomes!! :) mas assim logo à primeira vem-me à cabeça o aquário do Petty por exemplo...

"Toque feminino" ;) ...gostei desta...cá para mim então aqui no Fórum há muito homem com um toque feminino...passam pelo Fórum belos aquários feitos por homens...temos os do FAAO, André Silvestre, Ricardo Rosa, Francisco da Naturline entre muitos outros... :)

 

Abraço a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Eu so queria dizer que gostei que tivesse sido uma Senhora a apresentar um aqua com esta qualidade, e num tipo de aquariofilia que nao sera de todos o mais simples, discus e plantados.

 

Gostava mesmo era que viessem outros elementos do sexo feminino mostrar aquas com qualidade, de forma a equilibrar a participacao no hobbie, porque, e como tu referes, existem por aqui (muitos) bons aquariofilistas com esse 'toque feminino'.

Estes dias ouvi a opiniao de uma Sra. numa intervencao num programa de radio, e dizia ela que gostava de ver mais mulheres em cargos de chefia ou pertencentes ao executivo dos principais clubes de futebol. Ora, eu nao posso estar mais de acordo com essa ideia, e se me permites a comparacao, gostava de ver tambem uma maior participacao de mulheres neste hobbie, com trabalhos de qualidade, como o teu, apenas isso.

.

Cumprimentos

 

p.s. - mais uma vez,peco desculpa pela falta de pontuacao. O linux trocou as voltas ao teclado ;)

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva Carla

 

muito obrigado pela explicação, acho que vou fazer como tu, arrancar e plantar de novo, se bem que tambem, possa deixar uns pés para que venham a rebentar e assim originar novas plantas, vamos a ver

 

 

em relação ao Ferro, eu utilizo da Horizonte Aquatico, normalmente coloco 15 gotas de 2 em 2 dias, vamos ver se chega se não, vou aumentado gradualmente

 

 

abraço

luis sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo Monteiro, eu percebi a tua questão e também concordo plenamente contigo pois não consigo perceber porque razão não existem mais mulheres no hobby da aquariofilia. Se calhar um dia destes temos de abrir um tópico neste sentido para tentarmos perceber o porquê do sexo feminino não aderir bigsmile

E mais uma vez obrigado...

 

Luis Sabino, não tens de agradecer. Quanto ao ferro para saberes se é o suficiente, colocas as gotas e a seguir fazes o teste do FE à água e logo vês se está dentro dos parâmetros ou não. Um plantado gosta de 0,5mg/L de ferro na água...se agora não me falha a memória...vais adicionando aos poucos até chegares lá pois em excesso mata-te os peixes. Confesso que raramente o meu ferro passa dos 0,25mg/L pois tenho receio de prejudicar os peixes e então tb adiciono o ferro aos poucos ao longo da semana e conforme necessário.

 

Godlike... Obrigado :ohmy:

Agora fizeste-me lembrar de coisas tristes mas aqui vai:

1 saco 6Lt Power Sand Special M

1 saco 2Lt Power Sand M

4 sacos 9Lt Aquasoil Amazonia

Preço??...uma fortuna, um balúrdio que ainda hoje me custa mas que tenho consciência que valeu bem a pena.

 

Pjdm 1, igualmente o meu Obrigado pelo comentário.

 

Cumprimentos a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:wink: Jorge, o que é que está divinal?...a montagem em photoshop que o Francisco da Naturline fez no meu aqua e que eu vou tentar imitar ;)...

 

 

Era mesmo do teu aquário.Está mesmo brutal,ao dizeres primeiro plantado até parece mentira...Daqui a uns tempos ainda te vemos em concursos internacionais :Fade-color:tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:morning: Olá Jorge Oliveira, juro que é mesmo o meu primeiro plantado pois não tenho outro aquário...o de 60cm não conta bowdown

 

Concursos internacionais?!...não me parece...não chego sequer aos calcanhares de quem lá anda.

 

Cumpr a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carla, estou a ler um livro sobre trabalho mental e força mental. Um dos conceitos do livro, é que o ser humano, tem necessidade de se manter numa "zona de conforto". Isto é, uma zona onde é se sente confortável, não se sente ameaçado, vai fazendo as suas pequenas coisas, mas sem arriscar.

 

Depois há a "Zona de evolução", onde te expões aos erros, expões à crítica e evolues.

 

Resumindo, concordo com o Jorge Oliveira, arrisca. Faz uns planos, e arrisca. Não tens nada a perder mesmo, o pior que pode acontecer é receberes uns patrociniozitos da Ada ou assim.

 

Espectacular o teu primeiro plantado. Nota-se que conheces todos os conceitos básicos da aquariofilia e plantados. Parabéns.

 

Pensa nisso, sai da tua zona de conforto, os outros para se tornarem tão bons, também tiveram o seu primeiro plantado e acredita que não estavam tão bons quanto este.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Keano-16...Bolas!!!...agora até me deixaste sem palavras...mas tens toda a razão...é um facto..neste momento estou na minha zona de conforto...aos poucos vou tentar ir mais além...

 

Tenho de me inscrever no Challenge 2008 da Naturline...o resto logo se vê...não se esqueçam q este aquário é muito grande e mudar o que quer que seja nele torna-se muito trabalhoso e dispendioso.

 

Hoje estive 2,5 horas só para conseguir retirar as cryptos da parte da frente do lado direito...tenho um balde de 5 litros cheio até cima só de cryptos para voltar a plantar...tenho a água do aquário toda castanha de ter andado a remexer a terra...durante esta semana vou remodelar o aquário e quando tiver fotos de jeito posto aqui.

 

Keano-16...deixaste-me a pensar....na zona de conforto a todos os níveis, não só no que diz respeito à aquariofilia...

 

Um abraço pra ti :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.