joaoadias Publicado Outubro 25, 2008 Publicado Outubro 25, 2008 boas tenho umv aqua de 60 litros e q tem algas,tenho uma lampada de 15 w com reletores queria saber se preciso de fazer co2 as minhas plantas n crescem Citar
Neon Tetra Publicado: Outubro 25, 2008 Publicado: Outubro 25, 2008 (editado) boas Tenho umv aqua de 60 litros e q tem algas,tenho uma lampada de 15 w com reletores Queria saber se preciso de fazer co2 as minhas plantas n crescem Como já deves saber as algas surgem porque há nutrientes em excesso na água que não são aproveitados pelas plantas, que tem um crescimento mais lento sobretudo na ausência de boa iluminação e de uma fonte suplementar de carbono (ou seja CO2 dissolvido ). Poderás melhorar a iluminação arranjando uma lâmpada mais potente de forma a aproximares a relação W por Litro de água proxima de 1 W/L. Arranjar um CO2 (caseiro ou não) só poderá ajudar se tiveres melhor iluminação. Devias medir os nitratos e os fosfatos do teu aquário. A solução mais rápida para baixar o que está em excesso é fazer uma troca parcial de água inicial de 30-50% e depois trocas parciais de água todos os dias 10-20% durante uma semana. Depois talvez 15-30% por semana. Poderá ser necessário ainda fertilizar as plantas com micronutrientes e ferro. Espero que tenha ajudado. Editado Outubro 25, 2008 por Neon Tetra Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
joaoadias Publicado: Novembro 3, 2008 Autor Publicado: Novembro 3, 2008 da pra fazer com gelatina de leite? Citar
Neon Tetra Publicado: Novembro 3, 2008 Publicado: Novembro 3, 2008 da pra fazer com gelatina de leite? Se te referes a fazer CO2 caseiro acho melhor começar com a receita tradicional ( água + açucar + bicarbonato de sódio e fermento de padeiro). Procura no forum que tens uns posts muito instrutivos que explicam como se faz. Com gelatina não sei. Espero ter ajudado Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Recommended Posts