Ajuda no filtro


Recommended Posts

Viva...

 

Tendo quase todo o material pronto para começar a montagem do meu aqua e depois de ter gasto dinheiro num filtro eheim 2213 um amigo meu ofereceu-me um filtro feito por ele, so foi pena ele ter esquecido de dizer que eu ainda tinha de gastar mais euros xD

 

Deram-me esse tal filtro caserio feito uma caixa da vodafone (deste tipo: http://www.drpez.com/drcol136.htm) mas resta saber como meter o filtro a funcionar. Quanto á materia filtrante vou meter conforme o site que vos indiquei, mas nao sei que bomba comprar, eu tinha pensado em comprar uma bomba submersa para sugar a agua do aquario e fazer entrar ela no filtro e sair de novo para o aqua, mas pelo que vi nesse site, a bomba esta dentro do filtro, a minha questao é se tenho de comprar a tal bomba submersa para dentro do aquario e depois mais uma para o filtro?

Agradecia que alguem me esplica-se como funcionam esses filtros caseiros!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

Tendo quase todo o material pronto para começar a montagem do meu aqua e depois de ter gasto dinheiro num filtro eheim 2213 um amigo meu ofereceu-me um filtro feito por ele, so foi pena ele ter esquecido de dizer que eu ainda tinha de gastar mais euros xD

 

Deram-me esse tal filtro caserio feito uma caixa da vodafone (deste tipo: http://www.drpez.com/drcol136.htm) mas resta saber como meter o filtro a funcionar. Quanto á materia filtrante vou meter conforme o site que vos indiquei, mas nao sei que bomba comprar, eu tinha pensado em comprar uma bomba submersa para sugar a agua do aquario e fazer entrar ela no filtro e sair de novo para o aqua, mas pelo que vi nesse site, a bomba esta dentro do filtro, a minha questao é se tenho de comprar a tal bomba submersa para dentro do aquario e depois mais uma para o filtro?

Agradecia que alguem me esplica-se como funcionam esses filtros caseiros!

 

 

Alguem me ajuda???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua é de quantos litros?

 

 

200lt, axu que o eheim chega perfeitamente.

Mas como nao gastei nada no que me foi oferecido, e as bombas de que necessita para funcionar for em conta€€€, posso mete-lo a funcionar num pequeno aqua de 50cm certo? nem que seja para criaçao de uma especie......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

200lt, axu que o eheim chega perfeitamente.

Mas como nao gastei nada no que me foi oferecido, e as bombas de que necessita para funcionar for em conta€€€, posso mete-lo a funcionar num pequeno aqua de 50cm certo? nem que seja para criaçao de uma especie......

 

O filtro Eheim deve chegar, mas também depende da fauna que vás ter...

Em relação ao filtro exterior, não é tão simples quanto parece se fizeres com uma caixa vodafone.., a queres ir com essa ideia avante, é preferivel faze-lo com um pote de plastico com tampa larga de rosca.

As materias é o normal: esponja, lãs, ceramicas...

 

Cump

Editado por HGALVAO

Hélder Galvão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro Eheim deve chegar, mas também depende da fauna que vás ter...

Em relação ao filtro exterior, não é tão simples quanto parece se fizeres com uma caixa vodafone.., a queres ir com essa ideia avante, é preferivel faze-lo com um pote de plastico com tampa larga de rosca.

As materias é o normal: esponja, lãs, ceramicas...

 

Cump

 

 

Obrigado, mas o problema é que eu ja tenho o filtro, foi-me dado por um amigo. Quanto ás materias tb ja sei o que colocar lá, o meu problema é que bombas comprar? uma bomba submersa para meter dentro do aquario ( que leve a agua ate ao filtro) e outra dentro do filtro???(que devolva agua para o aqua) é nesta parte simplesmente que estou á toa!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, mas o problema é que eu ja tenho o filtro, foi-me dado por um amigo. Quanto ás materias tb ja sei o que colocar lá, o meu problema é que bombas comprar? uma bomba submersa para meter dentro do aquario ( que leve a agua ate ao filtro) e outra dentro do filtro???(que devolva agua para o aqua) é nesta parte simplesmente que estou á toa!!!!

 

Basta uma bomba a saída do filtro para fazer o retorno ao aquario..

Quanto a bomba... Tens muitas escolhas, eu tenho uma da Shott impecável e barata.

 

Cump

Hélder Galvão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta uma bomba a saída do filtro para fazer o retorno ao aquario..

Quanto a bomba... Tens muitas escolhas, eu tenho uma da Shott impecável e barata.

 

Cump

 

 

Onde é que posso comprar essas bombas? mesmo que meta o filtro cerca de 20cm por cima do aqua (para nao ficar a mostra) uma bomba como a tua consegue levar a agua do aquario para o filtro? dp do filtro para o aqua ""gravitação""

 

 

Obrigado HGalvao

Editado por Tiago87
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde é que posso comprar essas bombas? mesmo que meta o filtro cerca de 20cm por cima do aqua (para nao ficar a mostra) uma bomba como a tua consegue levar a agua do aquario para o filtro? dp do filtro para o aqua ""gravitação""

 

 

Obrigado HGalvao

 

 

O filtro pode ficar no chão, consoante a bomba ela pode elevar a agua até ao aqua.. mas quanto mais ao nivel da agua estiver maior vai ser o caudal..

 

Deixo aki o link de uma loja onde podes ver alguns modelos deste tipo de bombas LINK

 

Cump

Hélder Galvão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

200lt, axu que o eheim chega perfeitamente.

Mas como nao gastei nada no que me foi oferecido, e as bombas de que necessita para funcionar for em conta€€€, posso mete-lo a funcionar num pequeno aqua de 50cm certo? nem que seja para criaçao de uma especie......

 

O Eheim 2213 não chega se quer para 100 L.

 

Quanto a filtros caseiros, é um grande risco quando não se sabe bem o que se está a fazer.

 

Abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Eheim 2213 não chega se quer para 100 L.

 

Quanto a filtros caseiros, é um grande risco quando não se sabe bem o que se está a fazer.

 

Abraço

 

 

Nao chega??? mau......mas uns dizem-me que chega e outros dizem que nao chega!

Daki a pouco tenho de comprar um filtro para um poço lolololol

 

Na caixa dix que pode ser utilizado até 250lt.....mas tu dizes que nem dá para um aquario de 100lt.

Estou aqui para ouvir opinioes, mas que as justifiquem.....senao fico a saber o mesmo.

 

 

Abraço

Editado por Tiago87
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao chega??? mau......mas uns dizem-me que chega e outros dizem que nao chega!

Daki a pouco tenho de comprar um filtro para um poço lolololol

 

Na caixa dix que pode ser utilizado até 250lt.....mas tu dizes que nem dá para um aquario de 100lt.

Estou aqui para ouvir opinioes, mas que as justifiquem.....senao fico a saber o mesmo.

 

 

Abraço

 

O filtro Eheim deve chegar, mas também depende da fauna que vás ter...

 

O filtro deve chegar não quer dizer que chegue... E de facto não chega.

 

Epá, o 2217 é para aquários até 600 L (segundo a caixa) e eu no meu de 440 L tenho caudal correspondente a 3x eheim 2217. A justificação é só que não chega porque vais começar a ter zonas paradas no aquário em que se vai depositar lixo. É uma questão de prática e de observares o funcionamento.

 

Eu suponho que quem te diz que o 2213 te chega nunca o observou a funcionar num aquário de 200 L.

 

Eu tinha um 80x35x40 (112 L) com um 2213 e ao fim de umas semanas com acumulação de porcaria já ele estava a perder caudal e tornava-se muito ineficiente. Só lá tinha 5 corydoras, 3 escalares, 4 ou 5 siamensis e 3 ottos, que pelo que podes ver nem é fauna a mais, e havia acumulação de detritos.

 

Agora tenho o 2213 a funcionar juntamente com uma powerhead de 350 L/h numa creche (100x30x40) de Pseudotropheus sp. Acei "Black Tanzania” e se não lhe aspiro o fundo todas as semanas é só ver "cócó" a contrastar com a areia clarinha.

 

usa a regra de 4 a 5 vezes o volume do aquário para o caudal do filtro. No teu caso para 200 L, deves ter uma circulação de 800 a 1000 L/h. (Os 440 L/h ficam em metade)

 

Abraço

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É preciso não esquecer o volume de matérias filtrantes. É lá que se aloja a maioria das bactérias nitrificantes.

 

Só a título de exemplo temos:

 

- o Eheim 2213 para 250 lts, 400 l/h e 3 litros de massas filtrantes.

 

- o Cristal Profi 250 da Jbl, também para 250 litros de água 700 l/h e 5,3 litros de nassas filtrantes.

 

Dois filtros para aquários de mesma litragem mas com capacidade de filtragem biológica (e mecânica) diferentes. A explicação para estas discrepâncias pode estar no tipo de fauna e quantidade de flora que cada marca tem em consideração.

 

O "cócó" de que falas precisa de muita filtragem biológica (para além de débito) e o 2217 já tem 6 l de matérias filtrantes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.