CO2 nas Plantas


Nuno Barroso

Recommended Posts

Olá, em primeiro lugar, iniciei há dois dias atrás o meu sistema de CO2 caseiro com vista á melhoria das condições das plantas. Desta forma continuando todo o tratamento que já estava a realizar desde fertilização, luz e areão espero que finalmente as plnatas tenham um cresicmento saudável.

 

Agora a minha questão é saber até que ponto a produção de CO2 é aconselhada, uma vez que o sistema que montei está a funcionar quase intermitentemente, isto é, são geradas bolhas de Co2 praticamnete de segundo a segundo. Dada a minha inesperiência nesta área não sei se esta será a proporção correcta.

 

Por outro lado não sei se isto poderá ser prejudicial aos peixes e ao bom funcionamento do aquario

 

Espero pelas vossas respostas. Desde já agradeço a atenção...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem xpecial atenção ao PH, o CO2 vai fazer baixar o PH e se for muito intenso pode ser mesmo uma queda bem grande... Também deves ter atenção a sintomas dos peixes de excesso de CO2, como veres os peixes mais parados que o normal e com dificuldades de respiração... Pessoalmente recomendo-te a, se nao podes desligar o sistema visto ser caseiro, durante a noite ligares uma bomba de ar com um fluxo de saída superior á saída de CO2... isto vai anular o CO2 da agua e oxigenar, evitando assim uma queda tao grande do PH e uma saturação de CO2

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, em primeiro lugar obrigado pela resposta, foi bastante util.

Agora é o seguinte, no passado fim de semana notei que ao deixar o co2 durante toda a noite, sem a presença de uma bomba de oxigenio para anular o efeito do co2, a coloração dos peixes ficava alterada. Isto é eles perdiam a cor e tornavam-se mais incolores. Este pode ser um dos efeitos que falavas do excesso de co2?

 

Já que o sistema é caseiro e não posso controlar o fluxo de entrada de co2, como posso saber se o fluxo de saida do sistema não é exagerado. O sistema está quase de forma intermitente a emitir bolhinhas, tipo 1 em 1 segundo (intervalo entre bolhas).

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb estou a testar um sistema caseiro de CO2 à base de gelatina e aqui está a bombar até demais.

 

O que eu faço é o seguinte:

 

Fertilizo as plantas de modo a terem todos os nutrientes disponiveis.

 

Vou controlando a quandidade de CO2 pelo comportamento dos peixes e pelo Ph da água, quanto mais CO2 mais desce o PH, nunca deixo ir abaixo dos 6.8, mas tb eu tenho um KH de 5 o que não me deixa o ph descer muito.

 

Como tenho bastantes plantas durante a altura que as lampadas acendem não me procupo muito com a concentração de CO2 pq as plantas consomem-no, durante a noite e fora do periodo de luz retiro o CO2 e destapo a garrafa para não haver aumento de pressão e de manhã não ter a sala cheia de gelatina.

 

Até agora tem estado a funcionar sem problemas

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, em primeiro lugar obrigado pela resposta, foi bastante util.

Agora é o seguinte, no passado fim de semana notei que ao deixar o co2 durante toda a noite, sem a presença de uma bomba de oxigenio para anular o efeito do co2, a coloração dos peixes ficava alterada. Isto é eles perdiam a cor e tornavam-se mais incolores. Este pode ser um dos efeitos que falavas do excesso de co2?

 

Já que o sistema é caseiro e não posso controlar o fluxo de entrada de co2, como posso saber se o fluxo de saída do sistema não é exagerado. O sistema está quase de forma intermitente a emitir bolhinhas, tipo 1 em 1 segundo (intervalo entre bolhas).

 

Cumprimentos

 

Boas... a coloração dos peixes é normal ser alterada durante a noite... uns ficam mais esbranquiçados, outro ficam transparentes...

 

Posso te dizer "a minha técnica" para diminuir o total de CO2 a sair para o aquario... optei por meter um tubo maior... quando digo maior é mesmo bem maior... lolol... a pressão necessária para fazer o CO2 chegar ao aquario atenua a sua saída... Durante a noite como disse compenso smp com a bomba de ar...

 

Como o jpospr disse convém ter um aquario bem plantado para consumir o CO2... Se quiseres gastar uns trocos... há uns testes que tão constantemente a monitorizar a quantidade de CO2 na agua...

 

Qualquer coisa apita... :drinking:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais facil se tiverem so uma pedra difusora metem na á tona da aqua e assim o co2 nao é tao absorvido pela agua e quando ligarem as luzes metem para baixo outra vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais