Cubo Aquapor de invertebrados


Puer

Recommended Posts

Saudações a todos,

 

Após um longo período sem participar eis-me aqui a iniciar um novo tópico.

Estou a pensar comprar um cubo com 5 litros da Aquapor para manter espécies invertebradas (camarões e caracóis) com pouca ou nenhuma vegetação.

Que espécies de plantas sugerem? (quero evitar o musgo de java)

 

Estou a pensar ter quatro ou cinco Caridina japonica e um Pomacea bridgesi.

Julgo que também dava para ter um pequeno cardume juntamente com os camarões de modo a realçar cromoticamente o aquário. Nesse caso, teria predominio de verde (plantas), azul (neons) sob um papel de fundo preto. Eventualmente o areão e as pedras seriam pretos.

 

Cumprimentos,

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 5Litros não te irás safar. Se for só as caridinas e a pomacea ainda és capaz de te safar mas irá ser difícil pois mesmo as caridinas sendo resistentes, qualquer desequilíbrio na qualidade da água é capaz de matar todos os camarões e em 5L mais difícil será equilibrar a água.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como disse o Miguel, 5lts não é recomendável para colocar qualquer tipo de fauna. O ideal para invertebrados serão aquários acima dos 40lts, preferêncialmente, profundos e baixos, por exemplo, os meus são de 60x40x25 (CxLxA).

 

Aquários de invertebrados devem ter uma boa vegetação para que sirva de esconderijo e alimento aos camarões, musgos (podes optar por outros que não os de java) são uma excelente opção, mas existem outras.

 

Juntamente com camarões, não é aconselhável colocar outro tipo de peixes, já que as crias servirão certamente como alimento. Se o aquário for densamente plantado, é possível que sobrevivam, mas mesmo assim, vão andar stressados e escondidos, logo, com cores mais esbatidas, perdendo assim grande parte do interesse.

 

Para mais informações sobre aquários de invertebrados, lê os tópicos deste sub-fórum, especialmente, os assinalados com 5*. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Surpreende-me que muita gente considere nano aquários de 20, 30 ou mesmo 40 litros. Para mim um nano não ultrapassa os 10 litros. Os que referi são apenas aquários pequenos. Ora o interesse de um cubo não é poupar espaço mas controlar um biótopo a uma escala reduzida.

Quanto aos ovos dos camarões serem alimento de neons tenho a minhas dúvidas uma vez que os cardumes apresentam caracteristicas diferentes sendo uma delas a alimentação colectiva. Os ovos dos camarões a existirem não despertarão muitas atenções de peixes como neons. O mesmo já não digo de escalares, por exemplo.

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão da definição de nanos penso que será sempre um assunto complexo. Cada um tem a sua opinião mais ou menos fundamentada.

 

De qualquer as formas, abaixo de 20 litros é capaz de ser pouco para ter fauna. Eu diria que será o minimo.

 

Mas lá está, a dificuldade de manutenção aumenta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como disse o João, qualquer aquário abaixo de 20 lts não me parece aconselhável colocar qualquer tipo de peixes, muito menos um cardume, seja de neons ou outra espécie qualquer... :D Com 5lts podes fazer uma maternidade ou aquário provisório; como habitat definitivo, só se for apenas com plantas. Consegues montar e manter lá peixes e invertebrados? Consegues. Saudáveis a longo prazo? Não acredito.

 

Com 20lts, apesar de não ser o ideal, já consegues montar um aquário de invertebrados bem interessante, mas não punha Caridinas Japónicas que crescem bastante, podes optar por Crystal Red, Red cherry's, white pearl ou outra do mesmo género (atenção às compatibilidades entre espécies).

 

Os camarões não põem ovos, nascem já crias completamente formadas! Experimenta ter um camarão recém-nascido a vaguear pelo aquário e vais ver quantos segundos demora até que os neons o apanhem... ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 20lts, apesar de não ser o ideal, já consegues montar um aquário de invertebrados bem interessante, mas não punha Caridinas Japónicas que crescem bastante, podes optar por Crystal Red, Red cherry's, white pearl ou outra do mesmo género (atenção às compatibilidades entre espécies).

 

Tendo também atenção à experiência que se tem com invertebrados... Os red cherry's são bons para começar, os crystal red já não é bem assim pois já requer muito mais cuidado.

 

 

Cumps

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será?O pintas tem Cr e mal tinha experiência em camarões e já tem Cr's a nadar pelo aquário em nem 1 mês :? e se lhe perguntassem por TPA's...era mentira isso :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as opiniões e o reparo por confundido ovos e crias dos camarões.

Concordo que abaixo de 20 litros é dificil manter fauna. Mas desde que a qualidade da água se mantenha não há problema. Todos os princípios de mantêm: 4 vezes o volume de água de capacidade de filtração, trocas de águas parciais, etc. Tanto se pode ter qualidade de água em 20 litros, como em 120 litros, ou mesmo 5 litros. Tudo depende do cuidado.

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o problema está mais em manter a estabilidade dos parametros etc pois quanto menos litragem mais facil os parametros mudam com as mudanças de água .

 

Com pouca litragem é necessario mudar uma percentagem alta de água e mais vezes por isso a nivel de estabilidade é mesmo o grande problema , mas desde que não seja algo muito sensivel como Crystal Red's não deve dar problemas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não queres optar por nada maior, no minimo limita-te à especie de camarões mais resistente, red cherrys pois claro e uma carga vegetal muito grande. Mas claro que quando se reproduzirem vão sobrepopular o aquario e ai terás então os problemas que todos os outros membros referiram antes.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais