"Comichão"


Recommended Posts

Viva

 

andei a pesquisar por aqui esta "doença".

 

as unicas informações que consegui retirar foi que o que provoca são parasitas....

 

ora eu tenho os meus peixes a coçarem-se, mas mantem as cores e a respiração está no que considero normal...

 

gostaria que me dissesem a forma mais indicada de dar cabo destes parasitas.. (medicamentos de aqua ou farmaceuticos... 8) )

 

os peixes que se coçam são:

 

Trichogaster (guarami azul)

Ramirezi

Disco

Guppy

 

que eu tenha visto n vi mais nenhuns com estes sintomas ou outros...

 

Desde já agradeço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8)

 

Peixes com Gyrodactylus ou Dactylogyrus podem apresentar esses sintomas no início. Depois, num estado mais avançado, podes começar a notar um escurecimento do peixe, excesso de muco (no caso do disco), opécrulos fechados etc.

Para Gyrodactylus podes usar, por exemplo, formalina (compensa sem dúvida no preço) ou praziquantel.

Para Dactylogyrus podes usar Flubendazol.

 

Chilodonella, Trichodina, Ictio (??)... Os peixes também se podem "coçar" (entre outros sintomas).

Para tratamento podes usar permanganato de potássio, Sera Costapur, banhos de sal.

Há quem use, aparentemente com sucesso, uma combinação de formalina e verde-malaquite embora não saiba em que dosagem... :lol:

 

Só através do "coçarem-se" pode-se pensar em muita coisa... :D

Tens de observar melhor os peixes para tentar chegar a uma conclusão. Procura aparecimento de "manchas vermelhas" ou inflamações, "pele opaca", verifica a respiração dos peixes (se tem dificuldade ou não em respirar)

 

Umas das causas para o aparecimento de parasitas/ectoparasitas é muitas vezes a água. A fraca qualidade da água do aquário pode causar este tipo de problemas.

 

Umas das coisas que tenho lido é que os medicamentos que temos à venda no mercado por vezes são um pouco "generalistas", ou seja, dizem que trata "n" tipos de parasitas mas não actuam a 100% sobre muitos.

Cada caso/parasita é um caso.

 

Antes de aplicares qualquer tipo de medicamento experimenta alterar as rotinas das TPA's ou manutenção ao aquário. Pode ser que com isso consigas controlar/erradicar os problemas sem recorreres aos químicos.

 

:D

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...