Tipos de lampadas e duvida!


Recommended Posts

Oi a todos!

 

Ao fim de 2 meses de aquariofilia, tinha que me aparecer o problema da iluminação :lol: !

O que eu gostaria de saber é quais os tipos de lampadas que existem,ja li aki sobre halogeneas,florescentes,HQI e nao sei qtos, e suas caracteristicas,vantagens e desvantagens de um modo "simples e sintetico"

 

O meu problema é k eu kria uma lampada que refletisse a cor roxa florescente, para os peixes ficarem com as cores mais bonitas.Pelo que uma rapariga de uma loja me disse, para a luz roxa sair assim com essa cor tem k ter um vidro em acrilio por baixo.

Ja consegui arranjar uma lampada da aquapor das k eu kria,mas o problema é que só tem 15 watts,ou seja, a mesma potencia da lampada que eu tinha antes, e além disso é mto caro, cerca de 30€.

 

Agora as duvidas:

 

-A potencia da luz roxa é igual à potencia da luz florescente em termos de watts?

-Para as plantas a luz roxa é benefica?

 

Se a luz roxa tiver beneficios, e SE a historia do vidro em acrilio refletir o roxo florescente(o k sinceramente axo estranho) tou a pensar em montar na tampa do aqua 3 lampadas de 35 watts que vi a venda no Mestre Maco, por 13,08€.Essas lampadas tem a vantagem de trazer todos os componentes electricos bastando apenas fazer a ligação a um interruptor.São florescentes, e sao tipo cozinha.depois compro um bocado de vidro em acrilio e meto por baixo das lampadas, uma vez k a tampa do meu aqua é "especial" e dá pra fazer isso.

 

Se esta treta toda nao der, fico-me pela luz branca.Por favor,peço paciencia pra me esclarecerem este problema.

 

O meu aqua é de 83l e tenho 3 especies de plantas: echinodorus bleheri, anubia ana e um "mólhozito" de cabombas."

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu no meu aquario comprei 2 lampadas diferentes devido ao espectro de luz comprei uma aqua-glo e uma sun-glo, isto por iniciativa e tambem a conselho do logista.

Quanto ás lampadas flurescentes normais na nossa casa acho não serem as indicadas somente devido ao espectro de luz por elas emitido, para termos uma luz "branca" como a da luz das cozinhas temos de encurtar o espectro em especial para a zona "azul" ou seja aumenta os ultra violetas enquanto nas lampadas de aquario normalmente há compensações tanto no extremo ultra violeta bem como nos infra vermelhos.

Deixo aqui o link para a página de um fabricante de material para aquarios talvez este link te possa ajudar.

http://www.hagen.com/uk/aquatic/sub_catego...2&PSUBCAT=11204

Poderás verificar que há lampadas para todos os gostos, e tambem com consumos diferentes (autenta com o tamanho).

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que as luzes que falas de cozinha sejam tubulares fluorcentes...se forem day ligth é optimo...escusas de comprar aquelas lampadas das lojas(ex:aquaglo,floraglo,etc) que sao bem mais caras e fazem o mesmo efeito.

se quiseres podes optar por umas lampadas (as que uso) e que foram discutidas aqui no forum em tempos...as fluorcentes compactas...as chamadas economicas em nossa casa...se possivel 6500K ou o +aproximado possivel(no aki havia a 5€ 3lampadas)...fazes tu umas caixa compras os casquilohos(E27) e montas...tens algumas ideias de construcao de caixas aqui no forum.

 

mas penso que essas que falas te de cozinha ficam mais baratas e se forem como referi...dão na boa :roll:

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

As florecentes compactas tambem eu vi à venda no AKI de setubal por esse preço.O pior era k o meu objectivo(e dos meus pais) é ficar com uma lampada florescente roxa.Essa historia do vidro em acrilio é verdade??Se for verdade vou tentar montar 3 lampadas k vi à venda no MM e por o vidro por baixo.Assim excusava de gastar tanto dinheiro nas lampadas pra aquarios.

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Eu também sou da opinião do danielcvieira, essas lâmpadas das lojas de aquariofilia, além de serem caríssimas fazem o mesmo efeito que uma daylight (5000K-7000K), aliás até sou mais a favor das daylight, tenho obtido muito melhor resultados.

 

Dá aqui uma vista de olhos sobre iluminação: http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=309

 

Em relação a essa luz roxa, não me parece ser a mais indicada para aquário, pois as plantas necessitam de luz branca, daylight, não roxa!!! :roll:

 

Essa historia do vidro em acrilio é verdade??

 

Sinceramente não tou a perceber essa do vidro acrilico, o ideal era não ter nada para que os raios luminosos passem todos da melhor maneira possível!!!

 

Ainda em relação aos outros tipos de lâmpadas, as de Halogeneo estão fora de questão, enquanto que as HQI são uma boa escolha mas no meu entender para um aquario grande com mais de 50cm de altura, pois além de serem caras, para um aquario pequeno seriam fortes demais!!!

 

Fica bem... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se calhar vou mesmo optar por essas lampadas do aki.Pensei k as lampadas roxas tivessem mais aproveitamento para as plantas, mas pelo k li algures, as plantas absorvem mais os espectros de luz de cor azul/violeta, amarelo/verde e vermelho/laranja(tenho k ler melhor o meu livro de CTV!).Entao para o meu aqua as compactas florescentes, com temperatura de cor entre 5000k e 7000K é o mais aconselhavel né?

 

Só mais uma coisa,as daylight sao as mais aconselhaveis né, portanto como é que eu posso ter a certeza de a lampada que eu vou comprar é uma do tipo daylight?

 

obrigado,desculpem a todos mas n percebo nada de iluminação

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa,as daylight sao as mais aconselhaveis né, portanto como é que eu posso ter a certeza de a lampada que eu vou comprar é uma do tipo daylight?

 

Em princípio qualquer fabricante de lâmpadas "daylight" terá todo o orgulho em exibir essa designação na embalagem. Isso ou a temperatura da luz em graus kelvin nos valores já falados aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegas na lampada e algures vais encontrar algo semelhante a isto:

L 36W/960

 

traduzindo

9 60

 

o 9 é o indice de radiação da lampada dentro da temperatura de cor escolhida, ou seja a lampada vai emitir entre 90 a 100% de radiação da sua temperatura de cor.

 

9 -> 90 a 100

8 -> 80 a 89

7 -> 70 a 79

.................

 

o 60 é a temperatura de cor

 

70 -> 7000ºK

60 -> 6000ºK

27 -> 2700ºK

 

blá blá blá ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Se for da Osram, o significado é diferente, sendo assim se for uma Osram L15/77 é uma Fluora.

Confere em www.osram.com

 

A nomenclatura que o ricardo mencionou penso que seja aplicável às lâmpadas philips!!! :D

Se estiver errado avisem!!!

 

 

Fiquem bem... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo, marca e potência de lâmpada sugerem para aquários de 30 litros plantados usados para criação e desenvolvimento de guppies?

 

Tenho lâmpadas Sylvania já há cerca de 2 anos (1 por cada tanque) e creio estar na altura de trocar. Creio que as que tenho são todas de 15W.

 

O que me sugerem?

 

P.S.: A Arcadia fabrica lâmpadas para aquários reduzidos?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso tirei essa informação de um folheto da OSRAM como sendo uma norma internacional. Na verdade nunca reparei se todas as lampadas respeitam isso :D E tenho uma certa duvida se para a maioria das plantas a temperatura de cor é importante. Já usei temperaturas de cor entre 6700ºK e 18000ºK e as plantas cresciam bem na mesma. Costumo dar mais importancia à luminosidade das lampadas que à sua temperatura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, Jedi, é uma Osram Fluora.

 

A minha pergunta era mais para referência futura, já que até estou satisfeito com a lâmpada (devia era ter mais lâmpadas, mas o reflector não o permite :D )

Jean-Dominique Ackle

 

Veja o setup do meu aquário neste tópico e introduza também o seu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

...temperaturas de cor entre 6700ºK e 18000ºK e as plantas cresciam bem na mesma....

 

As lampadas proprias para plantas tais como a Floraglo, Aquaglo,etc tem a indicação de terem uma temperatura de cor de 18000K ou 10000K. Mas na verdade não é possível classificar a temperatura de cor para estas lampadas, porque os seus picos energéticos ficam em 2 ou mais pontos distintos do espectro, geralmente azul e vermelho, sendo impossível fazer uma somatória ou média destes picos. Se realmente estas lâmpadas tivessem temperaturas de cor em 10000 ou 18000K deveriam apresentar luz azulada, mas todas elas são visivelmente arroxeadas ou rosadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou iniciante e como tal ando a procurar as informações necessárias para a instalação do meu aquário!

Encontrei um site que me esclareceu muito em relação a iluminação!Aqui esta para outros principiantes!

http://www.alexkawazaki.hpg.ig.com.br/Arti.../IlumiAqua.html

 

Mas já agora uma dúvida:

O meu aquário infelizmente é dos pequeninos 50x25x40! Acham que posso usar a calha do aquário para meter uma fluorescente compacta de 30 watts?Basta mudar o casquilho ou também tenho que instalar um reactor?Agradeço desde já as respostas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.