Hexamita ou Buraco na cabeça........!


corvo

Recommended Posts

Olá , venho lhes fazer perguntas ,que possivelmente que já devem ter sido respondidas várias vezes neste Forum,só que não sei como encontrá-las , sendo assim sou obrigado a faze-las de novo .

Tenho dois aquários de 1 metro um na sala outro no hall.Acontece que já é o 4 peixe disco(2 estão na foto do Avatar White Diamond e Azul Tuquesa) que perco com Hexamica no espaço de 6 a 8 meses no aquário da sala(Aquatlântis de 200 litros),apesar de todas as semanas fazer tapas de 25% da água.Estou a ficar saturado e desiludido com estas mortes. Tenho plantas artificiais no aquário,Filtro exterior Eheim de 600l /hora.Quando estive em Lisboa numa loja de aquarofilia disseram-me que o Hexamita aparece devido há falta de nutrientes na água,para o efeito tenho feito tapas regulares(semanalmente) para evitar a degradação da mesma ,pelos vistos não estou conseguido.Tenho tentado sem êxito combater o Hexamita usando um medicamento da Esha o Hexamita.Penso que esta doença não se propaga.Sendo assim pergunto aos mais velhos no assunto ou a quem tenha combatido esta doença com êxito qual a solução para eviatr esta doença.Pois segundo consta a prevenção é melhor que a cura .Então permitam-me perg -Que soluções para a evitar....?Se souberem qual o medicamento que se adiciona há água para esta recuperar os nutrientes perdidos agradecia que me informassem.

Agradeço desde já a vossa resposta.

Corvo

Editado por corvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os nutrientes de que te falaram são os minerais contidos na água. Esta doença aparece em águas muito macias.

Nestas águas, os flagelados hexamita e spironucleus que já existem nos intestinos dos peixes, começam a procurar minerais nos ossos dos peixes entrando em competição com eles.

 

Para evitar a doença é necessário endurecer a água. Qual o teu GH? Repara que podes ter um GH médio e águas ácidas (JBL Aquadur ajuda sem mexer muito o pH).

 

O remédio que conheço, para além do eSHa Hexamita, é o JBL Spirohexol.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o meu GH não te posso dizer que não sei ao certo,no entanto posso te dizer que o PH deste aquário anda sempre em baixo,quero dizer com isto por ex. ao Domingo faço tapa de água de 50 litros ficando o PH em 6,8 ou 6,9 ,quando vou fazr a tapa no Domingo seguinte (passado 8 dias), o PH já ronda os 5,...... qualquer coisa.A água póe-se ácida rápidamente.

Amanhã vou tentar medir o GH penso que tenho o teste em casa.Quando perguntei que medicamento se usava e respondeste - « para além do eSHa Hexamita, é o JBL Spirohexol »eu estava a referir-me na altura ao medicamento para restituir os nutrientes na água.Estou a pensar talvez este fim de semana meter os discos todos no mesmo aquário ainda assim ficando um pouco apertados(são 7 discos ) e fazer uma tapa de 100% da água (não vou mexer por debaixo do areão e não vou meter os discos logo no aquário ,para não afectar muito a colónias de bactérias.Possivelmente vou meter depois da limpeza uma concha ou duas bem lavada.Que me aconselhas???

Um abraço

corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como disse, esses nutrientes são minerais, nomeadamente cálcio. O JBL Aquadur Plus restitui uma grande quantidade de minerais à água, evitando que esses flagelados vão buscá-los aos ossos dos peixes.

 

Com este produto não precisas de TPAs ou de tirar os discus.

 

Para o pH descer tão rápidamente é porque tens o KH muito baixo. Talvez o fundo esteja a precisar de ser aspirado. Normalmente um KH baixo acarreta um GH baixo.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que julgo saber, minerais são fundamentais no bem estar dos Discus.

Discus Trace (Seachem), sais para Discus (Tropic Marin), Discus (Kent) são alguns produtos

que te podem ajudar....

Folhas de Amendoeira também me parecem ser importantes!

Por outro lado, grandes variações de PH também não são boa coisa....

Concordo com o Tilapia...tens que tratar de KH...

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficando o PH em 6,8 ou 6,9 ,quando vou fazr a tapa no Domingo seguinte (passado 8 dias), o PH já ronda os 5,...... qualquer coisa.

 

Este é o problema....

Daí que os peixes não se sintam bem e aparece-lhes tudo.

Nada melhor que TPAS de 10 a 15% dia sim dia sim ou ...dia não que o aqua vai estabilizar num determinado ph...eu diria 6,8 a 7.

 

Como muito provavelmente a tua água tem um kh muito baixo terás de introduzir mais "kh", na água de reposição, do que aquele que o aqua "gasta"....fácil...muda água...

 

JPM

 

Ps-> Ah!....e os peixes agradecem.

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro quero agradecer a todos os que me estão a ajudar.Hoje estive a fazer os teste do GH e estavam a dar-me valores malucos pois era impossivel darem-me aqueles valores,vai dai reparei que o teste da Sera já caducou a validade em quase 1 ano.Da próxima que for a LX. tenho que comprar ou se houver alguma encomenda há Aquaristic-net alinhava tanto para comprar os testes como para esses nutrientes.Rabiscando na minha papelada achei um que a funcionária da Avi-peixes tinha-me sugerido para esse prob. da água que devia adicionar o DISCUS TRACE DA SEACHEM ,só que na altura infelizmente estava esgotado nas 3 lojas dessa firma e eu não pensei ir a outra o qual hoje estou bastante aborrecido.Bom ,no entanto vou tomar as medidas o mais rápido possivel ou seja:

 

- mudar a água 15% a 20% dia sim dia não

-Limpar o fundo bem,isto é dar-lhe uma boa limpeza(é limpo todas as semanas)

-Limpar os filtros

-Juntar 2,3 conchas para o ph se manter

-e encomendar 1 desses produtos e testes.

 

Só que o raio da água aqui de Beja tem um ph de +/- 7,2 ; 7,3 e tenho que juntar água que trago da aldeia da mulher essa então ronda +/- os 5,...;qualquer coisa.è assim que evito pôr ácido para baixar o PH.

Obrigado e um abraço.

Corvo

Editado por corvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só que o raio da água aqui de Beja tem um ph de +/- 7,2 ; 7,3 e tenho que juntar água que trago da aldeia da mulher essa então ronda +/- os 5,...;qualquer coisa.è assim que evito pôr ácido para baixar o PH.

Obrigado e um abraço.

Corvo

 

Boas

 

Desculpe não percebi muito bem esta afirmação.Mas se tem uma agua com pH de 7.2;7,3 essa serve perfeitamente para manter discus.Pelo que parece tem estado a baixar o pH com agua de pH de 5 e isso pode ser mau....

 

 

PS: Não se diz "tapa" (isso é brasileiro :lol: ) diz-se TPA (Troca parcial de agua)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desculpe não percebi muito bem esta afirmação.Mas se tem uma agua com pH de 7.2;7,3 essa serve perfeitamente para manter discus.Pelo que parece tem estado a baixar o pH com agua de pH de 5 e isso pode ser mau....

 

PS: Não se diz "tapa" (isso é brasileiro :lol: ) diz-se TPA (Troca parcial de agua)

Pode ser mau porque esse pH de 5 esconde com certeza um KH e um GH muito baixos, ou seja é água muito pouco mineralizada e isso é uma das razões da doença do buraco.

 

Limita-te a acrescentar o produto para subir o KH e o GH e depois usa apenas a água a 7,2-7,3 de pH que já tem minerais suficientes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser mau porque esse pH de 5 esconde com certeza um KH e um GH muito baixos, ou seja é água muito pouco mineralizada e isso é uma das razões da doença do buraco.

 

Limita-te a acrescentar o produto para subir o KH e o GH e depois usa apenas a água a 7,2-7,3 de pH que já tem minerais suficientes.

Cumps.

 

 

Boas,deixem-me ver se entendo ,como a água da minha zona é de +/-7,2 ;7,3 adiciona só água desta ?Mas assim vou ficar com um ph de 7,3 !!E os discos não vivem em águas de 6,8 ?Sendo assim teria que baixar o ph(com produtos por ex.JBL Minus) para 6,8.

Estarei correcto na minha apreciação?

Eu só uso água da aldeia da minha esposa para regular o ph para 6,8.Como onde habito é de 7,3 fazia a mistura para equilibrar o ph,espero que me entendas.Sendo assim aconselha-me.

 

Estou esperando o teu conselho!

corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os Discus de "aviário" foram criados em pHs altos e não semelhantes ao da Natureza. Podes esquecer esse pormenor dos 6,8 de pH.

 

Segue as instruções do produto e o pH, o GH e o KH subirão lentamente. Depois mede o pH, o GH e o KH e tenta manter estes valores aproximados da água que tem o pH 7,3, usando apenas esta água e não a de pH 5 que é muito mole.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como foi referido TPAs com fartura em pequenas proporções... tipo 20% do volume total do aquario.

 

Como foi referenciado o uso das folhas de amendoeira, na minha opinião não será uma boa opção pois tende a baixar o ph, como a tua dureza geral deve ser muito baixa logo o teu PH vai baixar ainda mais...

 

Se mesmo com as TPAs o GH ser baixo, ai recomendo o uso de produto que te permita aumentar o GH.

 

Mas nada melhor que testares a tua água.

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,sim eu recordo-me que quando comprei uns peixes ao Miguel de Sines(aviário),quando cheguei a casa fui medir o ph da água que vinha no saco e esta era de 7,2;7,3.Mas têm sido uns bons peixes.Bom então vou fazer isso,vou meter da água da torneira e não adicionar outra. Quando for a Lx,logo compro o medicamento e testes .Bom.........vou-me jogar-me ao trabalho,limpo hoje um aquário ,amanhã o outro.Tb. não estou a pensar usar as tais folhas de amendoeira.

Resta-me desejar-vos a todos um bom fim de semana e obrigado aos que me têm orientado!

Corvo

Editado por corvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Boas,sim eu recordo-me que quando comprei uns peixes ao Miguel de Sines(aviário),quando cheguei a casa fui medir o ph da água que vinha no saco e esta era de 7,2;7,3.Mas têm sido uns bons peixes.Bom então vou fazer isso,vou meter da água da torneira e não adicionar outra. Quando for a Lx,logo compro o medicamento e testes .Bom.........vou-me jogar-me ao trabalho,limpo hoje um aquário ,amanhã o outro.Tb. não estou a pensar usar as tais folhas de amendoeira.

Resta-me desejar-vos a todos um bom fim de semana e obrigado aos que me têm orientado!

Corvo

 

 

Boas,já comprei os teste para saber a dureza da água.Então é assim

-água da torneira -dureza 50 na escala alemã

dureza 90 na escala francesa

 

-água da aldeia-dureza 20 na escala alemã

dureza 36 na escala francesa

 

Que acham da dureza da água da aldeia?Será indicada para os discos?O seu PH ronda os 5.

Obrigado ,agradecia uma opinião!

corvo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais