Escalar que não salta na fêmea!!


paulosaints

Recommended Posts

Olá! Preciso de uma pequena ajuda. A situação é a seguinte: tenho 1 macho e 1 femea de escalares adultos. Eles estavam num comunitário e só os vi fazer uma postura, vendo logo quem é o macho e a fêmea.

Essa foi a unica postura que os vi fazer. A partir dessa postura o macho foi aumentando gradualmente a sua agressividade para a fêmea ao ponto de a deixar "escamada"...

Pensei que o problema fosse por estarem num comunitário, dureza da agua elevada, etc e principalmente porque o macho queria que a fêmea pusesse ovos.

Com este pensamente preparei um aquário de 60L só para eles.

28ºC, dureza total de 80ppm's, um chá com folhas de amendoeira e nada de decoração nem substrato.

Ao fim de um dia, pois o filtro já estava ciclado, coloquei lá o casal. Para espanto meu o macho não diminuiu a agressividade e continuou e com mais força a arrear na fêmea.

Já não sei o que hei-de fazer... Espero? Ou este casal nunca se há-de entender???

Paulo

Editado por paulosaints
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo paulo, tens a certesa de ser um casal??? é q para teres 100% de certesa tem de haver fertilizaçao dos ovos. tal como já me aconteceu a mim q pensava ter um casal, não, tinha 2 femeas e o q se dava era alguma porrada e uma a por ovos e a outra a come-los logo em seguida.

tendo a certesa de q tens pelo menos uma femea devias tentar arranjar outro macho para ver o resultado.

abraço

David

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só consegui ter certeza que os meus eram um casal depois de ver os ovos eclodidos.... O comportamento parecia ser de um casal, mas já li em alguns sitios que por vezes duas femeas cuidam da uma postura que por vezes até é partilhada, ou seja é das duas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje têm estado muito parados no aquário, comem pouco. Ainda não vi a agressividade para comer que costumavam ter no comunitário. Nem sequer se passeiam pelo aquário.

 

Fiz uma muda de 20L, onde aspirei o fundo, e em vez de adicionar agua de osmose, adicionei água da torneira, de modo que o TDS subiu um pouco para os 110ppm. Vou fazer isto até aos 180ppm.

 

Vou partir do principio que são 2 fêmeas, pelo menos isso é garantido, e amanhã vou arranjar 4 escalares e pô-los 2 a 2 com estes para ver no que dá..

 

Já agora:

 

O paraíso de qualquer casal:

 

28º comida, casa limpa, filtração eficiente com cauda "calmo", 1 anubia com folhas largas o suficiente para os ovos, e também um peça de plástico não vá a anubia não ser apelativa!

 

DSC03979.jpg

 

O suposto macho:

 

DSC03983.jpg

 

E a garantida fêmea, com algumas marca da agressividade do outro:

 

DSC03984.jpg

 

Cumps

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo paulo, uma outra maneira de teres a certesa se são macho e femea, é atraves da observação do canal ovopositor, q na femea é como q um tubinho largo e no macho fica como se fosse um pequeno arame a sair muito mais fino q no da femea.

abraço

David

David Carlos

E-mail

Blog Aqualand

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo paulo, uma outra maneira de teres a certesa se são macho e femea, é atraves da observação do canal ovopositor, q na femea é como q um tubinho largo e no macho fica como se fosse um pequeno arame a sair muito mais fino q no da femea.

abraço

David

 

O problema é apanhar os gajos com o "material" de fora... :lol:

 

Os meus já vão na 7ª postura e chego quase sempre tarde para visualizar a coisa... :D

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é apanhar os gajos com o "material" de fora... cheers

 

Os meus já vão na 7ª postura e chego quase sempre tarde para visualizar a coisa... :smile2:

 

Do mesmo me queixo eu, o gajo deve ser envergonhado.... a unica maneira de saber que tinha 1 casal foi ver os ovos com os rabinhos a abanar.... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Neste entretanto já fiz algumas alterações. Estou a espera de um casal 100% garantido! E em breve vou ceder uma destas fêmeas a quem quiser, ficando com uma que hei-de rodar com o macho do casal que há-de vir!

Enquanto não ponho isso em prática tirei os escalares do aqua e coloquei lá 1 casal de kribs, e respectivos côcos.

 

O macho não larga um côco, e a fêmea bem que o provoca, mas ele não larga o buraco. Acho que está assustado hehe

 

Ver se ponho umas fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oi! Só uma pequena actualização! O macho tinha razão para não sair do coco! Á uns dias espreitei e vi uns ovos! Á 3 dias que já vi a femea com os ovos na boca e a mudá-los de sitio! Esse ovos, já tem rabinho e abanam, o que quer dizer que já eclodiram e agora estão a devorar o saco vitelino (?)! Eles são muito pequenos, 1 a 2 mm! Espero em breve vê-los a passear com os pais!

Só noto uma coisa, a fêmea pouco se alimenta e já tem uma depressão na barriga! 3x ao dia deito artémia perto do coco onde estão, na esperança que a barriga encha!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é boa noticia Paulo, significa que tens um casal confirmado... :lol:

 

Quanto a nadarem livremente, os meus foram ao 7º dia, e nesse dia já deves ter a artémia preparada....

 

Tenho uma casal (ela zebra e ele smokey) que tiveram a 1ª postura no dia 19/10, no passado domingo começaram a nadar acho que apenas 17(para a 1ª postura acho que nem foi mal, tenho outro casal que já vai da 3ª e nada se safa...), e os Pais continuam a cuidar deles, é muito gratificante ver todo este processo!!!

 

Espero que corra tudo bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais