Novo aqua, o 1º Tanganyika


mitss_SLB

Recommended Posts

Ola!

Há cerca de um ano "desliguei" do meu aquário e fiquei apanas com umas plantas que ainda duram até hoje. Mas à alguns dias o "bichinho" voltou e lá estou eu a pensar remodelar o aquário e transforma-lo num Tanganyika.

O aquário mede 80x30x35 e estou e pensar por uma colónia de multis.

Será que posso adicionar mais alguma espécie ao aquário ou o ideal é ficar apenas com os multis?

Já tenho areia, uns poucos búzios/conchas e algumas rochas também (principalmente basalto, não sei se o irei usar) mas não sei onde arranjar mais (principalmente as conchas), alguém tem ideia?

Outra coisa, eu tenho uma anubia num tronco, e gostava de a usar para o novo aquário, há forma de a "desprender" de forma segura ou é melhor deixa-la como está?

 

 

Abraço e agradeço desde já a ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

 

podes juntar 1 casal de Julidochromis transcriptus "Gombi" os multis a um lado e o casal a outro

 

 

 

 

 

os multis eu tenho para venda e os julis acho que o aquaben tem disso la o fim do mundo (cruz de pau) :)

Editado por joaquimalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Cruz de Pau sempre é mais perto do que o Tanganyika…e se é o fim do Mundo porque estás cá sempre?

 

Ah e já agora esses Transcryptus são da zona de Gombe, porque havemos de copiar os americanos e “amaricar” o nome de Gombe para gombi???

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que num aquário com essas dimensões podes ter uma boa colónia de multies (num dos lados) e, fazendo uma barreira minima, colocando rochas na outra ponta, podes ter a maior parte dos rock dwellers (ex - casais ou trios de daffodil, brichardi, splendens).

 

Podes ainda, na minha modesta opinião ter caudopuntactos (estes irão ocupar também as rochas pois os multies não os deixarão chegar as conchas)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegando na deixa do Diogo, eu digo que os Caudopuntactus são mais indicados que os Neolamprologus do “complexo Brichardi”, pois se o casal reprodutor não vai incomodar a colónia de Multis, o mesmo já não se vai passar com os seus descendentes quando chegar a hora e procurarem novos territórios…eles actua em “bandos” e sacam fora os conchiculas para se apoderarem das suas conchas que vão servir como primeira toca, visto que eles com 4-5cm já podem acasalar e reproduzir uma concha serve perfeitamente enquanto lá couberem…a excepção à regra dentro do “Complexo brichardi”, são os Neolamprologus gracillis que são uma verdadeira “paz de alma”, neste caso acho que seriam os Multis expulsos da colónia que os iam importunar…

Ah o que referi acima não deixa de acontecer em aquas bem maiores…mesmo com 150cm, mais tarde ou mais sedo os Multis vão ceder aos avanços dos Brichardi juvenis…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com o Bentes, já tentei ter splendens com multies e os multies não tiveram vida fácil e estavam em aquário com 1m de frente...

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Do que li e do que já pensei, vou ter uma colónia de multis do lado direito, e do esquerdo ainda não decidi mas o melhor será um casal de Julidochromis transcriptus "Gombe" ou de caudopunctatus tendo em conta o que li aqui. Qual acham mais indicado? Já agora os caudopunctatus não ocupam mais ou menos o mesmo território dos multis?

 

Quanto à anubia, ninguém sabe se é perigoso tira-la do tronco ou não?

Penso também colocar umas ampulárias, devo ter atenção à espécie ou não me preocupo com isso?

 

 

Entretanto fica aqui umas fotos (um pouquinho más, mas foi o que se arranjou) do layout actual do aquário (afinal o que tinha cá em casa era xisto e não basalto), sugestões aceitam-se e são bem-vindas. As conchas são ainda bastante poucas e um pouco grandes de mais, mas é so para dar uma ideia de como ficará.

 

geralrz4.jpg

 

esquerdagy2.jpg

 

direitaqn6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

 

so vou a ter contigo por causa do cafe :angry:

 

nao e so por causa do cafe e sempre um bocado bem passado na tua companhia e sempre se aprende qualquer coisa sempre.

por causa de andar sempre ai na tua casa a aprender qualquer coisa e que tive de tirar mais 4 femea dos utinta

 

e o meu sucesso no tanganika deve se a ti pela ajuda dada

 

 

 

 

 

 

SABES TU MAIS ACORDADO DO QUE MUITA JENTE A DORMIR :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... em relação ao layout parece-me prático - o resto é questão de gosto - só com uma alerta... para uma colónia de multies tens uma tremenda - e tremenda mesmo - falta de conchas e areia.

 

Quanto aos julies, parecem-me uma boa escolha para companhia dos multies...

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compadre Jakim...“Tá bem tá” :? …mas só cá vens quando não tenho trabalho para te dar :evil: …Mentira tens me ajudado sempre que preciso, estou emdivida contigo…por isso é que te ando a enganar com os Tangas help …pelo menos despachaste os Discus para meteres peixes em condições… :roll:

 

Agora falando de coisas sérias.

“MITSS” (que raio de nome…SLB nem sei o que poderá significar :roll: …) o Layout está bom para as espécies que escolheste, claro que tens de pôr conchas mais pequenas para os Multis e em quantidade, quanto maior será a colónia. Os búzios tira os foram são perigosos para os peixes essas concha de caracol maiores podes usar a maior delas para os Caudopunctactus, caso optes por eles em detrimentos dos Gombe, se escolheres os Gombe então tira essas conchas todas e mete conchas do tamanho de caracoleta, ou de Ampularias…voltando aos Caudo, a concha que escolheres para eles mete-a no canto esquerdo à frente das rochas, eles tanto podem fazer um buraco por baixo das rochas como optarem pela concha para a desova… outra conselho que te dou se optares pelos caudo, mete 1º uns 4 a 6 Multis e quando estes já estiverem a colónia estabelecida, introduzes um casal de Caudo…se optares pelos Gombe mete os Multis e uns 4 Gome jovens para eles formarem o casal naturalmente, logo que vejas dois deles a correr com os outros é por já formaram casal e o melhor é tirares os outros o mais rápido possível…

 

Agora do ponto de vista “estético” passa o Termóstato para trás das rochas e podes meter mais umas rochas para disfarçar a “bengala” e o termóstato, e caso metas os Gombe eles vão agradecer, pois preferem fazer as suas tocas mais afastadas do fundo…

Quanto às ampularias e visto que não vais meter plantas qualquer espécie serve…se meteres plantas convém serem Pomacea bridgesi, agora as ampularias já devem ser suficientemente grandes para não conseguirem entrar nas conchas, pois elas adoram “gemadas”, claro que os conchiculas vão atacar as que tentarem mas se uma se meter numa concha com um peixe lá dentro vão morrer os dois, pois o peixe não vai deixar a ampularia sair da casca e o peixe vai morrer dentro da concha por não conseguir sair…

 

A pergunta sobre a anubia não percebi…

 

Caso tenhas mais duvidas e se eu poder ajudar é só chutares…

 

Um abraço, até breve

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo com o Bentes na generalidade, apenas não vejo necessidade de colocar qualquer concha para os caudos. Dos 4 casais que tenho nenhum ocupou conchas - todos fizeram as tocas nas pedras e por lá andam.

 

Como sei que vais ficar com os multies e 1 casal de caudos, acho que os deves colocar todos ao mesmo tempo. Isto porque os multies vão de minha casa com as suas conchas e por isso não terás problemas!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Caudo não são conchiculas puros, eles na natureza escavam as suas próprias tocas por baixo de rochas, mas em aquário e se lhes forem dadas conchas grandes como as da foto, eles vão aproveitar, mas convém que a concha fique perto das rochas…eu pessoalmente prefiro que eles usem a concha a que façam toca, pois a areia pode ceder e eles ficarem debaixo da rocha, mas isso é uma opção que deixo ao critério deles, se quiserem escavar que escavem, mas se escolherem a concha fica muito mais fácil de os apanhar, a eles a aos filhotes quando os quiser separar…

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou optar pelos Caudo e colocar uma daquelas conchas do lado esquerdo.

Eu sei que as cnchas são grandes de mais e são muito poucas, lol. Eu só as pus, porque são as unicas que tenho de momento e queria só dar a ideia de como ficava. Em relação à areia, mais logo recebo uma nova dose, que penso que será suficiente.

 

Quanto ao termostato, não sei se o consigo por do lado esquerdo, mas vou tentar. Para o tapar aconselhas com uma pedra? Mas para o tapar era necessário uma verdadeira pirâmide. Eu estava a pensar numa ou outra Valisneria para tapar. Estava a pensar por mais pedras, mas ficaria dificil po-las em altura e assim teria de diminuir o território de areia.

 

 

Eu tenho duas anubias num tronco, e estava a pensar tenta-las tirar de lá e po-las neste aquario. Eu queria saber é se acham que não há perigo de as "arrancar" de lá, já que têm algumas raízes presas.

 

 

 

Aaah, em relação ao nick... já tem 7 aninhos e tem uma longa história por trás que não interessa. Qualquer coisa, podes tratar me por João :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

As valisnérias parecem-me uma boa solução para tapar os equipamentos. Em alternativa podes colocar uma pedra no canto ao alto. Ou mesmo colocar ambas para disfarçar o facto de teres uma pedra empinada!

 

Eu tenho duas anubias num tronco, e estava a pensar tenta-las tirar de lá e po-las neste aquario. Eu queria saber é se acham que não há perigo de as "arrancar" de lá, já que têm algumas raízes presas.

 

Podes tirar as anúbias e até cortar-lhes o caule. Eu tive uma única anúbia que tinha mais de 50 cm de comprimento - partia em bocados e não tive problemas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais