Montando meu plantado humilde (passo a passo)


Renan - santos

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

estou montando meu aquário plantado de 160 litros, conforme minha disponibilização financeira permita hehe

estou tentando criar uma paisagem e um ''ecossistema'' mais próximo ao natural do meio ambiente.

 

A seguir vou postando as fotos em evolução...

 

Aguardo comentários de visitantes como dicas, sugestões e ''reclamãções'' .

 

Obrigado

Editado por Renan - santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiramente especificações:

 

-Dimensões80x50x40 - 160 Litros;

-Iluminação: total 115W (2-AquaGlo, 1-SunGlo, 2 Sylvania 1-Boyo) = 130W;

-Substrato (húmus de minhoca tratado com argila "Fondo Vivo" + Laterita + Basalto);

-Filtro (Aquaclear 200 externo + biológico caseiro externo);

-CO2 (caseiro com garrafas pet);

-Termostato (ViaAqua 150W);

- Fauna e flora ainda ausentes.

Editado por Renan - santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou por as fotos de passo a passo de como foi feito o meu aqua :

 

Vidro

gallery_22280_517_1088918.jpg

 

Argila " Fondo Vivo " e Húmus de minhoca tratado

gallery_22280_517_213972.jpg

 

os dois homogeneizados

gallery_22280_517_268739.jpg

 

Primeira camada - Fondo Vivo + Fondo vivo misturado com Húmus

gallery_22280_517_172338.jpg

 

Segunda camada - Laterita

gallery_22280_517_1361786.jpg

 

Terceira camada - Basalto

gallery_22280_517_308498.jpg

gallery_22280_517_80787.jpg

Editado por Renan - santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ya ja reparei que ninguem comenta!!! nao faz mal fazemos nos :)

 

obrigado pelo comentario

 

quando vais por as plantas? ta a ficar fixe com esse tronco - se ja tas a ciclar deves por as plantas!!!

 

Cumps.

Editado por Crixtianu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que raio de maneira de acolher um membro do fórum que tem que vir até aqui desde a Baía de Santos para postar fotos do seu Aqua...

 

Eae Renan.

 

Estou a seguir o teu Aqua e há uma ou duas coisas que a meu ver deveriam ser mudadas.

 

 

gallery_22280_517_845770.jpg

 

Nos círculos brancos estão pontas que podem ferir o pobre do Acará se ele se assustar, podias (devias) cortá-las...

 

No quadrado laranja está uma anúbia que ficaria melhor, a meu ver, nessa covinha no meio do Aqua.

 

No quadrado azul está uma planta (valisnéria nana???) que ficava muito melhor, a meu ver, a tapar aquela bomba que se vê ao fundo.

 

E por falar em tapar, não é que não goste da D-Link, mas acho que até um pano branco ficava melhor no vidro traseiro.

Até porque tinhas que arranjar uma caixa maior, tipo a de um DES-3528 xStack de 24 portas, para conseguir tapar esses fios que estão do lado direito, ao cimo.

 

De resto, quando puderes claro, trata de arranjar companhia para esse Dânio rério, essa Cory bronze (pelo menos mais duas ou três) e sem duvida para essa pygmaeus .

Se ficar sozinha muito tempo morre de stress, além de que aqui em Portugal são caríssimas (além de asiáticas) e são peixes lindíssimos que raramente se vêm por aqui no fórum.

 

Só mais uma pergunta, esse Aqua é tapado?

É que acho que devia ser... :D

gallery_22280_517_19079.jpg

 

 

 

(E prá turma d'Ipanema aquele) Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opaaaa

até que fim alguem comentou haha

muito bom o post.

obrigado.

 

Então, as pontas eh verdade, ja reparei, eh um perigo, alias ele ja se assustou 1x e tirou a pele da testa dele =( mas graças a Deus ele se curou e está bem hehe

 

O Discu está sólo pq ganhei de 1 amigo meu q estava desmontando o aquario dele, foi o unico discu q sobrou dai me deu, por isso está solo, e no momento está complicado comprar discus .. R$R$R$ =(

 

a Anúbia eu ja puis ela pro fundo pois começou a desenvolver mais folhas...

 

o " Dr- link " era pra apoiar as garrafas Pet de Co2 mas agora ja tirei e as pet's estão acima do aqua ( foto novas logo menos)

 

e tinha posto Fundo preto cartolina mas tirei pois teve vazamento 1x e molhou tudo hehe esperarei as plantas crescerem para cobrir o vidro traseiro...

 

ja aquela ''vallisneria nana'' eh a Echinodorus tenellus ''amano'' , estou a esperar a desenvolver para tapar a base do tronco...

 

talvez eu ponha Ricia no substrato como a planta ''carpete'' mas to em dúvida se ela se desenvolverá bem no meu aqua.

 

 

hmm acho que é isso, gostei do comentario pois teve o trabalho de digitar suas observações e assim me ajudar..

 

muito obrigado e logo menos postarei fotos mais recentes... :D

 

Abraçosssssssssss

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah , esquecí, ele apenas tem 2 tampas finas de vidro que ficam embaixo das calhas, algo em torno de 10 cm de largura cada ...

o resto fica livre para que não ''atrapalhe'' a ilumiñação, no meu ponto de vista... hehe

 

mas o Biro Biro é apenas 1 admirador assim como os outros 4 gatos são tbm :D

uhAHUAhuAUHauhA

 

 

[]'s

Editado por Renan - santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Renan - Santos

 

Tinha colocado basalto, a dada altura, na sua montagem.

 

Mas pouco depois a camada superior que surge, nas fotos do aqua iluminado e já com algumas plantas, é diferente.

 

Colocou uma quarta camada? De que material? Deixou o basalto por baixo?

 

obrigado

 

Gil

A Gil - Açores, São Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opaa

 

respondendo sua pergunta, não coloquei não, é a mesma de basalto...

 

agora comprei + basalto porém a fração granulométrica é menor, parecendo areia mas nem puis no aquário ainda...

 

esta das fotos é basalto o mesmo da série de basalto... ;)

 

qqr coisa tamos ai !

 

Obrigado xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comento também!

 

Gosto desse Discus, muito giro.

Vais colocar mais Discus? Vai ficar apertado ;)

 

Não foi grande comentário, mas foi o possível ;)

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado,

 

as 2 espécies de Anúbias estão lindas, principalmente a maior... a outra que esquecí o nome, lá do fundo comprida tbm, e a tenellus ''amano'' estão crescendo legal..

 

já as outras 3 espécies, Spathiphylum wallisi,Alternantera ficoidea e a outra estão ''morrendo''... parece estar perdendo as cores ...

não sei..

 

alguém sabe o porquê ?

 

preciso comprar o teste de dureza da água...

o meu problema é R$ ;)

 

hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola . eu gostei do aqua , apesar de estar um pouco vazio , mas de certeza que com o tempo vai melhorando , agora um conselho e que arranjas para ja pelo menos um discus para esse belo exemplar nao se sentir so e nao stressar , antes que tenhas algum desgosto .

 

ah e outra coisa esse teu gato tb anda de olho nele , é melhor ter cuidado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é fechado só pelas 2 calhas... uhahuauh mas eles não sobem não hehe

 

então, novamente digo hehe

 

este discu eu ganhei de um amigo, e no momento não tenho R$ pra comprar outros.. se não ja teria adquirido .. =(

 

 

oi , eu se fosse vc e tb nao tivesse dinheiro para outro discu ainda que pequeno , arranjaria pelo menos outros peixes , como neons ou cardinais , mas volto a frizar os discus sao peixe de cardume , tente nao deixar o peixe muito tempo sozinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi , eu se fosse vc e tb nao tivesse dinheiro para outro discu ainda que pequeno , arranjaria pelo menos outros peixes , como neons ou cardinais , mas volto a frizar os discus sao peixe de cardume , tente nao deixar o peixe muito tempo sozinho

 

Para estas dimensões e litragem qual é a capacidade máxima para Discus ? 3 ? 4 ?

Tenho uma montagem com as mesmas dimensões e aproveito para tirar essa dúvida aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para estas dimensões e litragem qual é a capacidade máxima para Discus ? 3 ? 4 ?

Tenho uma montagem com as mesmas dimensões e aproveito para tirar essa dúvida aqui.

 

 

deve de se dar minimo de 40 l para cada discu , portanto uns 3 discus de tamanho adulto

Editado por tunedpuma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

opaa...

 

vc está certo..

vou tentar arranjar uns neons então...

 

tomara que ele aguente coitado.. :(

 

obrigado pela dica

abraçosss

 

isso faca isso ate arranjar outro discu ,

ah so mais uma dica em relacao ao aqua , que tal um fundo preto ? faria realcar as cores do belo exemplar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opaa

então, tudo é questão de grana uhauha

comprei 1 planta de cada espécie pra elas irem crescendo, com o tempo vai fechar o fundo...

só q to vendo q vai demorar um poukinho hehe

dps q conseguir os peixes vou comprar + plantas...

 

ganhei de um amigo meu, um aqua de 360 litros, com movel e tudo, vou nele criar os Discus futuramente.. aí vai ser bom heim ?? hehe

qdo tiver, postarei as fotos neste forum ;)

 

Abraçoss amigos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opaa

então, tudo é questão de grana uhauha

comprei 1 planta de cada espécie pra elas irem crescendo, com o tempo vai fechar o fundo...

só q to vendo q vai demorar um poukinho hehe

dps q conseguir os peixes vou comprar + plantas...

 

ganhei de um amigo meu, um aqua de 360 litros, com movel e tudo, vou nele criar os Discus futuramente.. aí vai ser bom heim ?? hehe

qdo tiver, postarei as fotos neste forum ;)

 

Abraçoss amigos

 

so eu nao tenho amigos assim :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.