reactor de kallk


pedroosapo

Recommended Posts

olá boas a todos como sou novo nesta area dos salgados gostaria de saber o que é um reactor de kallk e para que serve

e qual a diferença do reactor de calçio serà a mesma coisa

muito obrigado

espero que me ajudem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá boas a todos como sou novo nesta area dos salgados gostaria de saber o que é um reactor de kallk e para que serve

e qual a diferença do reactor de calçio serà a mesma coisa

muito obrigado

espero que me ajudem

 

O efeito é o mesmo...aumentar o cálcio na água para valores acima e próximos de 400 mg/l

 

O reactor de kalk, é básicamente um tubo onde misturas cal, a famosa cal, CAO, óxido de cal, que misturado com água faz reacção exotermica transformando em CAOH.

 

os iões OH- e Ca+, os iões negativos OH- sobem o pH até se misturarem com o co2 do

dioxido de carbonato aumentando os carbonatos e logo o efeito buffer.

 

Se existir co2 qunado a kalk está a ser misturada no tubo á precipitação em forma de carbonato de cálcio, o que é mau...daí os tubos serem hermeticos, isto acontece nas concentrações mais elevadas, dentro do tubo, fora do tubo diluido na água já não há problema ou pelo menos é menor este problema.

 

O reactor de cálcio é mais simples de explicar...

 

mais uma vez tubo...hermetico...agora com calcario (pedras) a ser dissolvido pelo gás co2, acido carbonico...

 

é dissolvido em carbonatos e cálcio. elevando estes...

 

Para o reactor de cálcio é preciso co2 introduzido de forma artificial, com botija por exemplo...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Tal como o Antonio explicou é isso mesmo.

 

Apenas quero acrescentar.

 

 

Kalk - Eleva de uma menor forma o Cálcio e Alcalinidade, mas precipita fosfatos.

 

Cálcio - Dependendo da Midia, consegues introduzir não só Cálcio, Magnésio, bem como a introdução gradual de elementos traço. Eleva igualmente a Alcalinidade, não precipita Fosfatos.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais