Fertilizante liquido....


ludo06

Recommended Posts

Boas pessoal...

 

 

 

Tenho um aqua de 160l mas não meti fertilizante de baixo da areia pois decidi meter fertilizante em liquido....(FloraPride)

Tenho 2 Anubias,

2 Ludwigia perennis,

1 Alternanthera,

1 lysimachia aurea,

1 fittonia red,

e mais 2 que n me lembro o nome...

 

 

gostaria de saber de quanto em quanto tempo tenho que usar o fertilizante liquido???

sera que é um bom fertilizante??

sera que chega para as plantas ficarem bonitas?

 

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sempre tinha razão

 

 

 

Ja agora estando a entrometer na vossa conversa eu tenho um fertilizante liquido da nutrafin NPK,o modo de uso tambem sera uma vez por semana,é que na embalagem so explica a quantidade por litro,e nao a frequençia de utilizaçao.

Obrigado

Friendship is a golden gift cherished above all life's treasures!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva.

 

Antes de mais, a fertilização DEVE ser feita diariamente. A assimilação de nutrientes por parte das plantas é contínua, pelo que a dose semanal irá aumentar em "dias" os nutrientes presentes na coluna de água. Logo isso implica o possível aparecimento de algas nos dias seguintes à aplicação da dose "semanal"

 

Além de que num aquário com grandes exigências de Nitratos e Fosfatos se apenas aplicarmos uma dose semanal corremos o risco de haver dias em que não iremos ter nada disponíveis....

 

Começando as perguntas:

Tens areia, de grão tem mais ou menos? é mesmo areia ou "cascalho"?

 

A aplicação do fertilizante no aquário é eterna. Imagina: Nós alimentamo-nos para viver. Simples? Óbvio? A mesma coisa com as plantas! Se paramos de as alimentar, morrem!

 

Qual a dose recomendada pela marca? (Diária, semanal, "whatever"...)

 

Por norma as marcas fazem a dose Semanal. Recomendo SEMPRE a aplicação de dose diária (dividir a dose Semanal por 7 e aplicar depois da alimentação, por exemplo).

 

Abraços,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, a fertilização DEVE ser feita diariamente. A assimilação de nutrientes por parte das plantas é contínua, pelo que a dose semanal irá aumentar em "dias" os nutrientes presentes na coluna de água. Logo isso implica o possível aparecimento de algas nos dias seguintes à aplicação da dose "semanal"

 

Além de que num aquário com grandes exigências de Nitratos e Fosfatos se apenas aplicarmos uma dose semanal corremos o risco de haver dias em que não iremos ter nada disponíveis....

 

sabendo que a maior parte das plantas teem capacidade de reserva e de mobilidade de nutrientes maior do que as algas, e aplicando o teu pensamento acima:

 

nao seriam melhor aplicações semanais, já que diarias podem levar a algas constantemente e nas semanais seria possivel matar as algas á fome?

 

:lol:

 

(atenção que eu tambem concordo que sejam diarias, apesar de pela pergunta não parecer)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabendo que a maior parte das plantas teem capacidade de reserva e de mobilidade de nutrientes maior do que as algas, e aplicando o teu pensamento acima:

 

nao seriam melhor aplicações semanais, já que diarias podem levar a algas constantemente e nas semanais seria possivel matar as algas á fome?

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

(atenção que eu tambem concordo que sejam diarias, apesar de pela pergunta não parecer)

 

Olá Just,

 

Bom, se partirmos do princípio que sabemos mais ou menos as necessidades diárias de fertilização do nosso aquário (daí aconselhar sempre um teste de nitratos e fosfatos...), aliado a uma "normal" equipa de limpeza não vejo porque haverá algas constantemente (apesar de existirem sempre).

 

Creio que uma fertilização aliada a um controlo algo cuidados e rigoroso diariamente, será bem mais vantajoso que os "picos" no dia da aplicação semanal.

 

Morrer à fome? Como fome? As algas também aparecem por falta de nutrientes, correcto?

 

::D:

 

Abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais