Ajuda com planeamento de iluminação para nova montagem


Recommended Posts

Olá,

 

no seguimento do planeamento que estou a fazer para cometer o minimo de erros possivel na montagem de um salgado, venho novamente pedir ajuda neste caso em termos de iluminaçao.

 

O aquário vai ter 120 x 60 x 50 (alt) e pretendo que venha a conter a longo prazo uma maioria de sps e alguns peixes mas também com representação de lps e moles.

A sump pretendo que seja a reconversão do actual aquario que tenho com as medidas 80 x 30 x 40 (alt)

 

A calha de iluminação vai ser feita por mim e pela pesquisa que já fiz até agora, estou inclinado a fazê-la com 6x54W T5 + 2 actinicas. Porquê esta escolha? penso que em quantidade de watts servirá a todos os tipos de corais que no futuro ambiciono ter os conhecimentos para conseguir manter, a minha duvida permanece contudo no tipo de iluminação, fluorescente vs hqi.

 

-A favor das fluorescentes tem o mais baixo custo inicial de montagem (penso que uma calha destas em fluorescente fica mais barata de fazer do que uma equivalente de hqi, se assim não for por favor digam) e de consumo penso que também pesa muito menos na conta da luz.

 

-A desfavor das fluorescentes existe o facto de proporcionarem uma iluminação esteticamente mais feia do que as HQI e de, segundo li, haver a necessidade de as substituir cada 6 meses (lá vão uns 150 euros cada 6 meses só para comprar lampadas!)

 

- A favor das HQI existe o facto de que proporcionam uma iluminação muito mais bonita em que conseguem simular os raios de sol a entrar dentro de água e também a maior durabilidade das lampadas, penso que basta mudá-las uma vez por ano.

 

- A desfavor das HQI existe o facto de terem um custo inicial mais elevado (os balastros e lampadas são mais caros do que o equivalente em fluorescente) , terem um custo mensal mais dispendioso na factura da luz, de fazerem um aquecimento excessivo na água levando a que haja mais consumo dos aparelhos e productos de reposição da água bem como a esforço redobrado de material de arrefecimento da água (com custos a nivel de aquisição do respectivo equipamento, seu consumo e manutenção) em períodos de maior calor.

 

Posto isto estou inclinado para as fluorescentes mas gostava que os companheiros destas andanças que efectivamente tivessem prática do que acabei de escrever e não apenas a teoria como eu que aqui se manifestasse em relação a alguma imprecisão ou facto que não me tenha ocorrido a favor ou desfavor de qualquer uma das alternativas (fluorescentes vs hqi)

 

O meu obrigado desde já!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tens bastante informação já adquirida para poderes escolher a iluminação que queres!

 

Posso acrescentar que realmente as HQI imitam bastante o sol, em igualdade com os leds. Tive a oportunidade, pela altura do 5º aniversário do fórum, de visualizar alguns tipos de luz (sol, leds e T5) através de um espectrómetro (espero não ter enganado no nome) e posso dizer que os leds têm um espectro igual, ou quase, ao do sol. Quanto às T5, a coisa não é bem a mesma coisa.

Tenho pena de não poder verificar uma HQI, mas segundo o responsável pela TMC Iberia, o amigo que proporcionou esta experiência com o espectómetro, as HQI têm um espectro igualmente perfeito como os leds.

 

Tiro a conclusão que os leds e a HQI são o melhor tipo de iluminação para um recife, mas conheço alguns aquários bastante bons, e com crescimentos grandes de corais duros, só com T5.

 

Na minha opinião, não há nada como uma boa HQI para iluminação de aquários de recife, por isso irei optar por melhorar a minha iluminação para HQI sempre que o tiver de fazer, mesmo com os inconvenientes de aquecimento, custos....

 

Por falar em custos....temos que ver uma coisa também! Por vezes pensamos que as HQI gastam mais energia que as fluorescentes, mas nem sempre é assim! Temos que ver o custo das T5 para equipararem a mesma energia de iluminação em Ws da HQI e os custos de manutenção (troca de lampadas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

o meu obrigado novamente por te manifestares disponivel para me ires tirando as duvidas neste sempre complicado momento inicial "antes de molhar os pés" :(

 

De facto, e falando somente de custos de manutenção mensal, tenho de fazer algumas contas tendo em conta a mudança das lampadas e os consumos de umas e de outras. Seria interessante ouvir a experiencia de alguem que já tenha mantido aquários com hqi e fluorescentes!!

 

Em termos de HQI achas que ficaria servido com 2x150W + 2 t5 actinicas? e que temperatura para as hqi? 15k?

 

 

Um outro ponte interessante que levantaste é a questão dos leds! Não tinha equacionado esse tipo de iluminação! Vou tentar pesquisar um pouco sobre isso, se entretanto nos teus links já tiveres algo sobre iluminação com leds que possas disponibilizar agradeço!

 

 

De novo o meu obrigado pelos teus comentários!

 

 

Mais alguém que queira mandar uns bitaites do porque optar por um tipo de iluminação em deterimento de outro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo!

 

Obrigado pelo teu comentário!

 

Em alguns segundos de pesquisa descobri isto:

http://www.arofanatics.com/forums/showthread.php?t=315348

 

que me deixou algo interessado mas ainda vou ter de pesquisar muito mais para ter uma ideia minimamente definida.

 

Alguém aqui usou/usa iluminação exlusiva ou complementar em leds?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o teu aqua arriscava mesmo em colocar 2x250w HQI e 4xT5.

Eu tenho um aqua com 50cm de altura e com o foco de 150w acho pouco, mas depende dos gostos!

As HQI colocava de 14000k e as T5 colocava 3 actínicas e 1 pink (estou a estudar estas pink).

 

Sobre os leds, é o futuro, mas ainda é caro, tal como disse o Hugo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

:D isso não é muita luz? Eu ainda não entrei na parte de pesquisa de crescimento de corais por isso perdoa-me a comparação que pode não ter qualquer tipo de fundamento: Há um ano atrás por esta altura andava eu a pesquisar sobre aquarios de água doce plantados, também na escolha da iluminação estava indeciso mas acabei por optar por 1.3w por litro de água, um aquario de manutenção altissima, como vim depois a constactar e, arrependi-me! Arrependi-me porque um aquario desta natureza é muitissimo mais dispendioso de manter e muito menos tolerante a erros, basta olhar para o lado e tenho um boom de algas e lixar-me meses de trabalho anterior.

 

Pergunta: Isto também se passa no mundo dos salgados? Ao colocar um bocado mais de 1w por litro de água não estou a exponenciar o metabolismo de crescimtento dos corais fazendo com que tenha muito mais custo de manutenção na produção da água de osmose (maior calor->maior evaporação), kalc, calcio, magnésio, fitoplancton, etc? E como todos estes elementos são doseados em quantidades maiores, torna-se mais facil de existir um desiquilibrio entre eles e assim potenciar algo mais facilmente que me estrague o trabalho anterior?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui a coisa é, basicamente, a mesma, 1w/lt, mas tal como disse, também é uma questão de gosto. Eu gosto de ter e ver um aqua bem iluminado!

 

Sobre o calor e evaporação vs aumento de kalk, calcio....a coisa não é bem assim!

Com o calor, aumenta a evaporação, mas não quer dizer que tenhamos que adicionar mais kalk, calcio, magnésio....o que evapora é só H2O, todos os outros elementos da água ficam dentro do aqua, só temos que repor com osmose.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O consumo de kalc, calcio e magnesio extra devido à forte iluminação não adviria do facto de haver maior evaporação de água mas sim, por exemplo nos corais duros, ao aumentar-se o metabolismo destes seres com luz extra, eles vão necessitar de maiores concentrações destas substancias (ex: se com 0.8w/l crescem a uma média de 1 cm ao mes (exagero), com 1.3w/l cresceriam 2cm ao mes logo necessitando de mais comida/calcio, etc.).

 

Isto que disse está correcto? Existe uma relação directa entre a quantidade de luz que se fornece e a taxa de crescimento dos corais, logo, a necessidade de um maior consumo das substancias que diariamente teremos de colocar no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto que disse está correcto? Existe uma relação directa entre a quantidade de luz que se fornece e a taxa de crescimento dos corais, logo, a necessidade de um maior consumo das substancias que diariamente teremos de colocar no aquário?

Pode e naão pode ter a ver. OS corais necessitam de vários factores para crescer, e a iluminação é apenas um deles. O factor mais importante é a qualidade da água. Caso a qualidade dela não seja a melhor, a proteina que o coral utiliza para crescer terá que ser utilizada para desintoxicar o coral. Ele não morre mas também não cresce.

 

Depois o crescimento rapido também não é mau, acredita que não é! Depois de teres o aqua, vais saber que não é, pois possibilita-te fazer pequenos frags que poderás trocar com outros ou vender e ajudar a manter o aqua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez muito obrigado Pedro!

 

O meu medo advinha do facto de que nos plantados, regra geral, mais iluminação = mais quimicos despejados para dentro de água porque senão as algas agradecem a iluminação extra para se apoderarem do aquário enquanto as plantas definham.

 

Neste momento a grande dúvida em termos de iluminação é mesmo entre as hqi que sugeriste e as t5 para as quais estava mais balançado...tenho de fazer umas continhas :P

 

Já agora...mudas as tuas hqi de quanto em quanto tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

no teu aquario ou metia as t5 ou meteria 2x150wts hqi com + 2 ou 4 actinicas. As hqi meteria 10000k.

 

as vantagens e desvantagens ja enumeraste, portanto n valre a pena referir.

 

a iluminação num aquirio de recife, não so beneficia os crescimentos como tambem as cores dos corais: mas não tem nada a ver com um plantado. Os corias crescendo depressa ainda crescem a velucidade de um musgo. A difreneça de trabalho é muito pouco.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

obrigado pela resposta!

 

É bom saber a relação que (não) existe entre o aumento de luz e equivalente aumento de custos e trabalho de manutenção.

 

Faço-te a mesma pergunta que ao Pedro, com que periodicidade mudas as tuas hqi?

 

PS - acabei de ver mesmo agora o topico do teu aquário noutro forum com fotos tuas e do Pedro e... :P que espectáculo de aquario que tu tens!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais