Tetra neon - morte subita


losr

Recommended Posts

Bom dia.

 

Tinha um aquário comunitário com 160 l, povoado com 24 neons, 6 tetra limão, plattys, mollys, peixes gato e limpa vidros.

Agora tenho o mesmo aquario mas sem tetras e com apenas 6 neons...

Em menos de duas semanas morreram praticamente todos os tetras.

Não tenho peixes novos no aqua há + de 3 meses, e todos os parâmetros da agua estão bons.

Morreram 2 tertra limão de cada vez em 3 dias consecutivos e depois começou a morte dos neons aos ritmo de 2 ou 3 por dia.

Os peixes mortos não tinham qualquer sinal de doença ou de ter sido atacados, descolaração ou comportamento estranho.

Todos as outras espécies do aquário estão vivas e saudáveis.

 

Cheguei a ver um neon a nadar saudável, a dar um esticao repentino e morrer logo de seguida.

 

As únicas alterações que fiz foram retirar a turfa do filtro e colocar BioNitratEx da JBL (1 saqueta inicial).

 

Os neons estavam no aquário há mais de 6 meses sem problemas.

 

Alguém tem alguma ideia do que possa estar a acontecer?

 

 

Obrigada pela ajuda.

Editado por losr

Cumpts.

 

Luís Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi tenho exatamente o mesmo problema a cerca dos neon.

os parametros de agua tao bons e tenho dois neons á uns 9meses agr tento meter neons novos dentro do aquario mas eles tem esticoes e morrem. Tipo se me aproximo parece que se assustam e da-lhes um esticam que quase saltem do aqua.basta acender a luz ou apagar acontece a mesma coisa e os outro velhinhos ainda continuam sem problemas.

parece que tem ataques de panico pq passado um bocado continum a nadar bem apenas com uma cor mais tipo verde.mas nao duram 2 a 3 dias :shock:

Gostava que me ajudassem tb

 

o meu aqua tem mts plantas é de 60 litros e o ph ronda os 6.8

0 amonia

0 nitritos

10 nitratos

7 kh

»7 gh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Por acaso não mediste o pH antes e depois de retirares a turfa? É que pode ter havido uma subida brusca que afectou os peixes e ainda agora se ressentem disso.

Cumps.

  • Votar + 1

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais 1 vez :tongue:

 

O pH não alterou, manteveve-se no 7.

O mesmo aconteceu com os nitritos e os nitratos, que continuam a 0.

 

A dureza é que não referi, mas está sempre perto dos 50. Mas isso já acontece há muito tempo. Por isso optei por colocar o BioNitratEx da JBL.

 

Os neons já só são 2 ::D:

 

Ou seja, já perdi as esperanças...

 

Cumpts.

Editado por losr

Cumpts.

 

Luís Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se não foi da variação brusca do pH, então pode ter sido algum parasita específico de certas espécies de peixes, deixando os outros incólumes. Infelizmente parece-me que já vais tarde.

Cumps.

 

P.S.: só uma nota: não existe relação entre a(s) dureza(S) e os nitratos.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, espero que o parasita vá com os cadáveres... ;)

 

Em relação à dureza e aos nitratos/nitritos, o que eu queria dizer era nitratos a 50 e não dureza a 50. :(

Por isso usei o BioNitratEx.

 

Já agora, sabes de alguma forma eficaz para baixar os nitratos, para além das plantas de crescimento rápido?

 

 

Cumpts.

Cumpts.

 

Luís Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, espero que o parasita vá com os cadáveres... :)

 

Em relação à dureza e aos nitratos/nitritos, o que eu queria dizer era nitratos a 50 e não dureza a 50. :)

Por isso usei o BioNitratEx.

 

Já agora, sabes de alguma forma eficaz para baixar os nitratos, para além das plantas de crescimento rápido?

 

Cumpts.

Boas,

Já respondeste a ti próprio: JBL BioNitratex (salvo erro é reutilizável com uma simples solução salina) e claro TPAs (a não ser que a água da torneira já venha carregada com NO3).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor forma de baixares os Nitratos é fazeres uma boa troca de agua, e uma limpeza de areao não fazia mal nenhum...

 

Outra coisa.. Não alteraste nada na rotina diaria do teu aqua?? Tipo: Iluminaçao, agitação de agua, mexeres muito no aqua... Porque já tive problemas de mortes desse tipo por stress...

 

Cump

Hélder Galvão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais