Recommended Posts

Este tema tem andado em conversa entre amigos e amantes dos salgados. Há quem apoie e quem não apoie, por isso deixo aqui algumas questões

 

DSB em aquário, sim ou não (quais os prós e contras)?

 

DSB em refúgios, sim ou não (quais os prós e contras)?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Na minha opinião uma DSB trás várias vantagens a um sistema, a longo prazo. No entanto DSB no Aqua principal pode ser um problema.

 

Por um lado temos bicharada benéfica a remexer a superfície do Areão, mas ficamos limitados a nível de Gobios, pois estes para além de remexerem, escavam o areão. Existe outro contra também, no caso de usarmos areia fina, que são bombas, peixes, etc, que passem junto ao areão e levantam sempre Pó. Resultado disso são aquários com corais por vezes cobertos com sedimentos, bem como o facto de nunca conseguirmos ter uma água cristalina.

 

O uso da DSB na sump, para mim, faz mais sentido. Mas, é um processo que deve ser bem estudado, senão vejamos.:

 

1 - O problema das DSB nas sump são os detritos.

 

- Terá que se arranjar forma de diminuir drasticamente os detritos que chegam ao compartimento onde se encontra a DSB, quer seja por colocar o escumador no primeiro compartimento. Que seja, recorrer ao usa dos Sacos filtrantes para reduzir muito os detritos e continuar a usar o escumador no primeiro compartimento.

 

 

2 - Temos que ter a certeza que o compartimento da DSB seja bem oxigenado.

 

- Temos que nos assegurar que no compartimento da DSB, ou existem grande passagem de água ( através do retorno ) ou temos que colocar uma movimentação auxiliar para garantirmos que as camadas superficiais da DSB são bem oxigenadas.

 

 

 

Acho que ao garantirmos estes 2 factores, bem como outros que não enumerei como o tipo de areão a usar, se usamos o "Plenum" ou não, etc, conseguimos ter uma DSB bem feita e benéfica a médio/longo prazo.

 

 

Abraço,

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tem havido mais pessoas a tentar refúgios de exibição, que fica ao mesmo nível do aqua principal, o que acham de uma DSB aí? Não haverá tanto problema com sedimentação, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É complicado de ter certeza disso.... depende de como estava feito a ligação ao refugio lateral.

 

Mas acho que o problema será o mesmo, pois a queda para a sump é feita pela coluna seca ou overflow, e no entanto a água vem sempre com sedimentos.

 

Mesmo que se meta um refugio lateral a água que entra se não passar por nenhum pré-filtro ( simples de fazer ) irá sempre com sedimentos.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É complicado de ter certeza disso.... depende de como estava feito a ligação ao refugio lateral.

 

Mas acho que o problema será o mesmo, pois a queda para a sump é feita pela coluna seca ou overflow, e no entanto a água vem sempre com sedimentos.

 

Mesmo que se meta um refugio lateral a água que entra se não passar por nenhum pré-filtro ( simples de fazer ) irá sempre com sedimentos.

 

Abraço

 

Concordo com o João. Terás sempre problema de deposito de detritos!!!

 

Já agora João, ainda tens 15 anos? ;) (é o que ta no teu perfil)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que o melhor são mesmo RDSB (remote) e a melhor maneira de a executar é com um balde na sump cheio /não até á borda de areão de granulometria adequada, com a agua(ou parte depende do tipo de escumadores) que sai do escumador a ir passar na parte de cima do balde.

 

há passagem de agua, há passagem de agua sem detritos grandes (o escumador normalmente escuma), há passagem de agua oxigenada (vem do escumador), e se der problemas é facil de remover e de fazer a manutenção sem mexer no sistema.

 

está um bom exemplo no book of coral propagation

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso o refúgio vai ser alimentado por uma derivação do retorno. Penso que não vai com muitos sedimentos!

 

Mas vamos falar também dos aspectos gerais, para toda a comunidade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis - Não deixas passar uma.... :?cabecadura

 

 

A ideia do Just_me, já a pus em prática com uma caixa da vodafone quase cheia e meti-a na sump mas acho que o efeito não chega a ser igual a um refugio / DSB grande. Resolve a situação de quem sump's sem muito espaço e/ou não pode ter refugios noutro lado, como é o meu actual caso.

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia do Just é so no caso de quiseres somente fazer a desnitrificação atravez da DSB e não tiveres espaço. No caso de um refugio classico o objectivo será tambem criar bicharada e no caso do Pedro será manter tambem alguns peixes. Se o aquario tiver saudavel no proprio refugio teras bastante fauna para consumir os detritos que poderão la ir parar.

 

Quando la passares em casa podes levar uma mão cheia da minha aragonite da DSB e fica logo com um quick start.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!

Além de querer algumas informações para o meu caso, também é dar a outros membros a mesma informação e mais abrangida também, no que toca a DSB.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na minha opinião não concordo com dsb nem em aquario nem na sump.

 

A meu ver devo ter areao so mesmo para tapar o vidro de fundo do aqurio cerca de 2cm, na sump o mais limpo possivel, se for para ter vida o melhor e ter rocha viva na sump não acumula detritos e tem vida suficiente, bem como tem o podre de "filtrar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo.

 

A rocha viva também acumula detritos..... O pior é que se não limpa regularmente os detritos tapam os poros da rocha e "cristalizam" ( ou seja calcificam ).

 

Acho que ambas as coisas são boas de ter na Sump, ou refugio. No entanto e por norma os aquários de sucesso a longo prazo, muitos deles usam DSB....

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pior é que se não limpa regularmente os detritos tapam os poros da rocha e "cristalizam" ( ou seja calcificam ).

 

tapar poros com detritos, sim, agora calcificar? ou mesmo cristalizar? nao me parece muito possivel, qual/quais seriam os processos envolvidos.

 

Quanto a Rocha viva Vs DSB, eu diria que são complementares.

 

Em questão de manutenção e não acumulação de detritos é mais facil sifonar por cima de uma camada de areia, do que entre muitas rochas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais