Filtro interno ou externo


Recommended Posts

bem para começar tenho um filtro interno, tipo uma box dividido em 3 que esta colada a um canto do aqua, e constituido pelo seguinte:

 

1-Termostato

2-ceramicas cerca de 50 mais esponja

3- ceramicas cerca de 50 mais bomba de agua 600l

 

o aqua ronda os 150l

 

Devo colocar um filtro externo e retirar este material la de dentro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

no teu caso não aconselho a colocação de filtro externo. Mesmo assim caso queiras colocar um externo, fica com os dois a trabalhar, não desligues a Bio-Box.

 

Se deixares de funcionar com a Bio-Box, esta vai ficar cheia de agua quase parada.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

no teu caso não aconselho a colocação de filtro externo. Mesmo assim caso queiras colocar um externo, fica com os dois a trabalhar, não desligues a Bio-Box.

 

Se deixares de funcionar com a Bio-Box, esta vai ficar cheia de agua quase parada.

 

caso colocasse um externo teria de remover a biobox

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caso colocasse um externo teria de remover a biobox

na minha opinião.....sim

 

porque a agua dentro da biobox não circula, fica parada.

 

Eu tenho aqua que tem uma biobox 1 (as mais antigas). Quando retirei a biobox, fiquei com um vidro preso na lateral do aqua e com umas riscas pretas no vidro lateral (ficava horrivel).

Pelo que li na net, a biobox 2 já é possivel retirar do aquario sem deixar "marcas".

 

No entanto, acho que uma biobox faz o mesmo que um filtro externo, não vejo qual a necessidade alterar.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Também me estou a deparar com o mesmo problema. O Problema é que os meus peixes estão a crescer e bem (significa que a sugeira dentro do aquario vai sendo cada vez maior). Emm especial o meu O porcalhão de 1ª :lol: .

 

Mas tb se retirar a BioBox fico com apróximadamente mais 16lt de espaço para eles nadarem. O que qualquer litro que se possa ganhar dentro do aquario é bom.

 

O meu problema agora está em escolher o filtro externo que me sirva (bom / de fácil utilização / e barato). bigsmile

 

Saudações aquariófilas.

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Também me estou a deparar com o mesmo problema. O Problema é que os meus peixes estão a crescer e bem (significa que a sugeira dentro do aquario vai sendo cada vez maior). Emm especial o meu O porcalhão de 1ª :lol: .

 

Mas tb se retirar a BioBox fico com apróximadamente mais 16lt de espaço para eles nadarem. O que qualquer litro que se possa ganhar dentro do aquario é bom.

 

O meu problema agora está em escolher o filtro externo que me sirva (bom / de fácil utilização / e barato). bigsmile

 

Saudações aquariófilas.

Luis

bom dia

 

mas tens o biobox 1 ou 2????

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boibox3 não conheço.....

 

mas não faz mal. Então é assim, e retiras a biobox e ficares com "marcas" no aqua, podes sempre voltar a monta-la com silicole aquatico.

Se retirares a caixa e ficar um aqua "normal", então não vejo qualquer problema.

 

em relação ao filtro externo aconselho Eihm. É silencioso, é de facil manutenção, é fiável.

 

Tambem existe outra solução (para o teu problema), que é trocares a bomba de agua por outra com mais potencia, ou, adaptares uma flauta para que em vez de sair toda a agua por um buraco, passa a sair por varios (o que possivelmente aumenta a circulação).

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro externo.

 

Que se adeque as necessidades, qq marca serve o importante e saber o que colocar dentro e como colocar.

 

Deixa os dois a funcionar 1 mes em simultaneo, depois livra-te da caixa interna.

Outra alternativa e simplesmente utilizar as ceramicas usadas no novo filtro externo.

O termostato fica claro.

 

Quanto a silicone e tirar com cuidado com uma lamina nova, sem dobrar a lamina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em principio é o que irei fazer. A minha duvida coloca-se na escolha do melhor filtro.

Eheim é mais caro, mas tb me parece mais versátil doque Fluval, no que diz respeito á sua manutenção.

 

Saudações Aquariófilas

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O factor mais importante do preco de um filtro e a relacao debito-consumo.

 

O consumo e que vai determinar o custo real do filtro a longo prazo. Os menores consumos que vi foram de marcas mais famosas, mas tambem desconfio dos consumos teoricos (e debitos tambem) ja que nao tenho meios de os verificar. Publicidades...

 

Ou seja, nao faz sentido poupar 20 aereos num filtro de 10W para comprar um que faz +- o mesmo com 18W.

 

Para filtragem biologica:

Penso que alguns filtros teem debito excessivo relativamente ao seu volume interno. Isto pode ser um problema pois nao ha tempo de contacto suficiente entre as colonias e a agua circulante.

 

Para uma filtragem mecanica em principio quanto maior o debito melhor (mas para isso o melhor e sifonar o fundo em cada TPA, a nao ser se que tenha um tapete plantado!).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.