Recommended Posts

Publicado

Olá !

Gostaria que me ajudassem a escolher o melhor aquário para servir de apoio ao principal que poderia servir como berçario ou hospital ( para por de quarentena os peixes enquanto faço alguns tratamentos). Estava a pensar algo simples onde pudesse também por umas palantas e uns camarões.

Dimensão do aquário ?

Iluminação ?

Aquecedor ?

Filtro ?

Substrato ?

Devo comprar um kit ?

O que terá melhor relação qualidade preço ?

Que lojas aqui pelo Porto me poderiam aconselhar ?

Algumas ideias ? Obrigado.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Publicado:
boas amigo

compras um de 50 litros ja com os kits todos

abraço

Aconselhas algum sítio em especial ? O que ouço dizer é que os kits vem com iluminação fraca e filtros no limite da potencia(i.e. L/H) recomendada para os aquas.

Publicado:

Boas.

Penso que em primeiro devas pensar com certeza o que pretendes.Ou aquário para maternidade e crescimento dos peixes ou hospital ou aqua para camarões é que para servir para tudo não serve.Durante tratamentos vais usar produtos que muito provavelmente irão matar os camarões,por exemplo no Ictio irás elevar a temperatura a 30 - 31º o que irá matar os camarões.Só depois de pensares mesmo no que pretendes ai sim deves pensar na compra de 1 aquário,antes disso é um erro por completo.Mesmo para maternidade tens que ver se os peixes que tens que iriam criar não iriam depois na "maternidade" comer os camarões.Tens muitas questões por resolver.

Espero ter ajudado.

Publicado:
Boas.

Penso que em primeiro devas pensar com certeza o que pretendes.Ou aquário para maternidade e crescimento dos peixes ou hospital ou aqua para camarões é que para servir para tudo não serve.Durante tratamentos vais usar produtos que muito provavelmente irão matar os camarões,por exemplo no Ictio irás elevar a temperatura a 30 - 31º o que irá matar os camarões.Só depois de pensares mesmo no que pretendes ai sim deves pensar na compra de 1 aquário,antes disso é um erro por completo.Mesmo para maternidade tens que ver se os peixes que tens que iriam criar não iriam depois na "maternidade" comer os camarões.Tens muitas questões por resolver.

Espero ter ajudado.

Eu sei que o Jorge tem razão ....não se pode ter tudo ao mesmo tempo. Por um lado há o aspecto estético. O aqua é para ficar no meu escritório: gostava que tivesse algumas plantas e por isso preciso de boa iluminação e filtragem - um tronco talvez e musgo de java e quiçá um tapete....Depois há o aspecto prático: se for muito pequeno provavelmente tenho de fazer muitas TPA's; se for maior é mais caro e o peso pode ser um problema em cima de um móvel não específico para ele....

Já sei como são os aquarifilistas nunca estão contentes com o que tem e querem sempre evoluir (i.e. meter-se em mais trabalhos!! e despesas!). Se comprar um pequeno e esteticamente pouco satisfatório vou passar a suspirar por um maior e ou melhor....Não tarda terei um 3º aquário e assim por diante. Ciclídeos ? Discus ? Mais tarde água salgada ! Imaginar é fácil.

Fiz um pesquisa pelas lojas daqui...

Aqua da Hagen = 60 x 40 x 35 cm ( 84 L , vidro 6 mm ?) , com calha Glo 2 x24 W T5 61 cm + aquecedor e filtro aquaclear 30 = 185 euros ( sem móvel); atenção que só a calha é vendida na mesma loja por 144 euros !

Aquário Sun Sun - 42 x 30 x 25 cm (32 L?) com filtro cascata e uma luminária chinesa de 50 cm com 2 T5 pequenas a meio = tudo por 100-110 euros

Se mandar fazer o aquário numa vidraria conhecem alguma que trabalhe bem e barato. Valerá a pena se o que fica mais caro é uma boa calha ?

Desculpem o testamento mas estou um pouco confuso... ::D:

Publicado: (editado)

Opção C era a que eu escolhia :wink:

Comprar cá no forum é que esses preços e para o tamanho que é parece-me roubo :D mas é a tal coisa é comprado em casas próprias e isso paga-se mesmo muito :?

edit: porque grande iluminação??Que tal optares por plantas de baixa necessidade?Fica bem mais em conta :P

Editado por Jorge Oliveira
Publicado:

Boas !

Tive a felicidade de um membro deste forum me oferecer um aquário pequeno (60 cm) que tinha uma lateral rachada que fui por a arranjar numa vidraria que me leva 5 euros. Ainda não sei bem quantos litros leva mas era mais ou menos o que eu queria para maternidade, levar camarões e algumas plantas.

Que filtro é que acham que ponha nele ? Externo ou interno ? Para ficar no escritório deve fazer memso muito pouco ruido.

E a calha ? O que me aconselham ? Devo pedir ao Ramirezi ?

Estava a pensar no fundo colocar levar um pouco de humus ou de outro substrato fértil e depois ponho akadama (devo juntar água e algum akadama do outro aquário maior; passo para lá o tronco com musgo de java e uma anúbia, para começar).

Agradeço sugestões. Logo que possa ponho fotos.

Publicado:

PS = Outra hipótese era usar o meu filtro Eheim 2213 do aqua de 115 L e comprar um melhor para esse. Uma coisa mais potente que pudesse mais tarde usar ainda numaqua maior...que filtro ? JBL cristal profi ? Fluval ? ou Eheim ? São as melhores marcas que conheço.

Também vi um filtro interno ( marca ? chinesa ?) que era para aquas de 100-200 L e vinha já com UV incorporado só custando 48 Euros . Dá para confiar ?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!