Escalares com a 1ª postura


Luis Dores

Recommended Posts

Olá a todos, tenho um "suposto casal" de escalares, digo "suposto", 1º porque não assisti à postura e 2º os ovos fungaram todos... e eles estão a "comer" os ovos a pouco e pouco, no entanto ainda estão no cone cerca de 50, estão todos fungados, não sei se por não ter colocado "azul de metileno" se por o macho não ter feito o suposto.... a postura foi realizada na terça á tarde(dia 23) e eram ai uns 300, ontem já estavam todos brancos e com fungos...

 

Devo limpar eu os ovos fungados ou deixar a natureza seguir o seu rumo?

 

Já agora para quando devo esperar uma 2ª postura? O casal está isolado num cubo 40x40x40 só vidro com filtro de esponja e tenho feito TPAs de 5 Ltrs por dia.

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não convém muito ter os pais junto dos filhos ao inicio mas isso vai de casal para casa.Por vezes parece que os ovos fungaram todos mas não,passado 2 dias eclodem e ai já vês as caudas deles a movimentaram-se e é sinal que se safaram alguns.O tempo de intervalo de postura vai de casal para casal sendo que é aproximadamente 1 semana.

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas dicas, afinal eles já limparam o cone!!

 

Não sei se será um casal ou não... separei-os do comunitário por estarem sempre juntos a um canto e não deixarem mais nenhum chegar perto dessa zona, vou tentar acompanhar a próxima postura para ver se será um casal ou não... logo se vê... afinal foi a 1ª postura e pelo que já li as 1ªs posturas são sempre complicadas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode não ser um casal tambem... uma vez que fungaram todos é sinal que em principio o macho não fez o seu trabalho, logo podemos estar na presença de duas femeas, mas é apenas uma possibilidade.. é aguardar pela proxima a ver como corre! ;)

 

Viva estou contigo Sonia!

Com fotos seria mais facil mas por experiência propria, segundo a tua descrição o mais certo é serem duas femeas

Tens de reparar na altura (antes e depois) da desova no "orgão reprodutor" do "casal"

 

Um abraço

 

Boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... o problema é que sai de casa bem cedo e estava tudo normal, quando voltei no mesmo dia mas já tarde os ovos estavam lá mas nenhum dos escalares tinham os "orgãos reprodutores" expostos....

 

Alguem me sabe dizer quanto tempo os respectivos orgãos ficam expostos??

 

Mais uma vez obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Passados 15 dias já tenho nova postura, pelos orgãos reprodutores tudo indica serem um casal, um tem o que parece ser o "ovopositor" (tubinho largo e inclinado para trás) o outro mais pequeno tudo indica ser um macho pois parece ter um "espermoduto" (tubinho fino e inclinado para a frente), no entanto não consegui acompanhar a postura....

 

Desta vez coloquei Azul de Metileno, vamos ver se se confirma ser mesmo um casal....daqui por uns dias já confirmo....

 

A postura é bem maior que a primeira..... vamos ver se não me engano e tenho mesmo é duas femeas....

 

A postura foi efectuada esta tarde, quando posso esperar ver rabinhos a "dar-a-dar" ? isto se tiver mesmo um casal claro....

 

Obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Cada vez que vejo escrito algo sobre posturas de escalares, vem sempre a eterna resposta: Adicionar azul de metileno!

 

Epá... sou eu que tenho sorte, pelo facto de não ter usado azul de metileno e já ir na 7ª postura onde os ovos fungados são a tender para os 2%, sendo numa das posturas de 0% ?? :D

 

EStá bem que apenas aproveitei a 7ª (a última), mas todas as restantes vingaram até os alevins nadarem livremente e serem comidos por outros peixes (os pais por mais proteccionistas não conseguiam estar em todo o lado ao mesmo tempo).

 

Agora pergunto:

Será o azul de metileno (ou outro produto fungicida) essencial???

Os fungos costumam atacar assim tanto os ovos??

Não se tratará apenas de ovos não fecundados (nem todos os machos são exímios...) e que nada tem a ver com fungos??

 

É que não tenho constatado qualquer alastramento de ovos "brancos" (que seria suposto, tratando-se de fungos) no meio das posturas...

 

Isto é uma questão que me intriga. Se alguem souber responder fundamentadamente, agradecia. :D

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não uso azul de metileno, uso só pedra difusora para oxigenar e tenho tido posturas com muito sucesso! Realmente não me posso queixar mesmo nada :-D

 

É algo que fica ao critério de cada um! Mais importante que o azul de metileno, é o uso da pedra difusora, isto na minha opinião claro!

 

Também partilho essa mesma opinião... podem se tratar de ovos não fecundados de facto, mas também estou como tu não tenho certeza, apenas acho que tem mais lógica ser assim, nos casos em que poucos ovos ficam brancos! Que é o que normalmente me acontece, no máximo aparece me 10 ovos brancos!

Editado por Sonia Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não uso azul de metileno, uso só pedra difusora para oxigenar e tenho tido posturas com muito sucesso! Realmente não me posso queixar mesmo nada :-D

 

É algo que fica ao critério de cada um! Mais importante que o azul de metileno, é o uso da pedra difusora, isto na minha opinião claro!

 

Também partilho essa mesma opinião... podem se tratar de ovos não fecundados de facto, mas também estou como tu não tenho certeza, apenas acho que tem mais lógica ser assim, nos casos em que poucos ovos ficam brancos! Que é o que normalmente me acontece, no máximo aparece me 10 ovos brancos!

 

Viva,

 

Eu não uso pedra difusora pois os pais fazem esse trabalho! ;) Mas isso sou eu que parece que tive sorte com o casal e que faz o trabalhinho todo na perfeição.

 

Pois eu estou inclinado ( embora sem qualquer suporte técnico...) que os ovos ditos "fungados", na maioria das vezes não passam de ovos "golos" (não fecundados). Mas trata-se apenas da minha intuição, pois de ovíparos é a minha 1ª experiencia (este casal de escalares a reproduzir).

 

Eu, já vou para 2 anos que não utilizo qualquer composto quimico nos peixes. Apenas água, filtro e alguma atenção em sintomas que os peixes podem apresentar... E todos esses sintomas desaparecem melhorando a qualidade da água. omg

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi referido aqui por várias pessoas, acho que o mais importante mesmo é ter-se um bom casal, se isso se verificar é meio caminho andado, é só ter-se atenção aos parâmetros da água que eles fazem o resto....

 

Quanto á pedra difusora, coloquei ontem perto da postura para ajudar a oxigenar, no entanto tenho visto os dois escalares a fazerem tb esse trabalho...

 

Hoje demanhã quando sai de casa já tinha cerca de 20 ovos fungados, são uma pequena percentagem, mas vamos ver se é desta que confirmo ter um casal ou não....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal :shock:

 

Quanto ao Azul de metileno, tenho reparado que os ovos que não são fertilizados fungam, isto porque nas primeiras posturas normalmente fungam muitos ovos e depois tal deixa de acontecer, quando os pais têm mais experiência.

 

Eu normalmente nas primeiras posturas meto azul de metileno, e depois deixo de meter, mesmo para não estar a "carregar" os pais de quimicos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de chegar a casa e tive uma surpresa! Mais uma postura... lindo! :D ::D:

 

Não pode haver melhor prenda de aniversário não acham (sim eu faço anos hoje)? Ainda dizem que os animais não entendem nada! 8)

Editado por Sonia Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de chegar a casa e tive uma surpresa! Mais uma postura... lindo! 8)::D:

 

Não pode haver melhor prenda de aniversário não acham (sim eu faço anos hoje)? Ainda dizem que os animais não entendem nada! :D

 

Parabéns (de novo :D )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Sónia, bela prenda!!!

 

Quanto ao meu casal, está confirmado, é mesmo um casal, ontem quando cheguei a casa tinha cerca de 30 rabinhos a abanar... :lol: , os pais recolocaram-nos na outra parte do cone, sem duvida é fantástico ver os pais a cuidarem dos pequenos e se algum se solta do cone, vão logo busca-lo e recoloca-lo no sitio....

 

Como a postura foi feita no dia 07-10-2008, considero esse o "dia 0"(zero), os ovos eclodiram então no "dia 2"(09-10-2008), devem começar a nadar divremente no "dia 7" ou seja 14-10-2008, devo então colocar artémia a eclodir um ou dois dias antes, ou seja no "dia 05/06"...

 

Como é a primeira vez que tenho uma postura de escalares com alevins, queria confirmar que é assim que devo fazer, já sei que se fizer asneira devo perde-los todos... espero que não!!

 

Obrigado,

Editado por Luis Dores
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de chegar a casa e tive uma surpresa! Mais uma postura... lindo! :-D ;)

 

Não pode haver melhor prenda de aniversário não acham (sim eu faço anos hoje)? Ainda dizem que os animais não entendem nada! 8)

 

 

 

Viva mais vale tarde que nunca PARABENS Sonia!

Um abraço para o Bruno

 

Quanto ao Luis Dores tambem está de parabens nasceram os meninos :-D

Na minha opinião o mais importante relativamente aos ovos fungados é a qualidade da água, paciência do aquariofilista e claro ter sorte com o casal

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Hugo! O abraço será entregue ;)

 

Já agora, diz me qual é a loja de que falaste ao Bruno, que tem maioritariamente escalares, estou curiosa para lá passar!

 

 

 

Viva!

 

 

A loja chama-se biomaris anteriormente era natantia tem uns peixinhos muito fixe com preço em conta, chegaram á pouco tempo umas corys todas pretas muito bonitas nunca tinha visto é perto do fantasporto/lumiere passa lá acho que vais gostar

 

Cumps

 

Hugo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais