technic Publicado Julho 29, 2004 Share Publicado Julho 29, 2004 Tenho um aqua de 108lts, 900 x 300 x 400 mm queria saber qual o biotopo ideal para colocar lá um casal de discus... A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisRomao Publicado: Julho 29, 2004 Share Publicado: Julho 29, 2004 ola technic, se a tua intensão é tentar fazer criações então não necessitas de nada no aquario, só o vidro do aquario, um filtro com um débito de agua fraco e um cone de barro ou algo similar Cumprimentos Luis Romao Luis Romão www.clubediscus.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
technic Publicado: Julho 29, 2004 Autor Share Publicado: Julho 29, 2004 olá romão... e achas que chega mesmo isso pra fazer criação??? nem plantas nem nada??? qual o pH ideal?? e o sustracto não é necessário?? quanto tempo é que têm que ter os discus até se começarem a reproduzir??? A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisRomao Publicado: Julho 30, 2004 Share Publicado: Julho 30, 2004 por norma todos aqueles que criam discos regularmente usam o processo que foi descrito no post anterior, é desaconselhavel o uso de areaõ já que muitas vezes os alevins caem do cone e se houver areao os pais não os conseguem apanhar, os discus por norma começam a reproduzir-se ao fim de +/- 18 meses. Cumprimentos Luis Romão Luis Romão www.clubediscus.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruitaborda Publicado: Julho 30, 2004 Share Publicado: Julho 30, 2004 Ola Tecnic Só queria acrescentar mais qualquer coisa do que foi dito pelo Romão. Eu tenho 5 casais nas seguintes condições: 1 - A capacidade de cada aquario é + - 100 l. 2 - Cada aq. tem a funcionar um filtro de esponja e um filtro externo de 350 l.Hora. 3 - São aq. totalmente nus, contendo cada o seu termostato e termometro, e respectivo cone ou um tubo PVC que permita a desova. 4 - Quando pervejo que vai haver uma desova (pelo começo de limpeza do cone) desligo o filtro exterior fincando só o de esponja a funcionar. Se assim faço é para evitar o mais possivel qualquer agitação na água para quando o macho fecundar os ovos o esperme não seja desviado. 5 - Depois de verificar que os ovos foram fecundados ou então que não há mais desovas ligo novamente o filtro exterior tendo o cuidado de dirigir a saída da agua do filtro para o mais longe possivel dos ovos. 6 - Quando começo a ver os alevins a mexer volto a desligar o filtro exterior para que os mesmos não tenham dificuldade de ir ter com os pais para sugar o muco segregado que será a alimentação durante os preomeiros dias. 6 - Quanto aos parametros da água varia de casal para casal no entanto procuro que a mesma tenha: PH = 6 a 6,8 (Por vezes ainda mais baixo) TEMP. = 28/29º COND. = 100 a 130 ms GH = 2/5 NH3 = O mai baixo possivel Se por acaso vejo que pode haver a possibilidade a ataque de fungos, uso o azul de mitylene que ajuda a desinfectar a água. Como disse é debaixo destas condições que tenho os meus casais. Nesta altura tenho 2 casais com os seus alevins à volta com diferença de idades de + - 15 dias. No entanto como não me considero o sabição e só sei que nada sei, agradecia que quem tenha mais conhecimentos desse a sua opinião. Até sempre Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
technic Publicado: Julho 31, 2004 Autor Share Publicado: Julho 31, 2004 Olá Rui desde já agradeço a tua pronta resposta e precisa... eu queria fazer criação e ao mesmo tempo ter um aquario decorado, achas que pode ser impossivel fazer criação e ter um substracto, algumas rochas e umas plantas??? A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruitaborda Publicado: Julho 31, 2004 Share Publicado: Julho 31, 2004 Ola No mesmo aquario acho impossivel por diversas razões: 1 - Depois desova os restantes habitantes arranjarão maneira de comerem essa desova e se por acaso nascerem os alevins então é um ataque serrado de tal maneira que os pais não podem defende-los. 2 - Os pais quando começam a limpar o sitio aonde querem desovar precisam de muita calma e pouca intervenção quer interna, quer externa pois quado se trata da 1ª desova por vezes o dono fica mis nervoso que os próprios peixes o que por vezes leva a estes comerem as desovas. Agora se o aquario for grande e que possa ser dividido então conselhava que a parte aonde ficar o casal, ficasse conforme o que já foi descrito e a outra parte então ficasse a nosso gosto. É certo que a estética aonde o aquário está colocado tambem tem de ser levado em conta. Mas se vai iniciar agora procure ter além do aquario e todos os aparelhos necessários ter um vidro para que quando notar que o casal vai começar a desovar (pela limpeza do local aonde querem desovar), então isola-os com esse vidro. Por vezes torna-se dificil. Neste caso não posso ser muito preciso, pois tenho todos os aquarios num anexo que me permite fazer mil e uma coisa, pois é um local que é só meu e não me preocupo com a estética mas sim com coisas praticas para o fim em vista. E, já agora vai comprar ou obter um casal já formado? Tem a certeza de que é um casal com provas já dadas? Desculpe esta pergunta a experiência e os barretes que já enfiei e os conselhos de outros creadores mai experientes, existe uma máxima de que "QUE QUEM TEM UM BOM CASAL E QUE SE REPRODUZ COM FACILIDADE NUNCA SE DEFAZ DELE POIS SE É BOM FICAMOS COM ELES". Agradecia a opinião de outros creadores pois estou receptivo as boas opiniões, porque sei que nada sei e que anseio a aprender mais. Até sempre Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
technic Publicado: Agosto 5, 2004 Autor Share Publicado: Agosto 5, 2004 não... ainda não tenho o casal, mas ando á procura dele... quando falei num aquario com plantas e rocha não era uma aqua comunitario, mas sim só para o casal de discus,,, A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruitaborda Publicado: Agosto 5, 2004 Share Publicado: Agosto 5, 2004 Ola Technic Eu tenho os aquarios com os casais totalmente nus. Mas também tenho um aquario (para formar casais) de 450 l. que é plantado e com troncos. Mas este aquario tem cerca de 12 discos e o fim é formar os casais. Além dos toncos tenho tambem algumas plantas mais para criar ambiente e ppropocionar escondorijos proprios para eu poder notar se algum futuro casal se isola e faz o inicio de desova. Já tenho presenciado a diversas desovas mas que não dou valor, não só por não ter mais espaço para um novo casal como também não ter a certeza de se tratar de um macho e uma femea. Por outro lado ao fim de tantos anos estou a ficar um pouco cansado com a preocupação e atenções que se deve ter com os alevins. Por exemplo quero ir dar uma volta (pelo menos uma semana) com a minha mulher e ainda não sei como irá ser com a alimentação dos alevins, cerca de 80. Certamente ou não vou ou então metade pelo menos vão morrer. Quanto à sua pergunta aconselhava que colocasse um ou dois troncos (que podem servir até para a desova) e algumas plantas, mas....... artificiais dissimoladas entre os troncos. Devido ao preço que certamente vai pagar por ser um casal aconselho-o a comprar a uma pessoa responsavel ou então verificar que esse casal já desovou e se nasceram os alevins. Porque eu tenho infelizmente casais que desovam e mais nada. Ou são duas femeas ou o macho é esteril e os ovos nunca se reproduzem. E não se esqueça do sublinhado na minha mensagem anterior. Até sempre Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruitaborda Publicado: Agosto 5, 2004 Share Publicado: Agosto 5, 2004 Ola Para fazer uma ideia do meu aquario para os acasalamentos vou tentar passar duas fotos: E agora duas fotos de dois casais: Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
technic Publicado: Agosto 7, 2004 Autor Share Publicado: Agosto 7, 2004 não poderei comprar dois discus ( casal ) pequenos ainda??? ficam mais baratos... sabes onde posso arranjar?? A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ruitaborda Publicado: Agosto 8, 2004 Share Publicado: Agosto 8, 2004 Ola Technic Não. Repare que para conseguir um casal e, se tiver sorte terá de criar pelo memos 6 discus pequenos. Só a partir da idade de +- 1 ano ou mais é que poderá haver um acasalamento. Repare no tamanho dos meus discus que estão inseridos no aquario a ver se acasalam. Até sempre Rui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts