Biotopo para casal de discus


technic

Recommended Posts

ola technic, se a tua intensão é tentar fazer criações então não necessitas de nada no aquario, só o vidro do aquario, um filtro com um débito de agua fraco e um cone de barro ou algo similar

 

Cumprimentos

Luis Romao

Luis Romão

www.clubediscus.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá romão...

 

e achas que chega mesmo isso pra fazer criação??? nem plantas nem nada??? qual o pH ideal?? e o sustracto não é necessário??

quanto tempo é que têm que ter os discus até se começarem a reproduzir???

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por norma todos aqueles que criam discos regularmente usam o processo que foi descrito no post anterior, é desaconselhavel o uso de areaõ já que muitas vezes os alevins caem do cone e se houver areao os pais não os conseguem apanhar, os discus por norma começam a reproduzir-se ao fim de +/- 18 meses.

 

Cumprimentos

Luis Romão

Luis Romão

www.clubediscus.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Tecnic

Só queria acrescentar mais qualquer coisa do que foi dito pelo Romão.

Eu tenho 5 casais nas seguintes condições:

1 - A capacidade de cada aquario é + - 100 l.

2 - Cada aq. tem a funcionar um filtro de esponja e um filtro externo de 350 l.Hora.

3 - São aq. totalmente nus, contendo cada o seu termostato e termometro, e respectivo cone ou um tubo PVC que permita a desova.

4 - Quando pervejo que vai haver uma desova (pelo começo de limpeza do cone) desligo o filtro exterior fincando só o de esponja a funcionar. Se assim faço é para evitar o mais possivel qualquer agitação na água para quando o macho fecundar os ovos o esperme não seja desviado.

5 - Depois de verificar que os ovos foram fecundados ou então que não há mais desovas ligo novamente o filtro exterior tendo o cuidado de dirigir a saída da agua do filtro para o mais longe possivel dos ovos.

6 - Quando começo a ver os alevins a mexer volto a desligar o filtro exterior para que os mesmos não tenham dificuldade de ir ter com os pais para sugar o muco segregado que será a alimentação durante os preomeiros dias.

6 - Quanto aos parametros da água varia de casal para casal no entanto procuro que a mesma tenha:

PH = 6 a 6,8 (Por vezes ainda mais baixo)

TEMP. = 28/29º

COND. = 100 a 130 ms

GH = 2/5

NH3 = O mai baixo possivel

Se por acaso vejo que pode haver a possibilidade a ataque de fungos, uso o azul de mitylene que ajuda a desinfectar a água.

Como disse é debaixo destas condições que tenho os meus casais. Nesta altura tenho 2 casais com os seus alevins à volta com diferença de idades de + - 15 dias.

No entanto como não me considero o sabição e só sei que nada sei, agradecia que quem tenha mais conhecimentos desse a sua opinião.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui

 

desde já agradeço a tua pronta resposta e precisa... eu queria fazer criação e ao mesmo tempo ter um aquario decorado, achas que pode ser impossivel fazer criação e ter um substracto, algumas rochas e umas plantas???

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

No mesmo aquario acho impossivel por diversas razões:

1 - Depois desova os restantes habitantes arranjarão maneira de comerem essa desova e se por acaso nascerem os alevins então é um ataque serrado de tal maneira que os pais não podem defende-los.

2 - Os pais quando começam a limpar o sitio aonde querem desovar precisam de muita calma e pouca intervenção quer interna, quer externa pois quado se trata da 1ª desova por vezes o dono fica mis nervoso que os próprios peixes o que por vezes leva a estes comerem as desovas.

Agora se o aquario for grande e que possa ser dividido então conselhava que a parte aonde ficar o casal, ficasse conforme o que já foi descrito e a outra parte então ficasse a nosso gosto.

É certo que a estética aonde o aquário está colocado tambem tem de ser levado em conta. Mas se vai iniciar agora procure ter além do aquario e todos os aparelhos necessários ter um vidro para que quando notar que o casal vai começar a desovar (pela limpeza do local aonde querem desovar), então isola-os com esse vidro. Por vezes torna-se dificil.

Neste caso não posso ser muito preciso, pois tenho todos os aquarios num anexo que me permite fazer mil e uma coisa, pois é um local que é só meu e não me preocupo com a estética mas sim com coisas praticas para o fim em vista.

E, já agora vai comprar ou obter um casal já formado? Tem a certeza de que é um casal com provas já dadas?

Desculpe esta pergunta a experiência e os barretes que já enfiei e os conselhos de outros creadores mai experientes, existe uma máxima de que "QUE QUEM TEM UM BOM CASAL E QUE SE REPRODUZ COM FACILIDADE NUNCA SE DEFAZ DELE POIS SE É BOM FICAMOS COM ELES".

Agradecia a opinião de outros creadores pois estou receptivo as boas opiniões, porque sei que nada sei e que anseio a aprender mais.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não... ainda não tenho o casal, mas ando á procura dele...

 

quando falei num aquario com plantas e rocha não era uma aqua comunitario, mas sim só para o casal de discus,,,

A vida são dois dias e este pode já ser o terceiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Technic

Eu tenho os aquarios com os casais totalmente nus. Mas também tenho um aquario (para formar casais) de 450 l. que é plantado e com troncos.

Mas este aquario tem cerca de 12 discos e o fim é formar os casais. Além dos toncos tenho tambem algumas plantas mais para criar ambiente e ppropocionar escondorijos proprios para eu poder notar se algum futuro casal se isola e faz o inicio de desova. Já tenho presenciado a diversas desovas mas que não dou valor, não só por não ter mais espaço para um novo casal como também não ter a certeza de se tratar de um macho e uma femea. Por outro lado ao fim de tantos anos estou a ficar um pouco cansado com a preocupação e atenções que se deve ter com os alevins. Por exemplo quero ir dar uma volta (pelo menos uma semana) com a minha mulher e ainda não sei como irá ser com a alimentação dos alevins, cerca de 80. Certamente ou não vou ou então metade pelo menos vão morrer.

Quanto à sua pergunta aconselhava que colocasse um ou dois troncos (que podem servir até para a desova) e algumas plantas, mas....... artificiais dissimoladas entre os troncos.

Devido ao preço que certamente vai pagar por ser um casal aconselho-o a comprar a uma pessoa responsavel ou então verificar que esse casal já desovou e se nasceram os alevins. Porque eu tenho infelizmente casais que desovam e mais nada. Ou são duas femeas ou o macho é esteril e os ovos nunca se reproduzem.

E não se esqueça do sublinhado na minha mensagem anterior.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Technic

Não. Repare que para conseguir um casal e, se tiver sorte terá de criar pelo memos 6 discus pequenos. Só a partir da idade de +- 1 ano ou mais é que poderá haver um acasalamento. Repare no tamanho dos meus discus que estão inseridos no aquario a ver se acasalam.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais