Como fazer para mudar o sistema de iluminçao????


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Gostava de mudar a iluminação do meu aquario de 80L(tem actualmente 18w, queria meter 1 aqua-glo e 1 flora-glo) mas nao sei como o fazer pois o meu aquario traz de origem um sistema que so me permite colocar apenas uma lampada.. que soluções e que tenho para mudar pa um sistema de 2 lampadas, sendo o sistema original deste tipo .....

 

Pic_1842_4.jpg

 

Pic_1842_5.jpg

 

 

Abraços :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

ja tive esse dilema ha algum tempo. os aquarios que se vendem em kit da Aquapor trazem uma tampa de plastico opaco onde encaixa a "caixa" da lampada.

para acrescentar mais lampadas, tirei a tampa original, comprei um vidro com as medidas certas para encaixar na estrutura de plástico que há à volta do aquario e depois foi só pôr lâmpadas em cima.

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como a caixa é de plastico, colocares mais iluminação ai significa mais calor....o que pode afectar o plastico.

De qualquer modo aqui fica uma sugestão.

 

o teu sistema é amis ou menos assim

 

 

||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| --->reflector

| |-------------------------------------| | ----> apoios da lampadae lampada

------------------------------------------

|_____________________________| ---->calha metálica de suporte onde está o balastro

 

eu tirava a lampada e os apoios, dentro da calha metálica tirava o balastro e arrancador e colocava-lhe lampadas fluorescentes compactas(vulgo: economizadoras ) do tipo daylight

 

Para isso comprava casquilhos com "apoio mural" para aparafusar à calha metálica e fazia as ligações electricas por dentro da calha metálica. Podes aproveitar directamente o fio que vai ter á calha.

 

tentava meter ai pelo menos 2 e talvez se consigam por 4, mas com 4 vais ter de arranjar uma solução de arrefecimento.... senão derrete-te o plastico. por exemplo um transformador de 12V e 1 ou duas ventoinhas de pc.

 

com 2 lampadas consegues por cerca de 30W o que devem corresponder a 35W de fluorescente... com 4...o dobro :wink:

 

Não é tão complicado como parece, no entanto tambem não é muito simples, pensa é bem as coisas.

 

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala com o amigo Ramirezi ele é do melhor em ilumincação, eu tenho um aqua de 90l e tambem tinha uma de 18w.

Ele fez-me uma calha de 2x18w + 1x55w.

E arranja o material muito em conta.

Toma o MSN dele: ramirezi@netcabo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.