Água com muita Amónia


Recommended Posts

Á cerca de 2 semanas morreram no meu Áqua 2 Guppys, de imediato, fiz testes á agua e quando não é meu espanto estava com 8 valores de Ph e 10mg de Amonia (valor efectivo 0,53mg/l de amónia), de imediato fiz uma TPA a 50% passados dois dias 25% e mais 2 dias 25%! Passado uma semana verifiquei que o valor de 0,53mg/l de amonia se mantinha! Em consequencia voltei aos TPAs 50%, 25% e 25% adicionando durante dez dias 5 ml de nitrivec com um TPA de 50% ao 5.ºdia, mas não resultou. Já fiz testes á Água da rede que abastece a localidade e está normal (PH 8 e Amonico 0). O meu aqua está com 40L de água com 12 peixes ( 3 MollYs, 4 Viuvas, 3 GuppYs e 2 corys). Peço conselhos para regular os niveis da água no meu Áqua!

Editado por pegasus-jv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Á cerca de 2 semanas morreram no meu Áqua 2 Guppys, de imediato, fiz testes á agua e quando não é meu espanto estava com 8 valores de Ph e 10mg de Amonia (valor efectivo 0,53mg/l de amónia), de imediato fiz uma TPA a 50% passados dois dias 25% e mais 2 dias 25%! Passado uma semana verifiquei que o valor de 0,53mg/l de amonia se mantinha! Em consequencia voltei aos TPAs 50%, 25% e 25% adicionando durante dez dias 5 ml de nitrivec com um TPA de 50% ao 5.ºdia, mas não resultou. Já fiz testes á Água da rede que abastece a localidade e está normal (PH 8 e Amonico 0). O meu aqua está com 40L de água com 12 peixes ( 3 MollYs, 4 Viuvas, 3 GuppYs e 2 corys). Peço conselhos para regular os niveis da água no meu Áqua!

 

Boas

Há quanto tempo montaste o aqua?

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JMG, tenho o meu Àqua montado hà cerca de 2 meses! Tás a pensar em Pico de Amonia?

 

manueljaquim, limpei completamente o filtro à cerca de duas semanas, logo apos ver os valores e de terem morto os peixes!

 

Tilapia, os valores que indico para a amonia sao os constantes na tabela!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

JMG, tenho o meu Àqua montado hà cerca de 2 meses! Tás a pensar em Pico de Amonia?

 

manueljaquim, limpei completamente o filtro à cerca de duas semanas, logo apos ver os valores e de terem morto os peixes!

 

Tilapia, os valores que indico para a amonia sao os constantes na tabela!

 

Boas

Pode ter sido o ciclo mal feito.

Uma pergunto que filtro tens?

Boa Aquariofilia

Cumps JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para além do tipo de filtro, diz também o tipo de massas filtrantes (esponjas, lã de vidro, cerâmicas, etc...) e se as lavaste todas ou deixaste ficar alguma por lavar.

É que se as lavaste todas deste cabo da colónia de bactérias nitrificantes e estás práticamente a re-iniciar o ciclo.

 

Qual a frequência com que aspiras o fundo?

Cumps.

 

P.S.: por curiosidade, que marca de testes usas? Continuo a não entender os 2 valores. Vou tomar os 0,53 mg/l como o valor a ter em conta. Com esse pH a amónia (NH4) já se transformou na sua maioria em amoníaco (NH3), altamente tóxico.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tilapia A tabela é a quem vem no folheto do medidor de NH3 e NH4 da SERA, onde é relacionada a cor do resultado com o valor, no fim existe uma tabela ( relação PH com amonia que indica o valor de mg/l.

 

Á cerca de 15 dias lavei tudo por completo, e já pensando que dei cabo das bacterias comecei logo a utilizar a nitrivec da SERA para acelarar a nova colonia.

 

Na realidade nunca aspirei o fundo do Aqua.

 

Segundo as indicações na tabela medidora de amonia, o valor 0,53mg/l é já um valor de elevada toxicidade, aconselhando a TPA

 

JMG Utilizo um filtro interno constituido por lã filtrante (com fibras estáveis), Pré filtragem mecanica (a filtrar sujidades de maior dimensão) e o depurador biologico.

 

Realmente o ciclo pode não ter sido o melhor, comecei o Aqua 3 semanas sem vida, depois coloquei lá 2 corYs durante 1 semana com um plantado de 2 plantas, depois 3 GuppYs e 3 Mollys por fim passado 1 semana 4 viuvas.

 

manueljaquimCICLAR NOVAMENTE?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pois então aconselho-te vivamente a aspirar o fundo. Podes comprar um sifão manual em qualquer loja de aquariofilia.

É que essa "sujidade" é composta por matéria orgânica que se decompõe em amónia e daí em nitritos... Pode bem estar aí a origem desse valor de amónia.

 

O volume de massas filtrantes nesse filtro pode ser insuficiente para acolher o número de bactérias para consumir tanta amónia.

A somar ao pH alto, a sua toxicidade aumenta.

 

Por acaso não conheço o teste da Sera, daí a minha confusão. :?

 

Já agora esse depurador biológico é composto por quê?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tilapia O depurador biologico é composto por cilindros de ceramica.

 

Acho que vou fazer uma limpeza total do Aqua, vou transferir 50% da agua para outro aqua com os peixes e as plantas e depois mãos á obra! (Lavar areão, tronncos, adornos, paredes do Áqua e sistema de filtragem)!

Editado por pegasus-jv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tilapia (Domingo)Fiz TPA a 50%, lavei e fervi o areão, tronco e adornos, troquei e lavei filtros, só deixei as ceramicas intactas

(Segunda-feira) Fiz TPA a 50%.

(Terça-feira) Teste á água, a amonia reduzia para 1/10 no entanto o PH fez uma ligeira descida de 8 para 7,5! omg:( :-D HÁ MELHORIAS SIGNIFICATIVAS :evilbat:helpbang

Mas ainda vou fazer mais uma TPA, amanha de 25% OBRIGADO PELO CONSELHO!

O areão tava que não se podia, estava nausiabunto, ao ponto de o lavar em diversas águas a ferver. Os meus FIXES são uns survivers!!

Editado por pegasus-jv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.