Espessura do vidro


Recommended Posts

Ola

 

Bem, estou a pensar em fazer uma nova montagem, 300 litros, pelas medidas de 120C,50L e 50A, até as dimensões e o espaço aqui em casa ja foram aprovados, agora falta os vidros, ou melhor, a espessura deles, para um aquario de 1200 mm de comprimento e 500 mm de altura, estive a pesquisar, e 10 mm seria seguro , mas também li, que se instalarmos travas francesas a espessura pode diminuir bastante, assim como os custos, aqui tenho travas de 5 cm pra cada lado, e colocaria em todos os lados do aquario, em baixo e em cima, poderia ser um vidro de 8 mm ? e ainda colocaria duas daquelas placas de vidro em cima do aquario, que fazem tipo uma ponte, ligando um vidro ao outro, empedindo que se abram !

Editado por Pedroon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nada mais bonito q um aqua sem traves, mas gostos são gostos...

O meu tem bastantes traves, todos o tipo, e acredita q só o tem devido à sua altura 80cm senão era todo aberto para as plantas crescerem à vontade.

Mas o aqua é teu e tb as suas decisões.

Abraço

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho um aqua 120*50*40 em vidro de 10mm e sem travas e aguentesse perfeitamente mas esse teu são mais 60lt o mais aconselhado é o vidro de 10mm quanto as traves fazes o aqua sem travas vais enchendo lentamente e medindo o seu abaulamento logo vês se precisa ou não de travas

Cumps

Délio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto ao gosto, com certeza não se discute, cada um deve ter o seu !

 

eu, particularmente, acho mais bonito um aquario cercado de travas metálicas, mais, isso não se discute !

 

Acho que vou fazer de 8mm mesmo, pois com o dinheiro economizado posso comprar outra coisa para o aqua !

 

bem, acho que essa deva ser minha decisão, estive a pesquisar alguns gráficos, e la mostram que 8mm é o suficiente para um aquario sem travas !

 

entao, acho que da sim !

 

Até mais !

 

Se o projeto se concretizar, posto fotos da montagem e evolução do aquario !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

120 x 50 x 50 é igual ao meu.Tem vidro de 0.8mm com traves francesas e nem se nota 1mm de abaluamento e está assim há 2 anos.Poupas muito dinheiro , força ai

 

imagem009in7.jpg

 

 

Se bem que aqui está sem tampa,sempre o enchi até cima e sem quaisquer problemas.

 

edit: vi que vais fazer em 8mm sem traves e se viste isso a dizer que não tinha problemas estás enganado pois enchi-o sem traves e no dia seguinte tinha um bocado de "barriga" por isso só vais ter trabalho se o fizeres sem traves é que vais enche-lo 2 vezes.

Editado por Pai_Natal81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola !

 

Bem, vou fazer em 8 mm sim, mais com travas parecidas com a sua em cima do vidro, e vou colocar canaletas nos encontros dos vidros, canaleta é o nome que se fala aqui no brasil para aquelas estruturas metalicas em forma de L que se colam nos encontros dos vidros reforçando a estrutura !

 

Agora, vou combinar com o vidraceiro e ver quanto fica ! imagino eu que saia em torno dos 500 reais aqui, ai em portugal é a libra, um pouco menos por ai !

 

depois de adquir o aquario, penso eu no móvel ! tera de ser uma estrutura muito reforçada mesmo não ?

 

Fiz um projeto aqui de um móvel para meu aquario de 112 litros, mais se aumentar as medidas e reforçar as colunas, penso eu que poderia servir o mesmo projeto !

 

Vou ver se posto aqui !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Cá é ao Euro e não libra.Libra é na Inglaterra.A estrutura não é preciso nada exagerado,tem que aguentar uns 350Kg.Se quiseres posso deixar cá foto do meu móvel para veres.Eu cá não gosto desses reforços em L,acho feio e quase nada ajuda mesmo mas é apenas o meu gosto pessoal se tu gostas segue com isso :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Me desculpe pelo grave erro

 

Bem, a idéia até agora seriam umas 6 colunas, 2 em cada lateral, e 2 no meio, separando as portinhas, depois do esquelo do móvel pronto, o fecharia todo com chapas de madeira, e depois com as portinhas, do lado do móvel, acloparia uma espécie de prateleira, com 3 andares, para colocar coisas que uso com frequencia, como testes e comida, o móvel teria 1,10 cm de altura, junto com o aquario, que é 50 cm, daria um total de 1,60 cm, acho eu uma altura boa para visão e manutenção ! ( Tenho quase 1,90 de altura )

 

Por enquanto é so, falei com o vidraceiro, dei as medias e os 8 mm de vidro, ele ficou pra fazer o preço, mais acho que não saia por menos de 400 $,ou 150 £

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá caro amigos,

 

Montei um Aqua com as dimenções de 90x30x40 com vidro de 6mm, mas sei que não é suficiente e estou a pensar aplicar-lhe uma trava de 10cm ao meio do Aqua.

 

O Aqua vai aguentar???

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá caro amigos,

 

Montei um Aqua com as dimenções de 90x30x40 com vidro de 6mm, mas sei que não é suficiente e estou a pensar aplicar-lhe uma trava de 10cm ao meio do Aqua.

 

O Aqua vai aguentar???

 

Obrigado

 

Boas

 

se colocares umas travessas francesas dá na boa ,não tens qualquer problema.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o tanque do meu aqua tem vidro de 8mm, e leva 260 litros, esta a funcionar há mas de um mês e não tem qualquer problema de embaulamento, acho que devias acabar o tanque sem qualquer trave, enches durante uns tempo e logo vês do que precisas, mas se gostares de por traves, é mais rápido. "A rapidez é inimiga daperfeição."

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

se colocares umas travessas francesas dá na boa ,não tens qualquer problema.

 

Cpts

 

 

Pois mas a minha ideia é ter menos travas possiveis. Um aquario fica bem mais bonito sem elas.

Vou fazer uns testes 1º e ver como corre.... :angry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.