Condições mínimas para ouriços durante 1 semana


Luís Lampreia

Recommended Posts

Caros aquariofilistas

 

Sou professor de Biologia e preciso arranjar uns ouriços e mantê-los vivos. Pretendo realizar uma actividade em que se estimulam os ouriços a libertar os respectivos espermatozoides e ovos e, no fim, espero que ainda estejam vivos e possa libertá-los.

 

Agradecia que me indicassem, se souberem, um lugar acessível na Península de Setúbal onde eles ainda existam e quais as condições mínimas que devo ter para garantir a sua sobrevivência durante 1 ou 2 semanas.

 

Tenho disponíveis: 1 aquário de 50l, 1 bomba de circulação.

Considerando naturalmente que vou buscar água ao mar qual a frequência com que devo fazer as trocas de água e em que %?

Refrigeração da água é que eu não consigo fazer.

 

Agradeço desde já a vossa atenção

 

Luís Lampreia

 

P.S.: Não fui pesquisar muito porque me parece que será dificil encontrar resposta para esta situação limitada a 1 ou 2 semanas. O que encontrei explica a manutenção dos seres vivos de forma prolongada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Luis,

Primeiro que tudo, a localizacao dos ditos. Em Sesimbra, Portinho, etc., encontras bastantes ouricos. Se fores a Figueirinha, leva sacos de batatas para trazeres cheios de ouricos. Como professor de Biologia, deves saber que a reproducao dos ouricos se faz neste mes de Setembro em que estao ovados, e Outubro.

Para manteres os ouricos, precisas de rochas com algas, a base de alimentacao deles. Nao tendo escumador, vais ter que fazer Tpa's regulares de cerca de 20% do volume do aquario todas as semanas. Quanto a refrigeracao, e facil. Congelas garrafas de agua de 1/2 litro e colocas uma de cada vez a boiar ate derreter o gelo, altura em que trocas por outra. De notar que nao convem encher totalmente as garrafas para nao rebentarem.

Mais alguma duvida, pergunta.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo,

 

É por se estarem a reproduzir agora que escolhemos fazer agora a experiência, o problema era arranjá-los e mantê-los.

Em anos anteriores chegou a ser um pescador que os arranjou, mas por fim morriam.

 

Pelo que dizes não vai ser complicado manter os ouriços uma semana, mas duas será dificil porque ao fim-de-semana é impossível entrar na escola. Vou programar as experiências de forma a despachar tudo em uma semana e no fim-de-semana devolve-los ao mar (vamos ver se sobrevivem).

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais duas questões

 

Quantos ouriços poderei colocar num áqua de 50 l durante 1 semana sem tpa?

Qual a temperatura adequada e a máx tolerável?

 

Agradeço desde já vossa ajuda

 

Já começo é a pensar em fazer um áqua de 100l (com vidro usado), só que depois passa a ser mais um mono na sala.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais duas questões

 

Quantos ouriços poderei colocar num áqua de 50 l durante 1 semana sem tpa?

Qual a temperatura adequada e a máx tolerável?

 

Agradeço desde já vossa ajuda

 

Já começo é a pensar em fazer um áqua de 100l (com vidro usado), só que depois passa a ser mais um mono na sala.

 

Boas, Luis,

Num aquario de 50 litros, consegues " enfiar " 6 ouricos. Quanto a temperatura, ja tive ouricos em Reef's a 26 graus. No entanto, a agua devera estar nos 15, 16 graus, sob pena de nao se efectuar o vosso proposito, a reproducao. Quanto ao fim-de-semana, eles aguentam-se. No entanto, existe o problema da temperatura, que podera ser ultrapassado com uma ventoinha de sala apontada directamente para a agua. Nao vai resfriar tanto, mas, nao deixa subir tanto a temperatura.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo

 

Estive e pensar melhor e vou usar dois aquários de 54 l que neste momento têm guppys, desloco-os temporariamente. Em casa vou usar duas bombas de circulação em dois baldes de 20l.

 

No fim-de-semana tenho que ir a Sesimbra e Arrábida confirmar se os ouriços estão acessíveis ou se tenho que ir ao Cabo Raso procurá-los.

 

Luís

Editado por Luís Lampreia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo

 

Estive e pensar melhor e vou usar dois aquários de 54 l que neste momento têm guppys, desloco-os temporariamente. Em casa vou usar duas bombas de circulação em dois baldes de 20l.

 

No fim-de-semana tenho que ir a Sesimbra e Arrábida confirmar se os ouriços estão acessíveis ou se tenho que ir ao Cabo Raso procurá-los.

 

Luís

 

Boas, Luis,

Em qualquer sitio onde haja rocha, ha ouricos. Na mare vazia, sao facilimos de apanhar. Entretanto, depois queremo fotos e a descricao de como tudo correu.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá arranjámos os ouriços, ontem, fora da Reserva Marinha Luís Saldanha. Estimulámo-los a libertar gâmetas e libertámo-los hoje. Vivos.

 

Mantivemos 6 ouriços em 130 l de água do mar com duas bombas a fazer circular a água. Não conseguimos arrefecer a água porque não colocámos água a congelar a horas, já que não estava previsto que os trouxessemos ontem.

 

Concluímos que de facto não tínhamos condições para manter os ouriços por mais dias. Estes já estavam a perder actividade, a água estava turva e a 24ºC.

 

A experiência resultou bem, pudemos observar embriões com 2 e mais células, até ao estádio de mórula e blastocisto. Só é pena não termos forma de manter os embriões para observarmos os estádios de desenvolvimento larvar.

 

Obrigado pela vossa colaboração.

 

Luís Lampreia

 

P.S.: Será que se consegue adaptar um "refrijerador" (não sei como se chama a máquina que produz o frio) de um frigorífico para arrefecer a água do aquário? (desmontar o frigorifico e aproveitar a máquina com a sonda de temperatura, regulador e tubagens de passagem do gás?).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S.: Será que se consegue adaptar um "refrijerador" (não sei como se chama a máquina que produz o frio) de um frigorífico para arrefecer a água do aquário? (desmontar o frigorifico e aproveitar a máquina com a sonda de temperatura, regulador e tubagens de passagem do gás?).

 

 

Luis e bom saber que não houve morte dos ouriços.

 

Existe no mercado refrijeradores proprios para aquarofilia, com a parte do frigorifico e possivel mas é dificil de modificar e tem alguns contras, com exemplo as serpentinas com o tempo vão ganhar ferrugem e passar cobre e mateais pessados para a agua, podem romper e libertar o gas para a agua. Tens uma opção de um dyd com maquinas de imperial onde tens de trocar a serpentina por um tubo de silicone.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo

 

Não tinha pensado em colocar a serpentina do frigorifico dentro do áqua (acima de tudo porque nem conheço o sistema) mas tinha imaginado que pudesse fazer a água do áqua circular noutro tubo metálico que entraria em contacto com essa serpentina (com o sistema que existisse) e fazer assim as trocas de energia. Por exemplo para construir um painel solar pode-se soldar um tubo de cobre numa chapa e assim existe transferência de calor da chapa para o tubo de cobre.

 

Estava só a ver se podia fazer alguma coisa de borla para usar na escola, já que lá não há dinheiro para estas coisas. O da máquina da imperial não conheço, posso investigar. Fica dispendioso?

 

P.S.: Ando a arranjar sarna para me coçar.

 

 

Obrigado

 

Luís Lampreia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava só a ver se podia fazer alguma coisa de borla para usar na escola, já que lá não há dinheiro para estas coisas. O da máquina da imperial não conheço, posso investigar. Fica dispendioso?

 

Se conseguirester a maquina de imperial e facil e ja esta feito, o mais dificil e mesma a teres...

 

E umas fotos dos ouriços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S.: Ando a arranjar sarna para me coçar.

 

Ai andas, andas... eh eh eh

 

Mas pensa assim... Se pelo menos, um só dos teus alunos se tornar num aquariofilista responsável e com futuro, é uma sarna que até vale a pena coçar :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Pelo menos o exemplo do respeito pela preservação tento dar, em especial dos que estão ainda na seu habitat. Quanto à aquariofilia insentivo sempre o recurso a exemplares reproduzidos em cativeiro.

 

Quanto à sarna, tenho que ter cuidado. Quando estas coisas começam a interferir com o tempo da família... não dá.

Relativamente às fotos, não fui eu que as tirei, de modo que estou ainda à espera delas.

 

Um abraço

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas, Luis,

´Peço desculpa por não ter acompanhado o Tópico devidamente, mas a vida no Futebol é bastante exigente a nível de tempo. Se no próximo verão estás a pensar fazer uma experiência idêntica, diz, que eu faço-te um esboço de um refrigerador eficaz e barato. Só tens que gastar dinheiro numa geleira de campismo e ir fazendo gelo.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais