Carlos Silva Posted September 16, 2008 Posted September 16, 2008 Boas Gostava de saber se a "aiptasia prague sun coral" é um coral mole raro em aquarios de recife e se é uma praga prejudicial. Vi umas fotos na net e o que tenho a multiplicar-se na rocha e por todo o areão no meu aqua é precisamente essa "planta".
Luis Rodrigues Posted September 16, 2008 Posted September 16, 2008 Tens fotos carlos? se for a tradicional aptasia, é uma praga das chatas. Matas com vinagres, kalk ou com produtos proprios para isso.
Carlos Silva Posted September 17, 2008 Author Posted September 17, 2008 Luis Em breve coloco fotos (tenho que pedir ajuda), mas para já parece-me que não há dúvidas porque é uma praga de aptasia. É castanha escura, com caule grosso, tipo calice esponjoso e oval no topo com as folhas tipo agulha a sair à volta do cimo do caule. Faço as reposições de água com kalk. Achas mesmo que devo pôr vinagre dentro do aquario? Tentar tirá-las uma a uma com pinça? Dá lá uma ajudinha.
Pedro Conceição Posted September 17, 2008 Posted September 17, 2008 LuisEm breve coloco fotos (tenho que pedir ajuda), mas para já parece-me que não há dúvidas porque é uma praga de aptasia. É castanha escura, com caule grosso, tipo calice esponjoso e oval no topo com as folhas tipo agulha a sair à volta do cimo do caule. Faço as reposições de água com kalk. Achas mesmo que devo pôr vinagre dentro do aquario? Tentar tirá-las uma a uma com pinça? Dá lá uma ajudinha. Não deves matar com pinça, pois todos os pedaços que ficam no aquário são 1 nova aptasia! O ideal é fazeres uma solução espessa de osmose com kalk e com uma seringa deitares essa solução para cima da aptasia. Atenção que se essa mistura for para cima de um coral, invertebrado, peixe....pode provocar problemas sérios, pois a solução é bastante forte! MEGA ARQUIVO
Luis Rodrigues Posted September 17, 2008 Posted September 17, 2008 O vinagre seria usado da mesma forma que o kalk. Se conseguires tirar as rochas e fazeres fora do aqua, melhor!
Ricardo Nuno Gouveia Posted September 17, 2008 Posted September 17, 2008 Se as aptasias não forem muito grandes, tens sempre a opção de meteres uns seticaudatas a trabalhar para ti... :-D
Recommended Posts