Pomacea bridgesii doente


Hugo Coelho

Recommended Posts

Boas,

 

tenho 3 ampulárias (Pomacea bridgesii) das quais umas delas não aparenta estar muito bem.

A todas estão a aparecer buraquinhos e algumas fissuras na concha, já tive a pesquisar e amanhã já vou comprar decalcit a uma farmácia para resolver o problema.

Mas uma delas simplesmente não se mexe, ela á vezes estica-se para fora da concha mas não sai do lugar, parece que não aguenta com a concha.

Como tive medo que sufoca-se coloquei-a num pequeno recipiente que está a boiar na superficie do aquário para manter a água a uma temperatura constante.

Ela come o que eu coloco mesmo junto a ela, se a comida estiver onde ela não chegue simplesmente não vai comer, parece que não consegue se deslocar.

 

As outras 2 ampulárias tirando a descalcificação das conchas aparentam estar bem.

 

Alguém já teve uma ampulária nestas condições, e o que é que se pode fazer para a salvar?

 

Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Pode ser uma reacção à queda do pH.

Às vezes as minhas ficam inanimadas pelo fundo, parece que estão mortas, nem se fecham na concha mesmo se o ancistrus as for raspar...

 

Outras vezes andam a flutuar pelo Aqua fora ao sabor da corrente.

Apanham ar e ficam a boiar sem destino durante um ror de tempo, depois soltam o ar e caem no fundo e voltam às correrias pelos vidros e plantas fora.

 

São animais muito engraçados.

 

Não te esqueças do decalcit, faz-lhes muita falta porque crescem muito rápido e a concha tem que acompanhar.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Pode ser uma reacção à queda do pH.

Às vezes as minhas ficam inanimadas pelo fundo, parece que estão mortas, nem se fecham na concha mesmo se o ancistrus as for raspar...

 

Outras vezes andam a flutuar pelo Aqua fora ao sabor da corrente.

Apanham ar e ficam a boiar sem destino durante um ror de tempo, depois soltam o ar e caem no fundo e voltam às correrias pelos vidros e plantas fora.

 

São animais muito engraçados.

 

Não te esqueças do decalcit, faz-lhes muita falta porque crescem muito rápido e a concha tem que acompanhar.

 

 

 

Abraço

 

O decalcit amanhã já vou comprar , mas em relação a ela não andar é que me preocupa, está assim já á algum tempo.

 

O meu Ph costuma estar sempre por volta dos 6,5, lá varia um pouquito mas costuma estar sempre estável, não deve ser disso.

 

Mas obrigado na mesma Babykhan.

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes também me acontece o mesmo,as Ampulárias não se conseguem mover do mesmo sitio.Como são animais com pulmões,se estiverem muitos dias sem vir respirar à superficie acabam por morrer.

 

Eu fiz o mesmo que tu,coloquei as duas doentes num recipiente raso,com água do aquário,de modo a que elas possam erguer o sifão e respirar.

 

Já consegui recuperar uma,mas tive de colocar a comida mesmo à frente da boca dela de modo a que ela comesse.Agora está bem,recuperou.

 

Para mim, uma das hipoteses prováveis é ataques de planárias ou sanguessegas,que se enfiam dentro da concha da Ampulária e se vão alimentando dela.

 

O Flourish Excel também pode ser fatal para os invertebrados.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

a ampulária recuperou, não sei o que ela tinha, nunca cheguei a descobrir, mas fica aqui como a recuperei e porquê decidi fazer assim, pode ser que ajude alguém:

 

 

Com medo que ela sufocasse coloquei-a num recipiente a boiar no aquário para manter a temperatura da água dentro do recipiente.

O recipiente tinha água o suficiente apenas para cobrir a concha e colocava todos os dias comida (usei flocos verdes para peixes herbivoros pois elas são vegetarianas) mesma á frente dela.

Todos os dias trocava a água, a água que recolocava era metade do aquário e metade directamente da torneira.

Escolhi fazer assim porque a água da torneira normalmente contêm minerais e outros elementos que eu acho que os caracois podem aproveitar para a sua concha e não só, esses mesmos elementos também são absorvidos pelas plantas, como ela me parecia estar a ter uma fraqueza qualquer ou falta de algo, decidi fazer assim, pareceu lógico.

 

Espero na ter dito nenhuma barbaridade neste tópico, apenas me pareceu lógico fazer assim e foi uma experiência para salvar a pobre caracoleta, se calhar isto não fez nada para ajuda-la, mas como deu resultado resolvi partilhar, pode ser que ajude alguém.

 

Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a ampulária recuperou, não sei o que ela tinha, nunca cheguei a descobrir, mas fica aqui como a recuperei e porquê decidi fazer assim, pode ser que ajude alguém:

 

 

Com medo que ela sufocasse coloquei-a num recipiente a boiar no aquário para manter a temperatura da água dentro do recipiente.

O recipiente tinha água o suficiente apenas para cobrir a concha e colocava todos os dias comida (usei flocos verdes para peixes herbivoros pois elas são vegetarianas) mesma á frente dela.

Todos os dias trocava a água, a água que recolocava era metade do aquário e metade directamente da torneira.

Escolhi fazer assim porque a água da torneira normalmente contêm minerais e outros elementos que eu acho que os caracois podem aproveitar para a sua concha e não só, esses mesmos elementos também são absorvidos pelas plantas, como ela me parecia estar a ter uma fraqueza qualquer ou falta de algo, decidi fazer assim, pareceu lógico.

 

Espero na ter dito nenhuma barbaridade neste tópico, apenas me pareceu lógico fazer assim e foi uma experiência para salvar a pobre caracoleta, se calhar isto não fez nada para ajuda-la, mas como deu resultado resolvi partilhar, pode ser que ajude alguém.

 

Hugo Coelho.

ola

sim deu resultado tanto e que ela recuperou se fose so com agua do aqua demorava mais tempo de certeza

a agua da torneira tem muitas coisas que elas presisam como no aqua a agua trocada numca e diretamente da torneira elas so tiram parte dos nutrientes

fizeste bem e mudares metade de cada

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma com a carapaça muito degradada porque veio de outro aquario onde não uso decalcit e agora como tratamente pus no aqua onde tem decalci mas tenho medo que ela morra e as outras vao atraz deverei separa-la das outras? que tipo de tratamento deverie ter alem de aplicar decalcite. Faço tpa 2x por semana cada um com decalcit

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma com a carapaça muito degradada porque veio de outro aquario onde não uso decalcit e agora como tratamente pus no aqua onde tem decalci mas tenho medo que ela morra e as outras vao atraz deverei separa-la das outras? que tipo de tratamento deverie ter alem de aplicar decalcite. Faço tpa 2x por semana cada um com decalcit

ola

sim podes meter um recipiente a boiar no aquário e mudares a agua 3 vezes por semana com metade de agua direta da torneira e metade do aqua

 

fica bem

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

sim podes meter um recipiente a boiar no aquário e mudares a agua 3 vezes por semana com metade de agua direta da torneira e metade do aqua

 

fica bem

 

mais decalcit certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais