60litros


joaoadias

Recommended Posts

Se fores comprar novo acho que e melhor comprares exterior. Ja agora qual a litragem/caudal da bomba?

 

300l/hso com la filtrante

 

o aquario tem 60 litros

Editado por joaoadias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tenho um aqua de 60 litros o q me aconselham ?

 

tenho um filtro rena filstar interior q veio com um kit

 

acham q devo mudar de filtro?ESTERIOR OU INTERIOR?

 

 

Boas,

 

em relação ao peixes não tens muita variedade para esse tamanho, podes optar por Neolamprologus multifasciatus, similis,

Lamprologus ocellatus ou Neolamprologus brevis, dependendo se quizeres um ou dois casais ou uma colonia.

 

Em relação ao filtro se puderes opta pelo externo, eu tenho um que faz 400 lts por hora num aquario com a mesma litragem do teu.

 

Abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corrijam me se tiver errado mas li algo nao me lembro onde que a bomba deve de ter um caudal 20 x superior a litragem do aquario. por isso 60x20 = 1200 litros mas espera que alguem com mais experiencia que eu te aconcelhe

 

P.S. Acho que li naquelas revistas de aquariofilia que ha aki referencia a BIO AQUARIA

Editado por diogolavareda
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corrijam me se tiver errado mas li algo nao me lembro onde que a bomba deve de ter um caudal 20 x superior a litragem do aquario. por isso 60x20 = 1200 litros mas espera que alguem com mais experiencia que eu te aconcelhe

 

deve ser 6x o q tu leste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para esse tamanho de aqua aconselho-te conchiculas (Neolamprologus similis ou Neolamprologus multifasciatus) sao peixes que fazem colonias e dao-se bem em aquas pequenos.

 

Quanto ao filtro nao o conheço bem. Claro que os exteriores sao sempre melhores que os interiores, mas penso que nao ha necessidade de mudar. Tem é que ter uma potencia de 400l/h para cima.

 

Ps:Se mudares para um aqua maior tens de alterar o filtro...

 

Abraço...

Abraço........Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para esse tamanho de aqua aconselho-te conchiculas (Neolamprologus similis ou Neolamprologus multifasciatus) sao peixes que fazem colonias e dao-se bem em aquas pequenos.

 

Quanto ao filtro nao o conheço bem. Claro que os exteriores sao sempre melhores que os interiores, mas penso que nao ha necessidade de mudar. Tem é que ter uma potencia de 400l/h para cima.

 

Ps:Se mudares para um aqua maior tens de alterar o filtro...

 

Abraço...

 

0 meu é um de 300l/h

 

se mudar é no natal e mudo para um eheim ecco

 

q dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que nao haja problema...desde que mudes no natal

E esse filtro ja é mais forte

 

Força nisso...

 

Abraço

 

tambem tenho q mudar o areao porque é preto e vo mudar para silica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem tenho q mudar o areao porque é preto e vo mudar para silica

 

Podes colocar areia da praia, sempre poupas qq coisa.

 

Isto se tiveres perto de alguma claro.

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois como dizia...ta la 20x, mas por experiencia propria nao e preciso tanto

 

2luc21z.jpg

 

Isso é uma aberração...

 

20 vezes... então num aquário de 400 litros teria de ter 8 mil litros/ hora. Talvez com uns 6 filtros bons lá chegasse... Até ficava com os vidros dos aquários gastos nyah :D

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so uma pergunta

 

posso meter plantas?quais?

 

como acham q devo decorar o aquario?

Claro que podes meter plantas, tens as anubias e as vallisnerias.

As vallisneria enterras a raiz na areia e as anubias prendes às rochas com fio de nylon ou fio de costura.

Abraço........Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que podes meter plantas, tens as anubias e as vallisnerias.

As vallisneria enterras a raiz na areia e as anubias prendes às rochas com fio de nylon ou fio de costura.

 

como acham q devo decorar o aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Isso é uma aberração...

 

20 vezes... então num aquário de 400 litros teria de ter 8 mil litros/ hora. Talvez com uns 6 filtros bons lá chegasse... Até ficava com os vidros dos aquários gastos ;):laugh:

 

Devo dizer-te que discordo absolutamente! No meu aquário de 500 litros tenho o seguinte:

 

Retorno da sump - 4500 l/h

Filtro externo - 1200 l/h

Bomba que eleva a água ao aquário superior (e consequente queda por gravidade) - 3500 l/h

 

Ora, isto prefaz 9200 l/h que é nada mais nada menos que 18,4 x o volume do aquário. Tendo em conta que tenho cerca de 100 kg de areia e uns 60 kg de pedras, estimo que tenha uns 400 litros de água - assim a circulação é 23x o volume do aquário!

 

Agora é preciso saber fazer uma circulação eficaz no aquário e não basta ter 20x o volume. É preciso distribuir essa circulação, não só para conseguir que a areia fique o sítio (a minha é de silica da mais fina) mas para que os peixes se sintam confortáveis.

 

Como referência no mesmo aquário, quando tinha um reef, cheguei a ter 60x o volume.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

 

Devo dizer-te que discordo absolutamente! No meu aquário de 500 litros tenho o seguinte:

 

Retorno da sump - 4500 l/h

Filtro externo - 1200 l/h

Bomba que eleva a água ao aquário superior (e consequente queda por gravidade) - 3500 l/h

 

Ora, isto prefaz 9200 l/h que é nada mais nada menos que 18,4 x o volume do aquário. Tendo em conta que tenho cerca de 100 kg de areia e uns 60 kg de pedras, estimo que tenha uns 400 litros de água - assim a circulação é 23x o volume do aquário!

 

Agora é preciso saber fazer uma circulação eficaz no aquário e não basta ter 20x o volume. É preciso distribuir essa circulação, não só para conseguir que a areia fique o sítio (a minha é de silica da mais fina) mas para que os peixes se sintam confortáveis.

 

Como referência no mesmo aquário, quando tinha um reef, cheguei a ter 60x o volume.

 

Abraço,

Diogo

 

E então diz-me uma coisa, num aquário de 60 litros metias a funcionar esse filtro externo de 1200l/h.... meter podias meter ;)

 

20 x o volume do aquário é abusivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E então diz-me uma coisa, num aquário de 60 litros metias a funcionar esse filtro externo de 1200l/h.... meter podias meter ;)

 

Claro que não! Acho que ficou bem claro na minha mensagem que é preciso pensar bem na circulação. 1200 litros/hora numa aqua de 60 litros, como é óbvio é impossível, nem faz sentido. Mas se estivermos a falar de aquas maiores aí a coisa é bem diferente. Circulação a mais não existe... e quanto mais mais as trocas gasosas e portanto a pureza da água.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não! Acho que ficou bem claro na minha mensagem que é preciso pensar bem na circulação. 1200 litros/hora numa aqua de 60 litros, como é óbvio é impossível, nem faz sentido. Mas se estivermos a falar de aquas maiores aí a coisa é bem diferente. Circulação a mais não existe... e quanto mais mais as trocas gasosas e portanto a pureza da água.

 

Abraço,

Diogo

 

Sem dúvida que do ponto de vista da qualidade da água, quanto maior circulação, melhor... contudo, se tirarmos as espécies rochosas de "surge", dificilmente no lago haverá tanta movimentação. Nos reefs sim, a movimentação é brutal e as correntes fortíssimas e alternadas e contraditórias... a nível de água doce não creio mesmo que a generalidade dos peixes se sinta a levar tanta "porrada" da água... só os de rápidos como alguns L's.

 

Imagine-se, então, esses níveis de circulação com Discus, Escalares, etc. ... os peixes seriam literalmente arrastados. Claro que os cilcídeos dos lagos africanos, mas aptos a natação rápida, aguentarão melhor, mas será que para além dos Eretmodus e afins, eles se sentem bem com tanta corrente?! Sinceramente não sei...

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais