ssmile Publicado Setembro 12, 2003 Publicado Setembro 12, 2003 olá!!!!! desde ja agradeco as dicas dadas nos outros topicos. tenho um coral sunflower-goniopora djiboutensis quando o comprei ( ha mais de 4 meses ) , tinha uma base calcaria redonda.ele tem-se dado muito bem no meu aquario, quando o mudei de sitio ontem, reparei que essa base calcaria ja se encontra muito pequena, falaram-me nuns germes que " comem" essa base calcaria, diminuindo-a e acabando por matar o coral.que posso fazer??? Obrigado desde já pelas ajudas!!!! ssmile
Marco Madeira Publicado: Setembro 12, 2003 Publicado: Setembro 12, 2003 oi... gonioporas são corais muito complicados de manter... geralmente não duram mais de 8/10 meses. os casos de sucesso mesmo a nivel internacional são muito poucos.... mas, já verificaste o seu esqueleto calacario? abana o coral no seu topo até que se retraia. Após isso deves conseguir visualizar a sua base por inteiro. Verifica então a sua base e se possivel com uma lupa para veres se detetas algo. Pessoalmente nunca ouvi falar de ataques parasitas ás bases calcareas dos corais, apenas ataques ao tecido do coral, mas de qualquer maneira verifica. Abraço...
SD Publicado: Setembro 12, 2003 Publicado: Setembro 12, 2003 Viva, é verdade. Tenho um à talvez um ano que desde que aconteceu um pequeno acidente derivado de um ataque desenfreado que fiz às aiptasias retraiu-se e está assim desde então, bem retraido com cor mas mais nada mudei-o à uma semana para o outro aqua para ver se arrebitava mas nada rigorosamente nada. É um coral, tal como o Marco falou extremamente dificil de ter após 6 meses de cativeiro, existem várias teorias, a mais provável é que goniopora e skimmers são incompativeis! Estive a ver um livro de doenças de coral e não encontrei nenhum que especificasse esse sintoma, não terá caido ou ter ficado sob pressão de uma rocha e ter pertido uma porção da sua base? Sérgio Dantas Abraços
ssmile Publicado: Setembro 12, 2003 Autor Publicado: Setembro 12, 2003 BOAS noites !!!! Sim, tive a falar tambem com algumas pessoas hoje e realmente devo ter confundido,nao sao germes mas sim a propria "morte" da parte calcaria vou tentar fazer as coisas como voçes me disseram e ver se o consigo manter mais algum tempo. Obrigado SD e Marco ssmile
Recommended Posts