Plantas e Algas ? A vossa ajuda s.f.f


patriarca

Recommended Posts

Boas tardes

 

Depois deste tópico comecei então a tratar do aquário com outra atenção, nomeadamente através do Sera Florena que foi um espectáculo, pois notei um ganho grande nas plantas, que voltaram a crescer e a desenvolver-se, nomeadamente a anúbia e a valisnera que se espalhou loucamente pelo areão, fazendo um efeito engraçado. Até o Musgo de Java ganhou um avitalidade como nunca vi, com folhas a crescerem de forma muito gira. Fotos em baixo.

 

Curiosamente as valisneras de trás estão com um péssimo aspecto.

 

IMG_2366.jpg

 

IMG_2370.jpg

 

IMG_2371.jpg

 

 

Entertanto tenho algumas questões que gostava de partilhar convosco e de ter a vossa ajuda:

1) Tenho colocado 10ml de Sera Florena por semana, pois tenho 50l de água. Acontece que tenho colocado o líquido no aquário directamente e em ambas as vezes, no dia seguinte, tinha um peixe morto no chão do aqua (dois platys). Será coincidência ? Estou a fazer algo mal ?

 

2) Tenho duas folhas de Anúbia particularmente feias e gostava de as podar, mas não sei se o devo fazer no ponto 1 ou no ponto 2 (ver fotos). Alguma sugestão?

 

3) Para podar as Valisneras mais feias e velhas lá de trás o que devo fazer ? Cortar as folhas ou cortar na base ?

 

4) como devo combater as algas pequenas e verdes, muito fáceis de tirar, que vão surgindo nas pedras e no vidro do aqua (visíveis na última foto)

 

Para terminar deixo o meu setup

 

50 litros agua

12 Platys

4 Guppy

3 caracóis

1 anúbia

1 musgo de java

1 sagitária (em recuperação depois da crise de Julho)

Valisneras

TPA's semanais de 50%

Filtro Eheim 2211

Luz 15W ligada 12h por dia

Nitratos: 20

NH3/NH4: 0 mg

PH: 7,5

 

 

Entretanto deixo uma outra questão. Estive recentemente em Aljezur e recolhi 3 ou 4 pedras como a que está na foto em baixo, é seguro colocar no aqua ou nem tanto ?

 

IMG_2365.jpg

 

Desde já obrigado

 

Nelson Patriarca

Editado por patriarca

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguém pode dar uma ajuda com as questões que deixei ?

thks :tongue:

 

Boas tardes

 

Depois deste tópico comecei então a tratar do aquário com outra atenção, nomeadamente através do Sera Florena que foi um espectáculo, pois notei um ganho grande nas plantas, que voltaram a crescer e a desenvolver-se, nomeadamente a anúbia e a valisnera que se espalhou loucamente pelo areão, fazendo um efeito engraçado. Até o Musgo de Java ganhou um avitalidade como nunca vi, com folhas a crescerem de forma muito gira. Fotos em baixo.

 

Curiosamente as valisneras de trás estão com um péssimo aspecto.

 

IMG_2366.jpg

 

IMG_2370.jpg

 

IMG_2371.jpg

 

 

Entertanto tenho algumas questões que gostava de partilhar convosco e de ter a vossa ajuda:

1) Tenho colocado 10ml de Sera Florena por semana, pois tenho 50l de água. Acontece que tenho colocado o líquido no aquário directamente e em ambas as vezes, no dia seguinte, tinha um peixe morto no chão do aqua (dois platys). Será coincidência ? Estou a fazer algo mal ?

 

2) Tenho duas folhas de Anúbia particularmente feias e gostava de as podar, mas não sei se o devo fazer no ponto 1 ou no ponto 2 (ver fotos). Alguma sugestão?

 

3) Para podar as Valisneras mais feias e velhas lá de trás o que devo fazer ? Cortar as folhas ou cortar na base ?

 

4) como devo combater as algas pequenas e verdes, muito fáceis de tirar, que vão surgindo nas pedras e no vidro do aqua (visíveis na última foto)

 

Para terminar deixo o meu setup

 

50 litros agua

12 Platys

4 Guppy

3 caracóis

1 anúbia

1 musgo de java

1 sagitária (em recuperação depois da crise de Julho)

Valisneras

TPA's semanais de 50%

Filtro Eheim 2211

Luz 15W ligada 12h por dia

Nitratos: 20

NH3/NH4: 0 mg

PH: 7,5

 

 

Entretanto deixo uma outra questão. Estive recentemente em Aljezur e recolhi 3 ou 4 pedras como a que está na foto em baixo, é seguro colocar no aqua ou nem tanto ?

 

IMG_2365.jpg

 

Desde já obrigado

 

Nelson Patriarca

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro nao me pareçe que Sera Florena tenha todos os nutriente necessarios para as plantas, é mais trace e tambem é precisos potassio etc..

Estarias melhor se compra-ses "Tropica Plant Nutrition +" que já trás todos os nutrientes que precisas para as plantas, com essa luz e tamanho do aqua apenas precisavas de 1 ou 2 ml por dia, nunca se deve meter fertilizantes todos de uma só vez para a samana toda, é melhor dividir e dar um pouco todos os dias.

Segundo tens muitos peixes para o tamanho do aquario e isso depende tambem da frequencia e quantidade de comida que deitas, podes é fazer 50% TPA duas vezes por semana para começar a eliminar isso, e reduzir o tempo que as luzes estão ligadas para 8-10 horas no maximo.

As folhas das anubias parte com o dedo na rihzone, e das vallis corta com uma tezoura que corte mesmo bem.

Outro producto que ajuda a combater as algas e forneçe "carbon" para as plantas é "EasyCarbo" ou "Flourish Excel", 1ml por dia ias logo notar grandews diferenças, unica coisa com o Flourish Excel é que tem efeitos negativos em certas especies de Vallis.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Uma vez que a Vallis está a gerar novas folhas não seria melhor simplesmente retirar os pés que estão escuros ou degradados, é qu etenho ideia de ter lido que depois de cortadas à mão as Vallis não voltam a crescer, mas não sei se será bem assim.

 

A dica da luz também já me tinham informado e já estou a fazer 9h (15 - 00h)

 

Vou então verificar o Tropica Plant para ver o que contém, mas a verdade é que o Sera fez com que as plantas voltassem a ter vigor e até as flutuantes voltaram a aumentar.

 

Quanto à alimentação, deixo pequenas quantidades 2x por dia (manhã e noite), em geral em 1 minuto -no máximo- desaparece tudo.

 

Dos 12 Platy que tenho 5 são nascidos há 2 semanas, por isso ainda andam por ali a "navegar"

 

Em relação às algas, apenas usas o produto que referes ou tens algum peixe que seja "comilão" de algas (otto ou SAE) ?

 

 

Nelson

 

 

Em primeiro nao me pareçe que Sera Florena tenha todos os nutriente necessarios para as plantas, é mais trace e tambem é precisos potassio etc..

Estarias melhor se compra-ses "Tropica Plant Nutrition +" que já trás todos os nutrientes que precisas para as plantas, com essa luz e tamanho do aqua apenas precisavas de 1 ou 2 ml por dia, nunca se deve meter fertilizantes todos de uma só vez para a samana toda, é melhor dividir e dar um pouco todos os dias.

Segundo tens muitos peixes para o tamanho do aquario e isso depende tambem da frequencia e quantidade de comida que deitas, podes é fazer 50% TPA duas vezes por semana para começar a eliminar isso, e reduzir o tempo que as luzes estão ligadas para 8-10 horas no maximo.

As folhas das anubias parte com o dedo na rihzone, e das vallis corta com uma tezoura que corte mesmo bem.

Outro producto que ajuda a combater as algas e forneçe "carbon" para as plantas é "EasyCarbo" ou "Flourish Excel", 1ml por dia ias logo notar grandews diferenças, unica coisa com o Flourish Excel é que tem efeitos negativos em certas especies de Vallis.

Boa sorte

[b][color="#0000FF"][font="Tahoma"]Nelson Patriarca[/font][/color][/b]
[i][b][color="#FF0000"]Running my First Aqua since 03/05/08[/color][/b][/i]

My blog: [url="http://omeioeamensagem.blogspot.com"]http://omeioeamensagem.blogspot.com[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes

 

Depois deste tópico comecei então a tratar do aquário com outra atenção, nomeadamente através do Sera Florena que foi um espectáculo, pois notei um ganho grande nas plantas, que voltaram a crescer e a desenvolver-se, nomeadamente a anúbia e a valisnera que se espalhou loucamente pelo areão, fazendo um efeito engraçado. Até o Musgo de Java ganhou uma vitalidade como nunca vi, com folhas a crescerem de forma muito gira.

 

Curiosamente as valisneras de trás estão com um péssimo aspecto. É um bocado verdade... LOL

 

Entertanto tenho algumas questões que gostava de partilhar convosco e de ter a vossa ajuda:

1) Tenho colocado 10ml de Sera Florena por semana, pois tenho 50l de água. Acontece que tenho colocado o líquido no aquário directamente e em ambas as vezes, no dia seguinte, tinha um peixe morto no chão do aqua (dois platys). Será coincidência ? Estou a fazer algo mal ? É coincidência, mas aposta nas TPA's. Se bem que quase todos os peixes saltam, alguns fazem-no porque querem fugir a algo.

 

2) Tenho duas folhas de Anúbia particularmente feias e gostava de as podar, mas não sei se o devo fazer no ponto 1 ou no ponto 2 (ver fotos). Alguma sugestão? Perto do Rizoma

 

3) Para podar as Valisneras mais feias e velhas lá de trás o que devo fazer ? Cortar as folhas ou cortar na base ? Cortar na base.

 

4) como devo combater as algas pequenas e verdes, muito fáceis de tirar, que vão surgindo nas pedras e no vidro do aqua (visíveis na última foto) Nas pedras deixa estar. Nos vidros com um cartão rijo, tipo crédito, raspas.

 

Para terminar deixo o meu setup

 

50 litros agua

12 Platys

4 Guppy

3 caracóis

1 anúbia

1 musgo de java

1 sagitária (em recuperação depois da crise de Julho)

Valisneras

TPA's semanais de 50%

Filtro Eheim 2211

Luz 15W ligada 12h por dia

Nitratos: 20

NH3/NH4: 0 mg

PH: 7,5

 

 

Entretanto deixo uma outra questão. Estive recentemente em Aljezur e recolhi 3 ou 4 pedras como a que está na foto em baixo, é seguro colocar no aqua ou nem tanto ? Ferve que não deve haver problema. Se não se desfazem, estão ok.

 

Desde já obrigado

 

Nelson Patriarca

 

Desculpa só responder agora, mas só agora vi o mail. Ando ocupadissimo e estou aos poucos a voltar aos vários fóruns onde participo.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais