SILICONE


Luis Alves

Recommended Posts

oi

 

boas

 

é o seguinte vi por ai pessoal que usa a espuma de poliuretano para fazer os fundos dos terrarios, paludarios, etc.

 

bem tambem experimentei e gostei do resultado, mas ainda nao é o resultado final, pois pelo que vi o pessoal deixa secar a espuma e depois de bem seca passa com um pincel silicone e poe por cima humus ou outro material para forrar a espuma e ficar com um aspecto mais natural.... bem o meu problema passa por:

 

- espalhar o silicone... como e com que ??? é assim eu espalhei com um pincel, mas nao acho que fique assim muito bem e nao chega a todos os cantos....

 

- pelo que me disseram existe silicone liquido é verdade ??? sera caro ???

 

- ja pus um bocado de humus e o resultado nao é la grande coisa, cobre sempre qualquer coisa mas nao tem aquela aderencia que se ve por ai numa montagem de um grande paludario...

 

aguardo ajuda

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não sei qual é o preço do silicone líquido, ado para experimentar uma coisa há algum tempo mais ainda não tive oportunidade.

 

A viscosidade do silicone é dependente da concentração no solvente. Geralmente vem muito concentrado e por isso muito viscoso. Se conseguires deitar mão facilmente a um solvente orgânico volátil que dissolva o silicone, podes juntar até obteres a fluidez que queres.

 

Diluente celuloso é volátil e orgânico (à base de compostos aromáticos tipo tolueno e alcóois) mas isso não te garanto que dissolva a silcone.

Acetona para as unhas e o substituto sem acetona (à base de acetato de etilo) são experimentáveis mas também não tenho a certeza que dêem (talvez com o acetato de etilo tenhas mais hipoteses)

 

Mais dificeis de arranjar tens o diclorometano e pentano/hexano líquido que dissolvem-te de certeza o silicone. A minha ideia seria fazer uma solução diluída e borrifar a superfície pretendida, deixar secar até estar viscoso o suficiente para agarrar o que queres e cobrir.

 

Se experimentares algumas destas coisas depois mete aqui os resultados

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

 

boas amigo joao...

 

em principio pelo menos para ja nao irei tentar isso, ate porque me acabou o silicone ( estava a usar silicone proprio para aquarios, cor transparente foi o erro, se fosse preto disfarçava mais na zona onde arragou pior)

 

o resultado nao é bem o esperado, pois ha zonas em que nao agarrou a 100% e nota-se amarelo por baixo que é da espuma, no entanto hoje de manha ja fui comprar outra lata de espuma, e vou a hora de almoço se der fazer uma caixinha pequena para depois por o filtro e tal dentro do paludario e vou por logo o humus por cima a ver se agarra, se agarrar é o que vou fazer ao resto do projecto, se nao agarrar vou ver qual o que tem melhores resultados e uso esse para ja depois mais tarde vejo, pois tambem com palntas e tal a cobrir pode ser que nem se veja muito.

 

ha lembrei-me agora...

 

isto passou-se ontem...

 

eu tenho estada a coisa de 3 dias a passar o silicone na espuma e depois coloco o humus por cima... sim 3 dias porque faço pouco de cada vez, para nao deixar secar o silicone... e tou a passar com um pincel pequeno, mas quando termino a tarefa ''do dia'' lavo bem o pincel com diluente para retirar o maximo possivel de silicone preso no pincel, e vai dai... coloquei num copo de vidro diluente... lavei por 2 dias o pincel com o mesmo diluente ontem quando ia começar a ''obra'' reparei que o diluente estava mais grosso... mexi e aquilo parecia silicone com agua ou assim, como tu disses-te silicone diluido, pela espessura da mistura e tal notava-se que dava mesmo para pegar no pincel e era como se estivesse a pincelar a parede ( isto na espuma, mas nao fiz a experiencia),.... bem com a pressa de querer começar o trabalho peguei no que estava a mao para deitar a mistura e por mais diluente no copo.... o que estava a mao era um copo daqueles de plastico fino... bem meti aquilo la passados uns segundos ele começou a derreter, claro por baixo...

 

ainda nao entendi bem o que se passou ali...

 

o diluente queima plastico ???

Editado por Luis Alves
gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o diluente dissolve-te o plástico, da mesma maneira que dissolve o silicone.

 

Já dá para ver que se consegue diluir o silicone em diluente, só não sei se será suficientemente volátil para ser usado da maneira que queremos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o diluente dissolve-te o plástico, da mesma maneira que dissolve o silicone.

 

Já dá para ver que se consegue diluir o silicone em diluente, só não sei se será suficientemente volátil para ser usado da maneira que queremos.

 

 

oi

 

cheguei a casa e fui ate ao meu cantinho e no tal copo la tinha a mesma mistela de ontem e tal, e eu naquela deixa-me ver se resulta....

 

passei na espuma e pos o humus por cima e agarrou, mas so logo tenho a certez a se esta a 100%

 

no entanto tambem fiz a esperiencia de por a espuma e sem deixar secar meter logo o humus, tambem agarra bem, mas nao agarra tudo, mas tem a vantagem que depois de seco se mexermos nao sai ao passo que com o silicone sai, e tem ainda outra vantagem, depois de seco pode-se passar silicone por cima para dar outra camada de humus

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.