Ajuda com praga


hlaranjo

Recommended Posts

Meus caros amigos,

 

Estou há cerca de 2 horas a ler todos os topicos do forum de modo a conseguir alguma ajuda para perceber o que tenho no meu aquario.

 

Ha cerca de 15 dias reparei que tinha no vidro do meu aquario uns parasitas brancos, tipo minhoca mas de dimensões capilares e vim ao forum onde diziam para não me preocupar e fazer TPAs que eles iriam desaparecer.

 

No entanto...o meu escalar morreu...e os sintomas pareciam ser de doença provocada por parasitas internos.

 

Ventre muito inchado e um dos olhos bastante inchado.

 

De imediato comecei o meu tratamento para parasitas internos "Flagyl" e claro uma TPA.....o escalar morreu....e agora temendo pela saude das minhas botias, fiz mais uma TPA e voltei a fazer tratamento com Flagyl e de momento tenho no aquario uma enorme quantida destes tais parasitas em suspenção, alguns parecem mortos e outros vivos.

 

 

A minha duvida....qual a diferença entre Planarias e nematodes?

Qual o modo de acabar com ambos?

Quais os maleficios que ambos podem causar?

 

Peço mt desculpa...mas como ninguem parece saber ao certo a diferença entre ambos e quando alguem se queixa de "minhocas brancas" ha sempre as duas hipoteses...

 

Como destinguir ambos?

 

Volto a repetir..no meu caso...são animais brancos, muito finos, e que se agarram aos vidros, após o tratamento com Flagyl aparecem em suspençao em grande quantidade....e os que aparentam estar vivos nadam pelo aquario serpenteando...

 

Peço sff a vossa ajuda...

 

Obrigado a todos,

Editado por hlaranjo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues postar fotos ? Ajudava sempre, só para não me por a dar palpites sobre coisas com tratamentos diferentes...

Senão ainda acabas como o Dr. House a experimentar tratamentos para tudo ... joking :puppydogeyes:

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procurando no Google...não me parecem planarias...!!!...segundo estive a ler..as planarias são planas...e os parasitas que tenho são anelares como pequenas minhocas muito fininhas...similares a tubifex....mas brancos....!!!

 

 

Logo tudo leva a crer que sejam nematodes pela sua morfologia.....

 

 

Sendo assim...agradeço que me indiquem...os maleficios que possam ser provocados pelos nematodes, que comentem se acham que eles puderão ter alguma ligação directa com a morte do escalar com sintomas de parasitas internos ou Hexamita e como puderei terminar com esta praga...

 

De momento estou a fazer aplicação de Flagyl de 48 em 48 horas seguida de TPA....e pelo numero de parasitas em suspenção...parecem estar a morrer....ou pelo menos...a sofrer com o tratamento....

 

Recordo que no aquario...de momento apenas tenho 2 botias palhaço adultas e que o meu aquario tem cerca de 200 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Mexas...é complicado tirar fotos devido ás dimensões do parasita e ao facto de ser um nabo a fotografar aquarios..e muito mais com a ajuda da minha maquina digital que não é grande espingarda..!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham que um beta...ajuda a limpar estes pestes do meu aquario?

 

Penso que os betas sejam mt activos no que toca a comer larvas...e que um já ajudaria muito a dar conta do recado...que dizem?

 

um betta nesse aqua esqueçe alem de nao comer isso se juntares outro escalar havia molho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um betta nesse aqua esqueçe alem de nao comer isso se juntares outro escalar havia molho

 

 

Já não tenho escalares e duvido que volte a ter em breve...foi uma grande tristeza a perda de dois escalares ja com alguns anos de casa em menos de 2 anos...quando tenho uma taxa de doenças e mortes quase nula ao longo da minha experiencia como aquariofilista.

 

Comprei um beta...lindo...bi-color....e ele está mt divertido a comer os bicharocos dos vidros....espero que sobreviva...e que se torne o novo pioneiro deste aquario que agora pretendo povoar com outro tipo de peixes.....

 

A proposito..ja tive escalares com um beta e não tive bulhas...apenas tive problemas com os betas e guppies...isso sim....era o delirio...todos os dias uma femea guppy....morta....ao estilo Beta..... :lol:

 

Quanto ao tratamento...com flagyl parece ter diminuido a infestação...e vou agora mesmo fazer mais uma TPA e sinfonagem suave....

 

Obrigado a todos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais