ajuda para algas


joyted

Recommended Posts

ola amigos o meu problema e este algas,tenho a luz ligada 8 horas o aqua e 105x40x40 filtro interno biobox2 os peixes sao platis gupis neons molly coridoras limpa vidros 1 sae, e mais 3 limpa vidros e fundos nao sei o nome diserao que eram bons para as algas acontece que eles não ligao nepia as algas ja estive a luz desligada 3 dias e nada o co2 e caseiro fertilizo as plantas com sera florena, tpas de 30% semanais e nada elas estao sempre lá como posso removelas obrigados Pic_15959_31.jpg

aki estaõ elas as lampadas são de 36w cada uma.

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A mim aconteceu a mesma coisa mas em todo o aqua (200ltrs.), eram as plantas, pedras, biobox areão, etc.(chegava a ter em algumas plantas algas com mais de 5 cm) uma desgraça. Então fiz uma TPA de 36ltrs e substitui o perlon da biobox e do filtro externo e nada tudo na mesma cada vez mais algas. Então decidi comprar um aspirador de areão e, voilá, tanta porcaria a sair, repeti o primeiro tratamento TPA e substituição do perlon e comprei um SAE. Em dois dias fiquei sem nada, até parecia mentira e quando digo nada é mesmo nada. O SAE é que tem uma barriga 3 vezes maior.

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A mim aconteceu a mesma coisa mas em todo o aqua (200ltrs.), eram as plantas, pedras, biobox areão, etc.(chegava a ter em algumas plantas algas com mais de 5 cm) uma desgraça. Então fiz uma TPA de 36ltrs e substitui o perlon da biobox e do filtro externo e nada tudo na mesma cada vez mais algas. Então decidi comprar um aspirador de areão e, voilá, tanta porcaria a sair, repeti o primeiro tratamento TPA e substituição do perlon e comprei um SAE. Em dois dias fiquei sem nada, até parecia mentira e quando digo nada é mesmo nada. O SAE é que tem uma barriga 3 vezes maior.

acontece que o meu areao e argila e penço que nao da para aspirar

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião e experiência, o segredo são as TPA´s.

O conselho que te posso dar é:

 

- CO2 a funcionar

- Iluminação como está

- Não fertilizar

- Retirar o mais possível de algas com as mãos (nas plantas) e do areão

- O ultimo conselho e o mais importante TPA´s dia sim, dia não de 30 a 40%.

 

Passada uma semana vais notar as diferenças, passadas duas semanas está como novo.

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos,

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha opinião e experiência, o segredo são as TPA´s.

O conselho que te posso dar é:

 

- CO2 a funcionar

- Iluminação como está

- Não fertilizar

- Retirar o mais possível de algas com as mãos (nas plantas) e do areão

- O ultimo conselho e o mais importante TPA´s dia sim, dia não de 30 a 40%.

 

Passada uma semana vais notar as diferenças, passadas duas semanas está como novo.

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos,

 

Boas,

 

Concordo 100% com este amigo as tpa's resolvem o probelma!! pois já passei pelos mesmo. E o co2 ajuda.

 

Cumps

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigados amigos vou fazer os tpas entao e depois digo como vai isto ok abraço

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

e de aonde vinha afinal o problema ???

 

se continuares a fazer as coisas como tens feito até agora nao vao tornar a aparecer ???

 

 

Boas krypticall,

 

Tens toda a razão, talvez o mais importante e que eu não referi é tentar perceber onde está o problema.

Eu apenas referi o modo de o resolver e sem perceber onde está o problema o mais provável é que voltem a aparecer.

Como tal, é essencial que faças testes aos fosfatos e nitratos (PO4 e NO3).

Se esses valores forem elevados (no meu caso são sempre) as TPA´s iram resolver esse problema mas convém acrescentares umas plantas de crescimento rápido para consumirem esses nutrientes.

 

Espero ter ajudado, não sou nenhum expert em plantas nem em aquários, mas vou tentando ajudar com o que aprendo aqui no fórum e com a experiência dos meus.

 

Cumprimentos,

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas krypticall,

 

Tens toda a razão, talvez o mais importante e que eu não referi é tentar perceber onde está o problema.

Eu apenas referi o modo de o resolver e sem perceber onde está o problema o mais provável é que voltem a aparecer.

Como tal, é essencial que faças testes aos fosfatos e nitratos (PO4 e NO3).

Se esses valores forem elevados (no meu caso são sempre) as TPA´s iram resolver esse problema mas convém acrescentares umas plantas de crescimento rápido para consumirem esses nutrientes.

 

Espero ter ajudado, não sou nenhum expert em plantas nem em aquários, mas vou tentando ajudar com o que aprendo aqui no fórum e com a experiência dos meus.

 

Cumprimentos,

 

 

e nao estavas errado :o

 

tirando a parte de deixar de fertelizar!!

 

comentei apenas para lembrar que é importante perceber sempre de aonde provem os problemas e nao apenas os ir atrazando, porque se nao sabemos a origem tornará a aparecer.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola amigos levei um pouco de agua a loja que tenho mais confiaça e fiz e os testes so o ph esta baixo 6 e os nitritos de resto dizem que esta tudo normal hoje mudei 50l de agua do aqua levando 168 mas reais devem ser 150 acontece que os meus platis,neons,guppys e molis ficaraõ todos rente ao fundo sera normal isso? demorando para andarem pelo aqua pareciam que estavão mortos.

Agora sabado vou mudar mais alguma para ver se isto estabiliza, e outra coisa não entendo de onde vem entao os problemas das algas

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola amigos levei um pouco de agua a loja que tenho mais confiaça e fiz e os testes so o ph esta baixo 6 e os nitritos de resto dizem que esta tudo normal hoje mudei 50l de agua do aqua levando 168 mas reais devem ser 150 acontece que os meus platis,neons,guppys e molis ficaraõ todos rente ao fundo sera normal isso? demorando para andarem pelo aqua pareciam que estavão mortos.

Agora sabado vou mudar mais alguma para ver se isto estabiliza, e outra coisa não entendo de onde vem entao os problemas das algas

 

 

duvido que a loja te tenha feito os testes todos a agua.

 

apesar de haver lojas em que até sao simpaticos , mas fazerem testes que alguns andao no valor de quase 20€ :(

 

injectas assim tanto co2 para estar a baixo de 6 ?? ou usas turfa no filtro ou etc ??

 

o que se passou com os peixes penso que deve de ter sido alguma mudança repentina do ph ou temperatura com a reposiçao da agua nova.

 

adeciona mais umas plantas se poderes e reduz um pouco o tempo de iluminaçao.

 

tens que ir testando a pouco e pouco até encontrares o equilibrio que o teu aquario necessita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não e questao do co2 e que o ph da minha agua aki de casa e de 6 que e de poço, mas eu vou a um fontanario aki perto que o ph e de 7 e tenho posto dessa agua para ver se sobe um pouco, na questao de tufa não no filtro tenho 1uma esponja no fundo depois vem uma bolinhas cor de laranja depois tem outra esponja e por fim la de vidro e assim que o filtro e conposto não sei se e o correto mas foi assim que ele veio e um biobox2

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não e questao do co2 e que o ph da minha agua aki de casa e de 6 que e de poço, mas eu vou a um fontanario aki perto que o ph e de 7 e tenho posto dessa agua para ver se sobe um pouco, na questao de tufa não no filtro tenho 1uma esponja no fundo depois vem uma bolinhas cor de laranja depois tem outra esponja e por fim la de vidro e assim que o filtro e conposto não sei se e o correto mas foi assim que ele veio e um biobox2

 

 

perguntei pela turfa por teres um ph tao baixo mas assim já sei o motivo :twisted:

 

o filtro está bom como está.

 

reduz 1 hora a tua iluminaçao e vai continuando com as tpas.

 

mais tarde se quiseres levar o aquario mais a rigor aconcelhava-te a pensar em uns testes

 

outra coisa que tens que ter em atençao é que essas plantas nao precisao assim de grande percentagem de co2 na agua e quem ganha sao as algas.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a luz e de 36w cada uma, as plantas sao anubias nana, anubia das grandes, valsinerias.

o que les estou a fertilizar com sera florena a cada 15 dias

 

 

boas

 

o teu aquario tem uma media de 142 litros reais tirando areao e decoraçoes.

 

em cima falas que a luz tem 36w cada uma !! ora supondo que sejao duas tens 72w de luz para o aquario, o que faz com que tenhas uma luz media.

 

as plantas que usas a maioria sao plantas de crescimento lento que faz com que o metabolismo da planta consume mais devagar os nutrientes que estao na coluna de agua.

 

fertelizas com micros a cada 15 dias , mas nunca controlas-te os fosfatos ou os nitratos na agua ???

 

isso provem da comida , fezes e orina dos peixes e se nao tiveres plantas rapidas que te ajude a consumir os nutrientes em excesso, as consequencias sao as ditas algas.

 

fazes os testes, se tiver em excesso controlas isso com uma ou mais tpa´s , o que estiver em falta ou desiquilibrio já sabes que o tens que o adicionar e plantas um pouco mais o aquario.

 

 

já agora nao sei se reparaste no outro topico que fizeste igual.

 

para essas plantas em questao nao era necessario co2 , é sempre bem vindo mas para isso terias que ter o aquario minimamente equilibrado e com um pouco mais de plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora nao sei se reparaste no outro topico que fizeste igual.

 

para essas plantas em questao nao era necessario co2 , é sempre bem vindo mas para isso terias que ter o aquario minimamente equilibrado e com um pouco mais de plantas.

que tipo de plantas me aconselhas de crecimento rapido e entao devo retirar o co2? visto que tenho as valsinerias e as anubias

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que tipo de plantas me aconselhas de crecimento rapido e entao devo retirar o co2? visto que tenho as valsinerias e as anubias

 

boas

 

vais ao site da tropica e lá em cima a azul tens o advanced search clicas ai e depois na nova janela em baixo aonde diz Light conditions in the aquarium: metes low ou medium e do lado direito vai-te aparecer as plantas que podes usar.

 

 

o co2 nao precisas de tirar totalmente mete um pouco a saida do filtro a fazer um pouco de agitaçao á superficie da agua que já remedeia até teres mais umas plantinhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola amigos fiz um tpa de 50l ao meu aqua agora as algas estao a ficar com uma cor vermelha sera a morrer?

uma coisa triste que aconteceu foi que ja me morreram 2 nariz de bebado,1 limpa fumdos 1 raposa voadora, e uma cobrinha de agua que teria acontecido visto que a agua o ph e o mesmo e a temperatura não alterou muito foi menos 1 grau que se estara a passar?

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola amigos levei um pouco de agua a loja que tenho mais confiaça e fiz e os testes so o ph esta baixo 6

 

 

o ph da minha agua aki de casa e de 6 que e de poço, mas eu vou a um fontanario aki perto que o ph e de 7

 

nao terá sido por causa disto. ??

 

um ph abaixo de 6 é mesmo muito baixo.

 

nao terá sido de fazeres uma tpa de grande volume com a mudança de ph repentina.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao terá sido por causa disto. ??

 

um ph abaixo de 6 é mesmo muito baixo.

 

nao terá sido de fazeres uma tpa de grande volume com a mudança de ph repentina.

talvez seja isso o estranho e que os tpas que fazo sao sempre com a mesma agua vamos esperar e sobre a cor avermelhada que as algas estao a ficar que dises

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez seja isso o estranho e que os tpas que fazo sao sempre com a mesma agua vamos esperar e sobre a cor avermelhada que as algas estao a ficar que dises

 

boas

 

no inicio do forum do lado esquerdo tens lá o motor de " pesquisa " , inseres lá " algas vermelhas " e aparece montes de topicos com a mesma duvida.

 

apos algumas breves leituras vais chegar a uma conclusao e depois espoes aqui as tuas duvidas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim isso eu ja fiz so que a pregunta ou duvida que tenho e esta se elas erao castanhas e normal ficarem vermelhas ou estarao a morrer?

Leio a Playboy pela mesma razão que leio a Nat. Geographic

Gosto de ver fotos de lugares que sei que nunca irei visitar.

Victor Soares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim isso eu ja fiz so que a pregunta ou duvida que tenho e esta se elas erao castanhas e normal ficarem vermelhas ou estarao a morrer?

 

a morrer penso que nao, salvo erro quando isso acontece começao a ficar esbranquiçadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais