Recommended Posts

Publicado (editado)

Titulo:

Tangas algarbiensis

Descrição:

Tanganyika comunitário 150cm, em Faro

Aquariofilista:

Sérgio Luiz

Dimensões(CxLxA): 150x40x50

Volume Bruto/Util:

+- 300/270 L

Filtragem:

EHEIM 2229 seco/húmido, FLUVAL 303 (ambos filtros com filtragem mecânica e biologica)

Aquecimento:

2 termostatos Visi-therm 200w

Alimentação:

Hikari Cichlid Excel

Sera Discu

Iluminação:

Uma calha de 3 lâmpadas: 1power-glow 48”, 1eco-glow 48” + 1 marine glow” 48”

(marine-glow com botão independente)

Substrato:

Areia da praia Peniche + areia da praia de Monte Gordo (Algarve)

Decoração:

Basalto da praia da luz – Algarve; conchas de vários tipos

Cenário:

Cartolina Preta

Temperatura: 25º

Ph: 8.. qq coisa

GH: 6

Kh: 14

Nitritos/Nitratos: 0

controlado com buffer caseiro [1kg sulfato de magnésio + 1Kg bicarbonato de sódio + 200g de sais pra malawi/tanganjika (remin-cichlid)]

Flora:

Anubias barteri

Anubias barteri var. Nana

Anubias barteri var. coffeefolia (folha de café)

Lemna minor (flutuantes)

Fauna:

2 Altolamprologus compressiceps "Sumbu" juvenis

3 casais Neolamprologus similis (+ alguns juvenis)

1F Telmatochromis vittatus

6 Julidochromis transcriptus "kissi" "+- juvenis"

5 Cyphotilapia frontosa "Burundi" juvenis

4 Synodontis lucipinnis juvenis

2 Neritinas (Red spoted snail)

Outras informações:

TPAs 2x/mês (no futuro)

Ultima Actualização:

19 de Agosto de 2008

Fotos :

Antes:

antesti9.jpg

os mini frontosas:

200820081978vv4.jpg

um dos 3 casais de similis:

200820081982bf4.jpg

uma das neritinas:

200820081985wi0.jpg

A telma a cuscar:

210820081994zv2.jpg

vários:

210820081996qa8.jpg

200820081983en6.jpg

220820082015xg3.jpg

fugiram da cataplana.. (entretanto retirei atá saber se é seguro meter.. alguem sabe a espécie?) :lol:

210820081987fj1.jpg

cenário actual (mudei rochas calcáreas pra estas - basalto):

220820082002hh4.jpg

230820082021ap1.jpg

230820082026uy3.jpg

230820082023hp3.jpg

230820082030zl6.jpg

230820082033nk1.jpg

260820082040lb4.jpg

260820082039cz5.jpg

260820082041wj0.jpg

260820082042wu3.jpg

260820082043kk0.jpg

260820082046fm8.jpg

video :

Editado por sluiz
Publicado: (editado)

Boas

Vejo que os peixes já nadam por aí…

Não vou comentar o layout do teu aqua, que para já está muito bom, mas vais ter de fazer algumas mudificações quando os peixes crescerem, principalmente por causa das frontosas, mas ainda tens uns 3 anos para pensar no assunto…

O único senão que vi neste aqua foi mesmo as amêijoas de água doce…1º porque esse aqua ainda não tem alimento suficiente para elas, pois se as amêijoas são óptimas para filtrar micro algas e outros resíduos orgânicos em suspensão, num aqua novo elas vão morrer à fome e provocar um pico de amónia, e isso é perigoso em qualquer tipo de água, agora em pH altos ainda se torna mais tóxica…2º apesar de não ter a certeza se essa espécie é uma das que as suas “larvas” são parasitas das guelras não vale a pena arriscar principalmente porque os teus peixes são jovens e dificilmente vão sobreviver caso as amêijoas se reprodução e libertem as suas larvas, mas isso claro se essa for uma das espécies que têm o estagio larvar parasitário…

Para acerto do GH-KH e pH(8.2), deves usar sulfato de magnésio-(GH), para o KH-pH usa o bicarbonato de sódio…

Os Julis que tens aí não são Gombe, esses são os Julidochromis transcryptus “Kissi”

Agora para terminar…esse aqua merece uma espécie de Cypris…de preferência dos Jumbos., mas caso tenhas ideia de meter peixes desses convém faze-lo o mais breve possível, para que as frontosas se habituem a eles, sem olharem para eles como se fossem “franguinho assado…”

Um abraço, até breve

Editado por aquaben

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado: (editado)

bigsmile

boas...

o layout ainda é provisório..

vou retirar as rochas calcareas q ainda sobraram no lado drtº, meter mais basaltos

meter mais umas plantas altas e retirar o musgo de java.

sim, sei que as frontosas vão-me dar que pensar daqui a uns tempos..

até lá, ja as inscrevi na escola da bobone pra serem bem comportadas como as tuas..

isso das larvas das ameijoas n sabia.... (tb ainda n sei a espécie)

vão já de volta com as outras pró aquario dos camarões.. brigado!

comprei numa farmacia sulfato de magnésio e bicarbonato de sódio que juntei a 200g de sais pra malawi/tanganjika (remin-cichlid) que tinha aqui perdido numa caixa..

espero ter uma boa mistura, pra ir controlando a coisa.

tenho é de comprar testes mais precisos, tinha um 5 em 1 da Sera, mas que não é mt preciso, vou arranjar individuais..

alguma sugestão???

quanto aos Cypris.. não sao a minha onda... opah.. ñ me dizem mesmo nada.. ter por ter..prefiro dar espaço aos outros

os frontosa andam no fundo, a meio e tb vão mt ao nivel de agua... deixo-os pra "encherem" todos estes níveis.

só mais uma coisa, ha 2 frontosas que constantemente andam no fundo a "engolir e cuspir areia", e de barriga cheia... isto será pq?

cumps

Editado por sluiz
Publicado:

Boas

Quando referi as Frontosa era por causa da maneira como colocaste as rochas, quanto ao seu comportamento alimentar essa acho que já estás a levar em atenção…bem aquilo que tu vês essas duas Frontosas a fazer no fundo vais ver em adulto os machos a cavar por baixo das rochas para fazerem uma gruta…acredita que as enormes bocas dos machos Frontosas, parecem “Bulldozer” a cavar…e caso tenhas ideia de pores seixos pequenos, desaconselho-te vivamente, pois eles vão cuspir isso contra os vidro e vão deixar marca…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

ah sim.. ainda não arranjei os calhaus XL pra elas .. mas vão estar bem seguros!

ainda tenho dúvidas qt à iluminação.

gosto da luz azul marinha, mas só a uso ao final do dia.. 2/3 horas.. tipo um "anoitecer"

durante o dia tenho o trio de lâmpadas ou apenas as outras duas.

será q a faço mal em ter a marine-glow a funcinar?

e o filtro seco-húmido com esponjas e cerâmica pra filtragem mecanica? será que danifica?

já me disseram que devia ser só filtragem biológica

ainda ando a testar a saida da água (direcção) dos filtros.

ja consegui um fluxo em círculo que cria dunas de corrente na areia, mt engraçadas

cumps

ps: gostaram nas anubias "café"? :shock: