Aqua terrário...


Recommended Posts

Boas,

 

Venho aqui mostrar a minha mais recente montagem.

 

É um aqua-terrário desenhado para albergar um trio de Bombina orientalis. Tem 50x30x30 (cm), 5L de água, iluminação DIY 13W+15W

 

Fauna: por enquanto 1 bombina orientalis

Flora:

aquática: Anubia barteri nana, Hemianthus micranthemoides, Eleocharis acicularis

terrestre: não faço a menor ideia dos nomes. Provavelmente terei de as substituir a longo prazo.

 

O substrato terrestre é composto por uma camada de granulado de mármore para efeitos de drenagem, uma camada de humus de côco e uma camada de casca de árvore de floresta tropical

 

 

Espero que gostem e opinem

 

Cumprimentos

 

 

Planeamento da disposição das pedras

Image7-3.jpg

HPIM0554.jpg

 

plantação da parte terrestre

HPIM0580.jpg

 

Completo:

 

Image12.jpg

esta é a visão que tenho na secretária

Image9-2.jpg

 

o habitante

Image18.jpg

Image15-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

 

que expectulo este teu novo projecto ...gostei bastante da disposição das pedras ,acho que está espectacular!

 

Parabéns por este teu novo projecto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas José,

 

Obrigado pela resposta.

 

Tal como esperava, a planta maior não se deu bem no solo humido pelo que me vi obrigado a trocar.

Depois de muito procurar, desta vez por plantas adequadas ao ambiente humido, lá encontrei umas bromélias engraçadas e de tamanho reduzido.

A outra planta da qual também não sei o nome tem aguentado mas não parece desenvolver, por isso a longo prazo deverei troca-la ou por ficus pumila ou por Helxine soleirolii ou ainda um musgo aquático que tentarei adaptar.

 

Espero que gostem

 

Image6.jpg

 

E introduzi também mais uma bombina, que por azar é um macho, pelo que terei de comprar uma fêmea

 

Image11.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto ponho, agora o nome não te sei dizer.

 

Elas estavam em mau estado quando as comprei (num centro de jardinagem), porque não deviam ser regadas muito regularmente. Mas ja deu para ver que aqui no terrário se dão bem, ja tenho 5 plantas filhas a rebentar.

 

Image3.jpg

 

Pelo meu pouco conhecimento de plantas deste tipo, apontaria para a Cryptanthus bromelioides bicolor ou tricolor (tenho um livro com um desenho da folha que se aproxima)

 

Se nao encontrares nada, daqui a 1 mês vem falar comigo. Pode ser que algum dos novos rebentos ja esteja grande o suficiente para separar e depois mando-te

 

como está o teu terrário?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Gostei muito, e acho que ainda tenho um espacinho vago entre 2 aquas... lol

 

A ver se a maria deixa...

 

Então e a nível de aquecimento, tens termostato, ou as bombinas aguentam bem o inverno?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Gostei muito, e acho que ainda tenho um espacinho vago entre 2 aquas... lol

 

A ver se a maria deixa...

 

Então e a nível de aquecimento, tens termostato, ou as bombinas aguentam bem o inverno?

 

Quando montei tinha a ideia de meter um termostato mas depois li nuns fóruns que mesmo em paises com invernos mais frios que o nosso como os EUA não é necessário por isso desisti da ideia.

 

Li ainda que, para estimular a reprodução, elas necessitam de temperaturas baixas, chegando mesmo a ser colocadas no frigorífico, mas não encontrei muita coisa sobre isso.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto ponho, agora o nome não te sei dizer.

 

Elas estavam em mau estado quando as comprei (num centro de jardinagem), porque não deviam ser regadas muito regularmente. Mas ja deu para ver que aqui no terrário se dão bem, ja tenho 5 plantas filhas a rebentar.

 

Image3.jpg

 

Pelo meu pouco conhecimento de plantas deste tipo, apontaria para a Cryptanthus bromelioides bicolor ou tricolor (tenho um livro com um desenho da folha que se aproxima)

 

Se nao encontrares nada, daqui a 1 mês vem falar comigo. Pode ser que algum dos novos rebentos ja esteja grande o suficiente para separar e depois mando-te

 

como está o teu terrário?

 

Cumprimentos

 

oi

 

boas novamente

 

acho que estou a ver que planta é, o problema mesmo vai ser encontrar desse tamanho...

 

o meu bem o meu esta em fase de montagem...

 

da outra vez como ainda nao tinha habitantes e tal, e estava a planear o casamento e tal, descuidei um bocado... e tambem tinha uma fuga de agua da parte aquatica para a seca...

 

agora vou fazer ao contrario, vou utilizar o mesmo aquario mas vou colocar a parte que levava terra com agua ou seja vai haver mais espaço para os habitantes que em principio irao ser bombinas...

 

estou neste momento na fase do fundo

 

ja fiz com a espuma agora estou a por silicone e por cima o humus ... vamos ver como fica...

 

quando as tiveres a 100% para venda espero que nao te esqueças de mim ... :D

 

abraço

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.