Recommended Posts

Publicado

Olá!!

Estou querendo construir um nano de 15L(40x20x25),e gostaria da ajuda de vocês,do substrato,iliminaçao,até a escolha de peixes!!

Estou querendo fazer um tapete de glossos,e tambem gostaria de realçar o vermelho das plantas como um rotala macandra!!

Da pra ter um ideia?

Conto com a ajuda de vocês!

Até mais

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Publicado:

Olá!

40x20x25 dá 20 litros. Quanto a plantas e peixes, tens que ser tu a escolher.

Quanto á iluminação deverás ter no minimo 0.7 W/l. Não te preocupes já com fertelizantes. Logo que montes esse nano, constroi um injector de Co2. Essas plantas (Glossostigma Elatinoides e Rotala Macrandra) exigem uma boa iluminação, como também um injector de Co2. Fertelizantes, como já disse não será preciso para já, porque se começares já a adubar irá haver um excesso de nutrientes e depois lá vem o pior inimigo da aquariofilia: Algas.

Abraços.

Diogo Oliveira

Publicado:

Relato a experiência com o meu nano para o caso de ser útil ao colega Caio:

- Aquário hexagonal (ou seja, em altura) da AquaEL

- 15 litros reais a ciclar há 2 semanas

- Plantado com mudas de ludwigia repens e hygrophila difformis

- Sem peixes ou invertebrados (pondero mais tarde camarões caridina japonica)

- 9 watts de iluminação daylight (portanto 0,6 watts/litro)

- Injecção DYI CO2 (garrafa de 1,5 litros semi-opaca)

- Filtro interno Sicce Micron (removi o cartucho de carvão activo e coloquei uma esponja da marca)

- Temperatura média de 28/29 graus (verão...)

- Sem bomba de ar

- Areão negro natural (realça muito o verde das plantas)

- Substracto JBL ProFlora

Estando a ciclar há duas semanas com injecção de CO2 há alguns dias, apesar de as mudas de plantas serem muito pequenas, não sofri ainda do típico ataque de algas. Quando isto suceder, e uma vez concluído o ciclo, pretendo inserir um pequeno conjunto de camarões caridina japonica.

Optei por não escolher glosso para este aquário visto que sendo em altura, a superfície a plantar é reduzida. Por outro lado ter apenas glosso tornaria este nano muito pobre, visto que para plantar espécies de crescimento em altura estaria a roubar a preciosa iluminação à glosso... assim sendo optei por não escolher glosso para este nano.

Para apenas 15 litros reais, sugiro que opte por um betta por exemplo. É complicado arranjar alguma espécie pequena e interessante que não seja de cardume. :)

Boa sorte!

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Olá!

Em relaçao a peixes,nao sei se fico com um cardume de neons,um betta,ou killie!!

Glosso eu vou querer sim,e rotala tambem!Que plantas acham que ficaria legal?Não quero plantas altas!!!

Qual o substrato e a iluminaçao que terei de usar??

E quanto irei gastar mais ou menos??

A agua eu uso agua de uma aquaria de 200L,o meu principal,estarei trocando todaa semana,a agua vai ser uma mistura de agua deonisado e agua da torneira com agua safe!!com base 50/50 pra cada!

Até mais

Caio

Publicado:

Olá!

Não recomendo a colocação de um cardume de Neons. Precisas para formar um cardume no minimo 6 Neons. Mesmo só com 6 Neons já ficas com esse aquário bastante povoado.

Glosso eu vou querer sim,e rotala tambem!Que plantas acham que ficaria legal?Não quero plantas altas!!!  

Se te referes á Rotala Macrandra, ela é alta.

Sendo para estas duas especies, deverás utilizar uma iluminação no minimo de 0.7 W/l.

Quanto a preços difere muito de região para região... Eu podia-te dizer que custa X aqui no Porto e aí custar Y.

Abraços[/i]

Diogo Oliveira

Publicado:

Olá!!

Então axo que vai um killie mesmo!!

Quanto a rotala macandra,vou por ela sim,axo linda a coloraçao ve,elha dela,mas que plantas mas eu podeia por?

Seria legal colocar pedras ou troncos?

Quanto ao preço fica dificil emsmo,pois sou aqui do Brasil,estarei em portugal acho que no final do ano!

Até mais

Caio

Publicado:

Olá!!

Então agora preciso saber da iluminaçao e do substrato!!

O substrato eu ano queru aquelas ocisas lá de humus de minhoca fervido...e sei la o que.

O aquario,é peuqeno nao vai tao cara compar um substrato bom!

Até mais

Caio