Escalares doentes, ajudem-me sff!


Luis Dores

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Montei um aqua de 200Ltrs à cerca de 2 meses, trata-se de um plantado comunitário com 100x40x50.

 

Á cerca de uma semana notei que tenho um potêncial casal pois os mesmos fizeram a 1ª postura numa folha de anubia, como não presenciei o acto e os ovos apenas duraram 2 noites(alguns fungaram) não sei se se trata realmente de um casal.... Esta postura levou-me a pensar que estava a fazer tudo bem, pois segundo já li os escalares apenas se reproduzem se tiverem boas condições de água etc....

 

No entando à 3 dias comecei a notar que os escalares estavam muito à superficie a respirar e a um canto do Aqua, só se deslocando para o meio do mesmo quando lhes coloco alimentação, e então tenho feito TPAs de 30 Litros por dia.

 

No dia 16 tinha:

Temperatura: 29,4º (tenho tido dificuldade em manter uma temperatura baixa, mesmo com ventilação fica na ordem de 28,5º)

PH: 7,4

Kh: 3

Amónio: 0,1

Nitritos: 0,05

Nitratos: 15

TPA: 30 Ltrs

 

No dia 17 tinha:

Temperatura: 28,7º

PH: 7,0

Kh: 3

Amónio: 0,0

Nitritos: 0,05

Nitratos: 15

TPA: 30 Ltrs

 

No dia 18 não tive tempo para fazer qq medição ou TPA, hoje vou fazer TPA para compensar....

 

Esta manhã no entanto quando sai de casa notei que os escalares apresentavam pequenas manchas brancas em todo o corpo, alguem me pode ajudar, logo tiro fotos e coloco mas entretanto gostaria de saber se alguem sabe só por esta descrição o que devo fazer.... Entretanto montei um Aqua relativamente pequeno (40Ltrs) para colocar o casal(que já não sei qual é....), se for preciso serve de Aqua Hospital.... é que tenho outros peixes no comunitário (3 plecos pequenos, 6 coridoras, 1 espada lira, 1 casal de betas, 4 neons, 3 vidro, 1 enguia Zigzag(acho que ainda é viva...nunca a vejo)).

 

Até hoje não tenho tido qq problema de lutas, etc... Na altura em que o casal de escalares tinha a postura, o canto era deles e não deixavam nenhum outro peixe lá chegar, mas tirando isso tem sido tudo muito pacifico....

 

Quanto aos escalares alguem me pode ajudar????

 

Obrigado a todos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado William pela ajuda, aqui fica a actualização do que já fiz entretanto e algumas fotos que espero que possa ajudar a identificar o problema...

 

No dia 18 como já tinha dito não estive por cá e não consegui fazer nada no aqua... :oops:

 

No dia 19 tinha:

Temperatura: 28,4º

PH: 6,8

Kh: ?

Amónio: ?

Nitritos: ?

Nitratos: ?

TPA: 45 Ltrs (Na tentativa de ajudar limpei o filtro e as mangueiras, de modo a remover qualquer detrito... foi limpo apenas com água limpa)

 

No dia 20 tinha:

Temperatura: 29,4º

PH: 7,3

Kh: 3

Amónio: 0,0

Nitritos: 0,025

Nitratos: 10

TPA: 20 Ltrs

 

No dia 19 após a TPA apliquei 25 gotas de eSHa2000, pois um colega disse-me que era bom aplicar pois se fossem fungos iria elimina-los....

No dia 20 tb após a TPA apliquei 12 gotas de eSHa2000, segundo as instruções do produto deveria ter aplicado mais, mas disseram-me para aplicar cerca de metade do que fosse indicado....

 

Não sei se fiz bem ou mal, mas no dia 20 já me morreu um escalar juvenil "Marmore negro", o comportamento mantem-se o mesmo, embora hoje tenha notado que os escalares estão com menos apetite... :arrow:

 

Noto que algumas daquelas manchas brancas começas a parecer-se com "algodão" agarrado, especialmente nas barbatanas... reparei tb que um neon tb ficou dum momento para o outro com umas pequenas manchas....

 

Aqui ficam algumas fotos:

 

10134_20080820.jpg

 

Este é o tal que digo que parece que tem algodão agarrado...

 

Aqui fica tb a foto do neon:

10135_20080820.jpg

 

e mais algumas:

10138_20080820.jpg10139_20080820.jpg

10140_20080820.jpg10142_20080820.jpg

10143_20080820.jpg10144_20080820.jpg

10145_20080820.jpg10146_20080820.jpg

10147_20080820.jpg10148_20080820.jpg

10150_20080820.jpg10151_20080820.jpg

10153_20080820.jpg10154_20080820.jpg

10155_20080820.jpg10156_20080820.jpg

 

Bem as fotos ainda são algumas, mas espero que assim me possam ajudar a tentar resolver este problema antes que morra mais algum escalar ou outro... :arrow:

 

Obrigado a todos,

Editado por Luis Dores
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li que o Esha 2000 é um bom medicamento de espectro geral mas curiosamente eu usei uma vez no meu aqua e não obtive quaisquer resultados.

 

Qdo tenho problemas parecidos com o teu embora não em tão grande escala, uso pacientemente o Omnipur da Sera - tb medicamento de espectro alargado à maioria das doenças nos peixes - e tem resultado sempre.

 

Pq não tentas este medicamento?

 

Boa sorte...e as melhoras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse comigo eu apostava no esha, não nas doses normais de 25 gotas por 100 litros de água, mas sim duplicando a dose.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à minha esperiência subir a temperatura para 29º e uma colher de sopa de sal grosso costuma resultar, como já se espalhou pela restante população e com o esha não funcionou, azul de metileno em cima juntamente com a subida de temperatura e o sal ( no caso da aplicação de medicamentos o sal é um bom contributo para acelarar o processo.

Já agora tens filtro UV? se sim desliga pois o esha e a maioria dos produtos não funciona com o UV ligado e volta a fazer o tratamento.

Não te esqueças de meter difusão de oxigenio no aquario durante os tratamentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado a todos pela vossa ajuda!

 

Continuei a apostar no eSHa2000 para tentar controlar o problema, no entanto já tive mais algumas mortes.... Alguns escalares parecem estar melhores e dos mais afectados apenas dois ainda sobrevivem... resumindo de 11 escalares juvenis já morreram 7, vamos ver se consigo salvar estes ultimos 4...

 

Continuo a aplicar eSHa2000, TPAs diárias de 20/30Ltrs, e temperatura em torno de 29/30º....

 

Quanto ao filtro UV não uso, já ouvi dizer bem e mal, por isso nunca pensei muito em colocar um, será que tinha prevenido alguma coisa neste caso??

 

Mais uma vez obrigado,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não convem sobrecarrega-los de medicamentos o ideal é tratamento de 3 dias se não resultar experimenta passada uma semana eshamita 2000.

em doses iguais ao esha 25 gotas por cada 100 litros no primeiro dia, 12,5 no segundo e 12,5 no terceiro.

Se continuar a não resultar aconcelho a meteres os peixes só em vidro e começares de novo em relação a pedras, plantas areão e materias filtrantes do filtro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho alguma esperiencia nao e nuita mas ja safei alguns peixes:sobe a temp da agua 1ou2 graus e mete uma colher de sopa com sal...

 

faz isso num entrevalo de tres dias e durante o processo vai trocando cerca de 15% da agua todos os dias...cmg resultou...esp k resulte ctg...

comp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente os Escalares não se safaram... o ataque foi mesmo forte! Ainda tenho alguns peixes no aqua, agora não sei se devo tomar alguma medida imediata ou não....

 

Fauna sobrevivente até ao momento:

 

Equipa de limpeza:

3 Corydora Schwartzi

2 Corydora Panda

3 Plecostomo Gibbiceps (acho que estes sujam mais do que limpam...)

 

A minha escolha para alem dos escalares

4 Neons (é suposto conseguir constituir um cardume e como os escalares eram juvenis nunca tive problemas...)

 

A escolha da minha mulher, se quero ter um aqua na sala tb tem que ter alguns peixes que ela goste...

3 Peixe Vidro

1 Espada Lira Macho

 

A escolha do meu filhote, vou ter que lhe montar um aqua pequeno para ele ir mantendo

1 Betta Femea (era um casal o macho tb morreu nestes dias)

1 Enguia Zig Zag

 

Agora a minha pergunta vai no sentido de saber o que acham que devo fazer pois não sei se o aqua e a respectiva Fauna e Flora estão contaminados e se devo colocar mais escalares sem fazer alguma coisa...

 

Um dos "vidro" anda muito à superficie mas não apresenta quaisquer sinais como os anteriores....

 

Desde já obrigado pela vossa ajuda,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente os Escalares não se safaram... o ataque foi mesmo forte! Ainda tenho alguns peixes no aqua, agora não sei se devo tomar alguma medida imediata ou não....

 

Fauna sobrevivente até ao momento:

 

Equipa de limpeza:

3 Corydora Schwartzi

2 Corydora Panda

3 Plecostomo Gibbiceps (acho que estes sujam mais do que limpam...)

 

A minha escolha para alem dos escalares

4 Neons (é suposto conseguir constituir um cardume e como os escalares eram juvenis nunca tive problemas...)

 

A escolha da minha mulher, se quero ter um aqua na sala tb tem que ter alguns peixes que ela goste...

3 Peixe Vidro

1 Espada Lira Macho

 

A escolha do meu filhote, vou ter que lhe montar um aqua pequeno para ele ir mantendo

1 Betta Femea (era um casal o macho tb morreu nestes dias)

1 Enguia Zig Zag

 

Agora a minha pergunta vai no sentido de saber o que acham que devo fazer pois não sei se o aqua e a respectiva Fauna e Flora estão contaminados e se devo colocar mais escalares sem fazer alguma coisa...

 

Um dos "vidro" anda muito à superficie mas não apresenta quaisquer sinais como os anteriores....

 

Desde já obrigado pela vossa ajuda,

 

 

Penso que agora o que tens a fazer é uma boa muda de agua com agua em descanço para retirar toda a medicação que lá tens e esperar umas semanas a ver como "o barco anda". Em relação aos betas n sou grande entendido mas acho que só podem estar juntos às fémeas na altura de acasalarem! pesquisa sobre isso!

De resto é ires fazendo as mudas normais 10 /20% à semana e cada vez que adicionares peixes pores de quarentena antes de os colocares no mesmo aquario para não voltares a ter este tipo de situações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Luis

 

Uma das coisas que eu te aconselhava, era depois das coisas acalmarem (infelizmente com algumas mortes ) , nao perder a calma e fazer um tratamento ao

aquario .

como tens um plantado e camaroes .... vai com calma , coloca azul de metileno durante uma temporada . faz 3 tratamentos

repetidos mas espaçados no tempo . O azul de metileno em poucas quantidades nao danifica o ciclo nem os animais .

Doenças existem sempre na Natureza e nao é recomeçar de novo que isso ira desaparecer . Tenta ver o que aconteceu (algum peixe que ja estava doente ??? Qualidade da agua ??? ph instavel ??? ) .

Mantem o plantado , dedica mais tempo as plantas , mantem alguns peixes mais resistentes e deixa as coisas acalmar .

Pouco a pouco introduz novos escalares depois de teres a certeza que esta tudo ok .

No inicio quando eu comecei com o aquario era o ictio, cada vez que fazia TPA´s aparecia ictio .... fiz durante uns tempos esse tratamento e hoje em dia despejo 3 baldes de agua fria no aquario e nunca mais aconteceu . Tive tambem bacterias mas foi devido a uns guppys que comprei estavam infectados .

No entanto depois desapareceu com a morte dos guppys .

No Fundo e para resumir .......

 

Nao desanimes e força .....

 

Um abraço

 

Rogerio carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais