Principiante que necessita de conselhos


mcmtorga

Recommended Posts

Olá a todos!!!

 

Sou novo neste fórum e desde já tenho de dar os parabéns pelo excelente trabalho que aqui é feito. Até agora nunca tinha encontrado um fórum de aquariofilia tão completo e com tanta informação e ajuda dada por outros aquariofilistas.

 

 

Há alguns anos que tenho um aquário em casa (praí há 6 anos), mas não sabia que eram necessários tantos cuidados quando se tem um aquário.

 

Já tive peixes de água fria (cheguei a ter uns 6 bem grandes num aquário de 20L........que horror.....nunca me tinham dito que havia um limite), mas há coisa de 4 anos que tenho peixes de água quente.

 

Actualmente tenho um aquário de 30L (sei que é pequeno, mas como tem de ficar no meu quarto não posso pôr um muito maior) com 3 tetras negros e um guppy macho (agora sei que ele não devia estar com os tetras, pois estes são agressivos, daí que o pobre guppy tenha a cauda um pouco ratada).

 

Contudo como o aquário está um pouco artificial, gostava de lhe dar um toque para se parecer mais natural. Além de que quero mudar a fauna e possivelmente colocar alguma flora (flora no meu aqua só de plástico :) )

 

 

O meu aquário tem, como já disse, 30L.

 

O filtro é uma biobox (que monto com cerâmicas, uma lã branca e outra azul - não sei o nome, carvão activado) e tem uma bomba de 270L/h - que já vinha com o aquário.

 

O aquário tinha um sítio para colocar uma lâmpada, mas aqui há uns anos atrás, por altura no Natal, fundiu-se a lâmpada fluorescente que lá estava e como não tive tempo de ir comprar uma e como era natal queria o aquário com luz, coloquei um lâmpada incandescente que aqueceu demais e queimou o encaixe da lampada e quase que dereteu a tampa do aquário......a caixa onde se punha a lâmpada ficou estragada e tive de a remover......agora o aquário não tem luz ;)

 

Também tenho uma bomba de ar e um termostato da sera de 25w (que eu acho suficiente para este aquario....mantém a temperatura constante)

 

Para o tratamento da água uso o Aquatan da sera e o nitrivec (também não sabia que era necessário fazer o ciclo do azoto e que não se deve mudar a água total do aquário).

 

O único teste que fazia era o do pH e este andava sempre à volta dos 6,5-7,0

 

 

Gostava de saber se para colocar algumas plantas é obrigatório ter de colocar um substrato, luz e máquina de CO2...não sei bem como funciona e também ainda não consegui compreender com o que li aqui no fórum?

 

Também gostava que me recomendassem umas plantas que não dessem muito trabalho (pq num futuro próximo não sei se vou poder dispensar mt tempo no tratamento do aquário), que se adaptem bem e que tenham uma boa durabilidade.

 

Como tenho outro aquário de 25L vou colocar lá os meus tetras e o guppy, enquanto não decido o que fazer com eles. E vou iniciar o ciclo do azoto, como deve de ser, e fazer a nova decoração do aquário.

 

A fauna ainda não sei qual vai ser, mas de certeza que não vão ser tetras (já tive 3 tipos e estou farto....já chega....tenho de mudar). Vou esperar pelos parâmetros da água e depois logo se vê.

 

Gostava, então, que me dessem umas luzes em relacção à flora, pois não sei quase nada de como a manter e o que li não me ajudou muito.

 

 

Desculpem o testamento!

 

Cumprimentos,

 

MCMTorga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Para teres plantas naturais vais precisar de luz e convem que compres numa loja de aquários (pois as lampadas são ligeiramente diferentes). Consegues encontrar lampadas em lojas de electrónica, mas tens de saber o que comprar.

Não precisas de substrato rico em fertilizantes nem de CO2 se usares plantas pouco exigentes: anubias, valisnérias, fetos e musgo de java.

 

Se quizeres fertilizar um pouco para as plantas crescerem mais saudáveis, aconselhava-te o Ferropol da JBL (isto se juntares peixes) pois não tem fosfatos nem nitratos.

 

Se não tiveres luz aconselho-te a não usares plantas.

 

Tem atenção ao pH porque os Guppys gostam de água mais básica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais bem vindo ao forum ;)

 

Pelo que percebi precisas de conselhos em relação á decoração e há flora do aqua.

 

para a decoração podes colocar troncos (vendem-se em lojas especializadas no hobbie)

 

E certas pedras.

plantas que te aconselho variam desde os fetos de java ,anubias,e musgo de java.

 

deves meter areao mas nao é nessesario substracto fertil, nem c02, luz conveteres pra poderes ver os peixes :Da

 

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas tão rápidas!!!

 

 

Realmente faz falta a luz, mas o meu aquário tem a frente redonda e como tal a tampa é inteira e não sei como fazer para colocar lá luz. A caixa que se agarravano interior da tampa estragou-se e foi para o lixo e agora não sei como fazer para pôr luz. Se souberem de uma maneira digam, sff.

Não fazia ideia que as lâmpadas deviam ser compradas numa loja da especialidade.....estamos sempre a aprender.

 

Sim irei colocar uns troncos e umas pedras (vou aproveitar este fim-de-semana que vou para o norte para arranjar uns xistos).

 

Vi fotos dessas plantas no google e gostei....estou tentado em colocar algumas. Não faz mal se eu as colocar com o aquário já a fazer o ciclo??

 

Quando for à loja vou ver se eles têm esse fertilizante, mas naquela onde eu vou só lá vejo material da "sera".

 

Eu areão tenho um colorido (que já sei que faz mal aos peixes). Vou ver se arranjo um escuro.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

Se bem percebi já tens o aqua há 6 anos, a funcionar????

Entao para que vais começar tudo de novo????

Se já tens lá os peixes o aqua está mais que ciclado.

Se não tens luz não vale a pena nem plantas, nem nada....(substracto,CO2,etc)

Mais vale arranjares uma luzita, esse aqua é pequeno não vai ficar cara a luz, e podes sempre colocar lá umas plantitas

O teu aqua tem uma marca concerteza, vez na net quem é o representante e compras uma tampa nova,não?

Eu tambem tenho um de 60litros com a frente redonda e é da atlantis........

Experimente e boa sorte.

Fica bem.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

Se bem percebi já tens o aqua há 6 anos, a funcionar????

 

Apesar de o ter a funcionar há 4 anos com água quente eu fazia trocas totais de água e acho que da última vez só coloquei aquatan e não pus o nitrivec, logo acho que a coisa não deve estar muito bem. A água tem um cheiro e não está translucida.

 

 

Entao para que vais começar tudo de novo????

Se já tens lá os peixes o aqua está mais que ciclado.

Se não tens luz não vale a pena nem plantas, nem nada....(substracto,CO2,etc)

 

Porque não vale a pena?

 

Mais vale arranjares uma luzita, esse aqua é pequeno não vai ficar cara a luz, e podes sempre colocar lá umas plantitas

 

 

O teu aqua tem uma marca concerteza, vez na net quem é o representante e compras uma tampa nova,não?

 

Não diz a marca em lado nenhum do aquário ;)

 

Eu tambem tenho um de 60litros com a frente redonda e é da atlantis........

 

Procurei o site dessa marca, mas não encontrei...

 

Experimente e boa sorte.

Fica bem.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo MC

Se fazias trocas totais de água o melhor mesmo é fazeres tudo como deve ser.

Só deves fazer trocas parciais de água pelo menos, uma vez por semana 15 a 20% da água.

Podes aplicar os tais tratamentos que existem, mas nesse caso se vais começar de novo deixa o aqua ciclar pelo menos 3 semanas.

Sem luz nao vale a pena teres plantas porque como todas as plantas que há na natureza , precisam de sol directo, neste caso luz directa, o que acontece na falta dela?????Morrem........

POr isso eu disse que não valia a pena.

Se não vez a marca e se vais começar de novo porque não um aqua novo?Esses da "aquatlantis" acho eu que é esse o nome, agora nao estou em casa, custam cerca de 100 euros já com tudo.

Se não houver papel, vai a uma loja e tenta ver se encontras algo que sirva no aqua.....onde possas por luzes....há aquelas calhas com suporte que servem em todos os aquas....

E poes areão, plantas, água, deixas ciclar, esperas uns dias e vais fazendo trocas parciais de água e depois podespor lá peixes aos poucos....ahhhhhhhh...e medes os parametros...dependendo dos peixes que vais por....

consulta....www.fishprofiles.com....tira muitas duvidas sobre compatibilidades, PH, durezas e etc e tal para cada tipo de peixes....

Quaquur coisa....

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre tentar colar uns apoios de vidro para poderes pôr uma tampa.

Podes ainda comprar uma calha de iluminação com apoios laterais e não precisas de tampa.

 

Quanto ao areão colorido, eu não gosto porque fica muito artificial e muitas vezes deixa os peixes stressados. Se puderes troca por um novo.

Deves ter cuidado com as pedras e troncos que usas. Se usares troncos não deves pôr guppys porque os troncos acidificam a água. As rochas também podem alterar o pH e a dureza da água. Informa-te bem!!

O ideal é saberes bem o que queres e o que necessitas andes de fazeres grandes alterações.

 

Aconselhava-te a ver umas fotos de aquários aqui no forum para tirares umas ideias. Está atento ao setup para ver o que as pessoas usam e vai pesquisando muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.