Recommended Posts

Publicado

Não acho que se trate de alguma doença, mas resolvi colocar este tópico aqui... o que se passa, já com duas gerações de alevins de platy, é que andam todos bem e ao chegarem aos dois meses de idade vão morrendo... alguma pista sobre isto? O último que lá andava desapareceu ontem... tenho mais duas ninhadas com 1 mês e uma semana respectivamente e gostaria de evitar que acontecesse o mesmo...

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Publicado:

Qual os valores de nitritos e nitratos por altura das mortes? Qual a capacidade em litros (reais, não brutos) do aquário e as espécies que o habitam? Poderá tratar-se simplesmente de um caso de sobrepopulação e consequente intoxicação.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Olá!

Tenho que confessar que nunca medi nitritos nem nitratos, visto que com a maioria dos peixes nunca tive problemas... o aquário tem uns 15 litros e nele habitavam até ontem os alevins (cerca de 20 entre guppies e platies), um casal de platies adultos, uma guppy fêmea e uma corydora albina. Agora os adultos foram todos mudados para um aquário maior, portanto este ficará só para crias...

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Publicado:
Poderá tratar-se simplesmente de um caso de sobrepopulação e consequente intoxicação.

Concordo.

 

Podes fazer trocas de água mais frequentes e tentar manter o aquário/filtro o mais limpo possível.

Em princípio deve resolver o problema.

Cumprimentos,

Nuno

  • 1 mês depois...
Publicado:

Bom, vou reanimar este tópico para colocar mais uma questão... as mortes continuam por volta da mesma idade, mas agora apercebi-me da total gravidade do problema... os alevins não crescem... tentando descrever isto o melhor possível, aos dois meses têm o tamanho que deveriam ter com uma semana de vida... isto acontece com guppies e platies, portanto está descartado algum defeito genético... optei por mudar os alevins (que neste momento são apenas dois platies...) para o aquário maior e desmontar este, começá-lo de novo... se calhar vou optar por não colocar areão, só algumas plantas flutuantes... assim dá para aspirar melhor... alguma dica?

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Publicado:

Existe uma regra teórica que se deve tentar observar para evitar a sobrepopulação num aquário:

 

- 1 litro de água por cada cm de peixe adulto.

 

Isto significa que em 15 litros reais poderia ter cerca de 3 ou 4 guppies. Se os 15 litros de que falou é o valor bruto a situação piora.

 

Ora num passado recente relatou que albergava cerca de 20 peixes/alevins (!) o que é extraordinariamente excessivo. Os níveis de nitratos devem ser elevadíssimos o que causa a morte prematura de muitos alevins por intoxicação e um crescimento anormalmente lento.

 

Outras causas para um crescimento lento são a alimentação pouco adequada nos primeiros meses de vida (recomenda-se alimento vivo como microvermes, artémia salina, etc.) e problemas relacionados com a consanguinidade (cruzamentos excessivos entre descentes próximos).

 

Recomendo a leitura atenta das FAQs portuguesas de aquariofilia (extremamente útil) em http://faq.thekrib.com/pt

 

Relativamente ao alimento vivo, poderá contactar por MP o nosso colega jorgehcosta que vende diversas culturas fáceis de manter.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Publicado:

Poderá realmente tratar-se de um problema de sobrepopulação, mas se formos a cumprir à risca essa regra relativamente a alevins, ninguém poderia ter um aquário maternidade com menos de 100 litros... a finalidade deste aquário seria albergá-los até terem idade/tamanho para serem mudados para outro aquário... procuro seguir essa regra com os peixes adultos, sendo inevitável que estes venham a procriar e a sobrepovoar o aquário, seja ele qual for, pelo menos temporariamente...

A alimentação é outro factor passível de causar esta falta de crescimento. Costumo alimentar os alevins com flocos esmigalhados, tubifex e artémia liofilizados, e artémia congelada. Os vivos serão a próxima aquisição, sem dúvida. De qualquer forma, conheço quem alimente alevins só com flocos e os crie normalmente... assim como em aquários com mais peixes do que água e sem sequer mudar a água (vi numa loja "de bairro" um aquário carregado de algas, onde só se viam os peixes - alevins de guppy - se eles estivessem colados ao vidro, porque o dono tinha medo de mudar a água e causar-lhes a morte...)

Bom, posto isto, resta-me agradecer os conselhos e po-los em prática!

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com