apresentação !! e duvidas :)


maos

Recommended Posts

boas a todos,

 

apresento-me á comunidade e desde ha muito que aprecio este hobie ... nunca me meti nele pq me diziam que dava um pouco trabalho e era necessaria paciencia para os peixes de água quente ....o que nao era o meu forte ( a paciencia );)

 

tenho 2 putos peq. que me consumiam a pedir 1 aquario .... fiz-lhes a vontade, e ontem ao ir ao jumbo e havia lá 1 promoção e lá comprei o dito aquario.

 

e como sou novo nestas andancas de aquarios e peixes..... venho pedir ajudas a quem disto percebe :D

 

1 Kit Aquapor 80 fm af ( aquario de 80cm + movel )

medidas: 80,5x 30,5x40,5

capacidade 81 litros

 

lampada do tamanho do aquario

bomba aquapor AQ-300

aquecedor aquapor de 100W

2 ,5 kg de areia colorida ( verde, laranja e preta )

e 1 planta artificial

e 4 peixes (alaranjados) julgo serem de agua fria ...

 

 

( e irra que os putos nao paravam de chatear pra montar a coisa ) :)

e pronto lá montei o dito, coloquei a areia no fundo e a planta, enchi com agua da companhia e coloquei o aquecedor e a bomba conforme os manuais ...

 

 

testei os aparelhos e aparentemente funcionam ... mas logo reclamaram que nao tinha bolhinhas na água :wink: ( como se obtém isso?? )

 

 

agora pretendia ajuda nos passos seguintes , sff

 

o que comprar a seguir e os passos a dar ????

 

 

desde já agradeco ....

 

cumps

maos

 

 

Edit: em 1-8-08 por maos: Alteração do setup: Novo Aqua de 100x40x30 + Filtro Externo Space ADV 500

Editado por maos

Aqua 100x30x40 ( 120L. )

Filtro Externo - Sicce Space ADV 500 7W 500 l/h

Aquecedor - Prodac MAGICTHERM 150W

Iluminação - 2 x Sylvania GRO LUX 30w t8

Bomba ar Aquapor AC-9602

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:oops:

 

ok.... atao lá tenho que comprar outro acessorio... a pedra difusora ...lol

e isso não é prejudicial aos peixes , pois não?

 

 

 

qt ao tuturial ..... agradeco o link

 

por acaso já lhe tinha passado os olhos meio a correr antes de pedir ajuda ...

mas agora visto ter sido indicado, vou ler com + atenção :o

 

 

 

preparem-se para as questoes...hehe :D

 

cumps.

Aqua 100x30x40 ( 120L. )

Filtro Externo - Sicce Space ADV 500 7W 500 l/h

Aquecedor - Prodac MAGICTHERM 150W

Iluminação - 2 x Sylvania GRO LUX 30w t8

Bomba ar Aquapor AC-9602

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb sou novo aqui.. mas no que puder ajudar ajudo :oops:

 

quanto a pedra difusora, e corrijam-me se estiver errado.. pelo que pesquisei aqui no forum, não faz qualquer mal aos peixes e as bolinhas servem para ajudar na oxigenação da agua. Acho que o único problema aqui discutido é se stressa ou não os peixes as bolinhas, mas acho que nunca se chegou a uma conclusão.

 

Por isso é uma questão decorativa... acho :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A bomba de oxigenação com pedra difusora, como o nome indica, serve para oxigenar a água.

Promove a oxigenação da água, criando movimento à superficie.

 

Eu nos meus aquários não uso, porque utilizo a própria saida do filtro para movimentar a superficie da água.

Se o teu filtro permitir isso, em principio deve dar, evitas de gastar dinheiro.

Se fosse a ti, não utilizava esse areão colorido, acho que não fica natural. Para além de que 2,5 Kg de areão não é nada para esse aquário. Eu utilizava no minimo 20Kg e mais algumas rochas ou troncos para ficar mais bonito.

Tens vários tipos de areão porreiro e barato.

 

Não gosto de plantas artificiais, mas cada um é que sabe. Como a iluminação desses kits normalmente é fraca, provavelmente serão 15/20 W, podias sempre optar por plantas menos exigentes tipo anubias e musgo para tornar o aquario um pouco mais natural e bonito.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

A bomba de oxigenação com pedra difusora, como o nome indica, serve para oxigenar a água.

Promove a oxigenação da água, criando movimento à superficie.

 

Eu nos meus aquários não uso, porque utilizo a própria saida do filtro para movimentar a superficie da água.

Se o teu filtro permitir isso, em principio deve dar, evitas de gastar dinheiro.

Se fosse a ti, não utilizava esse areão colorido, acho que não fica natural. Para além de que 2,5 Kg de areão não é nada para esse aquário. Eu utilizava no minimo 20Kg e mais algumas rochas ou troncos para ficar mais bonito.

Tens vários tipos de areão porreiro e barato.

 

Não gosto de plantas artificiais, mas cada um é que sabe. Como a iluminação desses kits normalmente é fraca, provavelmente serão 15/20 W, podias sempre optar por plantas menos exigentes tipo anubias e musgo para tornar o aquario um pouco mais natural e bonito.

 

1 Abraço

 

 

Boas again e obg. pelas ajudas :ala:

 

houve alteracões de material .. :lol: ( fui á loja trocar ) ;) era pequeno para o local pretendido,

o aquario fica embutido no meio de 1 parede encostado a 1 canto sem vista dos lados , e por tras fica 1 parede vidro cor salmao com claridade permanente durante o dia ..... ficando portanto só com vista de frente ... ( depois coloco foto)

 

 

agora passa a ser :

 

1 aquario da Aquapor de 100 cm

 

bomba externa Space ADV 500

 

 

 

A areia colorida tinha sido oferta assim como a planta natural ;)

 

a ideia das bolhinhas foi imposição dos putos ( pelo menos pra já ;) )

 

 

 

Agora agradecia opinioes do restante material a comprar .... marcas e modelos e onde comprar, tendo eu orçamento de 75€ para já! ( já tou abusar!!! ..lol :lol: )

 

aquecedor ??

 

lampada??

 

e o restante material ( areao , plantas etc .... ... estando eu aberto ás opinioes ...

 

 

sugestoes?? :)

 

 

cumps

Aqua 100x30x40 ( 120L. )

Filtro Externo - Sicce Space ADV 500 7W 500 l/h

Aquecedor - Prodac MAGICTHERM 150W

Iluminação - 2 x Sylvania GRO LUX 30w t8

Bomba ar Aquapor AC-9602

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Pelo que percebi, acabaste por trocar o kit de 80cm por um de 100cm?

Se assim foi, fizeste bem, quanto maior, melhor.

 

O filtro externo parece-me bem dimensionado para esse aquário, apesar de não conhecer a marca.

Por outro lado é bom porque não te ocupa espaço dentro do aquário, e permite a tal movimentação da superficie da água e consequente oxigenação da mesma.

 

Quanto às restantes sugestões, depende daquilo que pretenderes.

Se quiseres plantas naturais mais exigentes, tens de investir em iluminação, CO2, fertilização liquida, substrato fértil, etc...

Para plantas menos exigentes, basta areão e um minimo de luz e fertilização liquida.

 

Esse kit não traz luz nenhuma?

Se quiseres um areão "relativamente barato" opta por AKADAMA, mas existe ainda mais barato.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Falas em aquecedor, mas esse já vem com o aqua, dependendo dos peixes que vais por..mas a temperatura deverá rondar os 24º.....

O aqua não trazia lampada??

è que as lampadas para os aquas são caras e com esse orçamento não vais longe

se tiveres jeito para a bricolagem vai ao tópico DIY que lá ensinam muita coissa, noemadamente a fazer a iuminação.

Plantas, como ja te disseram depende da luz...mas musgo de java, fetos de java e anubias há de varias qualidades, são as que menos luz exigem.

O areão, se comprares areão-substrato ficas com o caso resolvido.

Depois enterras as plantinhas no areão, ou melhor ainda arranjas uns troncos e prendes as anubias e etc, nos troncos, crescem melhor

Boa sorte.

Devias no entanto deixar ciclar o aqua pelo menos 15 a 20 dias, e podes aproveitar esses peixes que tens vermelhos para o fazer.

Faz umas trocas de água (as tais de TPA) que aqui tanto se fala parciais todas as semanas, 10 a 20% da agua do aquário.

Depois ligas o aquecedor e quando a água estiver a 24º, ou mais....poes peixes de água quente.

tépida, quero eu dizer.

podes ir aqui ver as temperaturas e combinações de peixes:

www.fishprofile.com.

Para principiantes, mollys,espadas e guppys ( 1 macho para cada 2 femeas), corydoras 3/4,vivem em grupo,tetras que são resitentes,tens é de escolher.....

Boa sorte....e podes ter a certeza que este hoby é super viciante.....

Fica Bem.

Isa

Editado por IsaGanhão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola e bemvindo (mesmo se tambem sou nova neste forum)

 

 

Em França, sempre aconselham deixar o aqua sem peixes durante minimo 3 semana por cause da subida de nitritas (NO2).

Aqui não ?

 

Isso mata os peixes portante ...

 

Não sabes qual peixes compraste ?

Se é o caso : um bom conselho : informa-te antes de comprar peixes porque pode-te préjudicar um dia.

Pra manter correctemente peixes, precisa-se informar sobre as condiçoes que precisam.

 

 

Xau!!

Editado por JaZzy

Desculpa pelo meu português...pouco o falo, ainda menos o escrevo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ Mario

 

sim acabei por trocar o kit por 1 de 100cm.

 

e este Kit nao tras nem a lampada ...

 

quero montar com plantas naturais ... mas que sejampouco exigentes ... ( para já) ;)

 

e qts quilos aconselhas de areão? ...

 

 

 

@Isa

 

este Aqua nao tras aquecedor ( o outro kit é q trazia e tb tinha lampada),

 

plantas!! .... luz tem todo o dia atraves da parede de vidro por detras do aqua ... e terá sempre a lampada qd necessario...

 

uma duvida que me suscita ... nao tem que levar nada por baixo do areao?.... algum composto ou ... ???

 

sorry as duvidas de iniciante :(

 

 

venham de lá dicas sff e precos + - :D

 

cumps

Aqua 100x30x40 ( 120L. )

Filtro Externo - Sicce Space ADV 500 7W 500 l/h

Aquecedor - Prodac MAGICTHERM 150W

Iluminação - 2 x Sylvania GRO LUX 30w t8

Bomba ar Aquapor AC-9602

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Só com 75€ de orçamento não vai ser fácil...

 

Onde compraste o Aqua deve haver também a calha (Aquapor), aconselho-te no entanto a consultar a secção DIY e a construir a tua própria calha, fica melhor e mais barata!

Antes de colocares qualquer planta tens que tratar da iluminação e por falar nisso cuidado com a luz natural que entra para o Aqua. Quando menos esperares tens isso tudo verde cheio de algas...

 

Se utilizares a Akadama já tens substrato suficientemente fertilizado para começar (não esquecer todavia que vais necessitar de fertilizantes líquidos ou em barra).

É bom e barato, deves no entanto usar uns 15 quilos no mínimo...

 

Pesquisa bastante esta página...

Lá encontrarás respostas para as tuas duvidas, se não estiverem lá experimenta aqui.

 

Espero ter sido útil.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Posso-te dizer que 75€ é curto para pores isso a funcionar.

Tens de comprar um termóstato de 150 ou 200 w, uma calha de iluminação e o areão.

Além disso gastas também algum em plantas.

 

Termóstato - 15/20€

Calha - pelo menos 100€

Areão - depende tanto podes gastar 10€ como 100€. Se fores da zona de Coimbra, arranjas 20L de areão vulcanico a 5€.

Plantas - depende da quantidade, mas pelo menos alguns 20€ gastas.

 

Para esse aquário, necessitas de pelo menos alguns 20/25 kg de areão.

Em relação à iluminação, e se tiveres algum jeito para a bricolage, podes sempre optar por faze-la tu que te fica mais em conta. Todos os meus aquários têm iluminação feita por mim. Posso-te dizer que com alguns 20€ já fazes a festa. Podes fazer com vários tipos de lampadas, desde as económicas com casquilhos normais até lampadas HQI, passando pelas fluorescentes. Nestes ultimos 2 casos tens de comprar balastros também. Podes ver alguns projectos bem porreiros na secção DIY.

Se quiseres ensino-te uma maneira de fazeres uma calha 4x21w T5 por pouco mais de 30€.

Se fosse a ti optava logo por pelo menos 0.5W/L. Normalmente toda a gente diz que quer plantas pouco exigentes e com o tempo acabam quase todos por mudar de ideias e investir em mais iluminação.

 

Dá uma volta pela secção dos classificados e dos patrocinadores do forum que arranjas bons negócios para o material e plantas que procuras.

Pensa bem antes de adquirires o material e pesquisa muito. Em minha opinião, mais vale a pena às vezes gastar mais uns € e ficar logo servido com material de qualidade e margem para poderes pensar noutras plantas, layouts, etc...

 

1 Abraço

 

PS:Completa o teu perfil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha o melhor é começares por baixo em relação ao plantado.. pois muitas duvidas vão aparecer com o tempo.

 

Começa com plantas de baixa manutenção.

 

Para te ajudarmos em relação ao aquecimento e iluminação tens de dizer a litragem do aquario ou as dimensões para se fazer o calculo dos LT.

 

Recomendo muita leitura no forum (a melhor maneira de aprender) e claro perguntares sempre antes de avançar com alguma compra, muitas vezes acabamos por comprar coisas desnecessárias!

 

CO2 podes usar de fermentação para começares.. existe varios topicos na area DIY para teres uma ideia e em custos são minimos este metodo!

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora agradecia opinioes do restante material a comprar .... marcas e modelos e onde comprar, tendo eu orçamento de 75€ para já! ( já tou abusar!!! ..lol ;) )

 

 

Também sou novo em aquas e com esse orçamento e opiniões que li axo que vais gastar muito mais € do que esperas.

Preparate para mais, eu em menos de um mês ja deve ir quase perto dos 200. Ah e o meu aqua so tem 60cm.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também sou novo em aquas e com esse orçamento e opiniões que li axo que vais gastar muito mais € do que esperas.

Preparate para mais, eu em menos de um mês ja deve ir quase perto dos 200. Ah e o meu aqua so tem 60cm.

 

Cumps

 

Isso também depende de até onde queremos ir...

 

Ex: Boas iluminárias são caras, mas também tens as dos chineses que são muito em conta e são eficientes na maioria dos casos.

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.... :s

 

ja desisti da ideia de o colocar na parede vidro ... vai ficar ao lado desta, e apanha claridade parcial.

 

parece que vou ter que abdicar de outras coisas e investir neste Aqua .... :o

 

 

mas quero comecar mesmo pelo fundo .....

ao que parece o areao Akadama é 1 boa hipotse ...... quero tb um tronco e uns calhaus :P

 

tenho que ir ver nas lojas aqui das redondezas o que teem e qt custa ..... depois peco opinioes !! :D

 

 

 

o tamanho do Aqua é de 100x40x30 ... representa qts litros??

 

na iluminação é que me estou a espalhar ... :s .... mas prefiro gastar + qq coisa agora do que depois andar a inventar ....

 

 

uiiii. q isto é viciante ... a procura de respostas

 

cumps

Aqua 100x30x40 ( 120L. )

Filtro Externo - Sicce Space ADV 500 7W 500 l/h

Aquecedor - Prodac MAGICTHERM 150W

Iluminação - 2 x Sylvania GRO LUX 30w t8

Bomba ar Aquapor AC-9602

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.... :s

 

ja desisti da ideia de o colocar na parede vidro ... vai ficar ao lado desta, e apanha claridade parcial.

 

parece que vou ter que abdicar de outras coisas e investir neste Aqua .... :o

 

 

mas quero comecar mesmo pelo fundo .....

ao que parece o areao Akadama é 1 boa hipotse ...... quero tb um tronco e uns calhaus :P

 

tenho que ir ver nas lojas aqui das redondezas o que teem e qt custa ..... depois peco opinioes !! :D

 

 

 

o tamanho do Aqua é de 100x40x30 ... representa qts litros??

 

na iluminação é que me estou a espalhar ... :s .... mas prefiro gastar + qq coisa agora do que depois andar a inventar ....

 

 

uiiii. q isto é viciante ... a procura de respostas

 

cumps

O calculo é 100x40x30/1000= valor LT brutos que dá 120LT.

 

Uma calha dos chineses tipo sun sun consegues arranjar por 100€, com a constituição de 3x 39w Lampadas Tipo T5 (esta calha é já a prever e conseguires ter capacidade de aumentar a qualidade do plantado ex: plantas de tapete) As calhas dos chineses são boas em relação qualidade/preço os unicos contras é os balastros serem ferromagnéticos o que aumenta o consumo e também se um balastro avariar dificilmente consegues arranjar igual..

 

Para teres uma ideia uma calha com essa constituição com balastros electronicos e de marca rondam os 200 € para cima.

 

Termostato aposta num de 150w, a marca isso já vai do gosto de cada um, eu uso jaeger são muito bons mas tem a particularidade de serem compridos, tem atenção a isso porque muitas vezes não cabem em certos aquarios.

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

100x40x30 = 120L brutos, reais são sempre menos, talvez alguns 100L.

A akadama é uma boa opção, se quiseres também podes usar substrato fertil por baixo se estiveres a pensar em plantas mais exigentes.

Mas usa só substrato fértil se tiveres iluminação e Co2 e plantas à altura senão não vale a pena.

 

Em relação aos calhaus, não os compres nas lojas de animais senão és roubado, procura nas lojas de jardinagem ou na natureza.

Os troncos, também os podes apanhar na natureza, mas o seu tratamento é mais complicado e moroso.

Em relação à iluminação, julgo que a partir de 50w já te safas com grande parte das plantas, mas se fosse a ti optava por algo na ordem dos 80w.

Mas para valores destes, tens quase obrigatoriamente de ter CO2.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL realmente acho que abusei nos W, usei os LT brutos como base de calculo.. ehehe... sorry... mas como foi referido anteriormente uma calha de 80w a 100w é o ideial a pensar no futuro

 

O substrato fértil para iniciante é melhor não meteres, acho que para começar basta conheceres bem como se deve fertilizar o aquario e ter em conta a iluminação, CO2 como referi atrás usa o de fermentação, depois mais para frente podes obtar por sistema de botija pressurizada

 

CUMPS

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL realmente acho que abusei nos W, usei os LT brutos como base de calculo...

CUMPS

Abusar até nem abusaste, se tiver CO2 pressurizado, fertilização e plantas à altura, era o ideal.

Especialmente com essas lampadas HO.

 

Mas como o rapaz está a começar, é melhor não se esticar muito senão acaba com uma sopa de algas. :o

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abusar até nem abusaste, se tiver CO2 pressurizado, fertilização e plantas à altura, era o ideal.

Especialmente com essas lampadas HO.

 

Mas como o rapaz está a começar, é melhor não se esticar muito senão acaba com uma sopa de algas. ;)

 

1 Abraço

 

 

boas again,

 

lá veem mais questoes :P

 

andei a ver imagens de akadama e nao gosto particularmente da cor :s ... sobretudo para toda a área ....

 

preferia usear areao ... vulgo areia da praia ou do rio .... ( pode-se utilizar essa ...fervendo e limpando e limpando .... ??? )

assim ficava + barato :D e sobravam aereos pra outras coisas ;)

 

e nesse caso convem meter o tal substrato por baixo... para depois meter + plantas ?

 

 

e em relação á iluminaçao!!

 

a lampada .. vulgo calha ... tem que ser da largura do Aqua? ... ou pode ser + peq. mas com a potencia necessaria ( os tais 80 a 100w )

 

é que vi umas fotos com umas lampadas + pequenas colocadas no Aqua presas com um genero clip no vidro( como alguns candeiros nas secretarias) ..

terá incovenientes na estar coberta toda a área?

 

é que assim meteria eu mão á obra e fazia a minha callha .. ou tentava :P

 

 

sorry ser chato ;)

 

 

cumps

e agradecer as dicas até agora

Aqua 100x30x40 ( 120L. )

Filtro Externo - Sicce Space ADV 500 7W 500 l/h

Aquecedor - Prodac MAGICTHERM 150W

Iluminação - 2 x Sylvania GRO LUX 30w t8

Bomba ar Aquapor AC-9602

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!! como tu nao sou muito fã de akadama, se queres manter natural usa um areao simples, um que parece ser branco preto e castanho, que dá um efeito bestial e nao se torna caro, tens é de comprar substrato tbe por, dependendo do tipo de flora que queres.. também tens um areao negro que te vai realçar a flora e a fauna por causa do contraste, se queres que tudo cresça bem investe seriamente numa calha, procura na secçao de ofertas do forum que encontras bem mais baratas que nas lojas...

ja pensaste o que queres meter no aqua?? é importante para modelares tudo consoante a fauna que queres no futuro.. tive meses a preparar o meu para receber discus :P

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas novamente amigos!

 

ca vou dar seguimento ao meu projecto após uns dias de leituras e com pouco tempo e (com os aéreos do IRS) para adquirir o restante material ...:D

 

agora pedia opiniao acerca de varios produtos e alternativas aos mesmos ..

 

Relembrando o q tenho:

1 aquario da Aquapor de 100 cm ( 100x40x30 )

Bomba externa Space ADV 500 (500l/h)

Água vai ser da companhia .....

que produto usar e marca para retirar o cloro

 

 

agradecia opinioes acerca de quais e marcas sff..

 

 

»» a calha de iluminação vou faze-la eu ... ( ou pelo menos tentar, graças ás ajudas da secção DIY e de alguns users ) :P

 

 

»» 2 lampadas de 54w ?? ( tamanho até 90cm +- ... se é que existem!!

ou 3 de 30w/900mm.??

Lâmpada Flora Sun a 15,0€ cada ?

Lâmpada Tropic Sun Daylight cada 11,70€ ?

 

 

 

Aquecedor

»» Aquecedor Jager de 150w a 19,05€ ou ... ??

»» Aquecedor Aquapro de 150w a 14,60€ ??

 

 

Testes

Testes e produtos para tratamento da Agua... aconselham em kit ou em separados?? .. e quais ??

.....

 

 

Fertilizante!!

Tou muito inclinado a optar por Areao de rio em principio...

e de futuro vou querer plantas mais exigentes ...( para já vou colocar dessas mais resistentes e mais baratas ....

»» aconselham fertilizante sólido? ... qual ou quais? e Quantidades ??

»» ou fertilizante Liquido? .... qual ou quais ?

 

 

 

Desculpem lá o tamanho das questões mas assim podem dar logo de tudo ... e nao andar chagar o pessoal ás pinguinhas :P

 

 

Não sei se me estou a esquecer de algo importante para o inicio do ciclo?

 

 

cumps

maos

Editado por maos

Aqua 100x30x40 ( 120L. )

Filtro Externo - Sicce Space ADV 500 7W 500 l/h

Aquecedor - Prodac MAGICTHERM 150W

Iluminação - 2 x Sylvania GRO LUX 30w t8

Bomba ar Aquapor AC-9602

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

A água podes colocar em recipiente abertos e apos 48 horas podes colocar no aqua.Eu faço assim por causa do cloro e tem resultado.

Coloco em garrafoes de 5 litros e quando faço as mudas semanais é essa água que utilizo (da companhia).

Quanto ao resto alguem te responderá.

Ainda em relação à localização do aquário não poderasd colocar um fundo na parte de trasdo aquário?daqueles em papel?assim podes colocar o aqua onde querias sem perigo das algas.

Boa sorte.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.