Skimmer Aqua-Medic Turboflotor 750


Recommended Posts

Sérgio,

 

a bomba é parte integrante do skimmer pelo que deve ser a correcta :)

 

Tenho agora uma outra externa adicional por causa do ozonizador. Estou a usa-la apenas para experimentar se é precisa ou não. Parece-me que não. De certeza que esta bomba externa não presta. Comprei no intermarché 8) para desenrascar enquanto estava no Algarve. Se de facto precisar de uma bomba externa tenho de comprar uma a sério.

 

Eu vou à loja amanhã.

 

Uma coisa que ainda não percebi muito bem. O que é melhor mais ou menos oxigénio? É que o meu tubo de ar, de origem não tem forma de regular, mas eu acrescentei-lhe um regulador.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marco,

 

quanto a essa vida microscopica, se o seco-humido tiver uma filtro mecanico (esponja) no tubo de sucção de agua, então é de supor que esses bichinhos não são sugados, ou?

 

É que se eles passam pela esponja, também deveriam passar pelas bioballs.

 

Digo isto porque, quando tenho de limpar a esponja todas as semanas ou de 2 em 2 semanas e a massa filtrante não preciso de limpar (porque nunca apresenta porcaria agarrada). Ou seja, a esponja é mais dificil de ultrapassar que as bioballs.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

mais importantes do que estes serem sugados, é a sua comida ficar retida nas massas filtrantes. As massas filtrantes tem a caractristica de filtar e reter todas as impurezas, pozinhos, grãos de areia e de comida e outros, enfim aquela porcaria que se forma nas massas filtrantes. Isso acaba por não fornecer tanta comida para essa bicheza. Mas não é só os secos humidos ou filtros externos e internos que prejudicam neste aspecto. Também o uso de escumadores, as próprias bombas de circulação tem esse efeito.

Daí surgirem os refugios em cima do aquario para que a vida não se perca nas bombas de circulção, caindo assim por gravidade de modo a aproveitar até algum phito e zooplanton criado nesses refugios naturalmete.

Outras das medidas tomadas para minimizar as perdas é uso de escumadores de pedra porosa em vez de escumadores de bomba (venturi). Conheço um aquario de um colega nosso que prefere usar 2 escumadores de pedra porosa a um de venturii....

 

mas, tudo isto depende da orientação do aquario, e a orientação que defendo é a de quanto menos mecanica melhor....

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

e posso acrescentar uma coisa. No meu de 500 l uso um de pedra porosa ligado a uma bomba de ar e não quero outro. No outro aqua de 250 l é que uso um de venturi pois vinha juntamente com o interior do sump e que tenho a impressão que é igual ao teu Paulo. A regulagem de facto não vinha, então o que fiz foi com um pedaço de algodão na sua extremidade e o aperto mais ou menos para regular. Se perguntas qual a melhor forma? Quem sabe? olhar, testar e fazer... é a melhor resposta.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@SD, podes dar mais pormenores sobre esse do de 500L?

 

Foste tu que fizeste? Qual o tamanho da coluna de contacto? Quantas pedras usas e qual a bomba de ar?

 

Essa bomba e ar não é muito barulhenta?

 

Desculpa lá tantas perguntas mas ando há uns tempos a querer mandar o meu Red Sea para a reforma e trocar por outro mais eficiente.

 

Os Deltec parecem-me bons mas €600 representam muitas horas de trabalho. Há muito que ouço dizer que os de pedra de ar em contra corrente são do melhor desde que dimensionados devidamente.

 

São muito fáceis de construir em PVC ou acrilico e além disso ficam baratos. O único investimento de monta será mesmo a bomba de ar.

 

O que achas disso?

 

Obrigado

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva paulo

 

eu tenho um escumador igual e funciona na perfeiçao.

 

1- o escumador tem que estar dentro de agua ate a base do recepiente colector nao cobrindo a superficie da bomba.

 

2-e mais importante o tubo interior do escumador (que vem da bomba) deve estar encostado ao tubo de pvc para obrigar a agua a fazer um remoinho dentro dele , ele normalmente vem de fabrica no meio do tubo de centrifugaçao e assim nao funciona bem. (se olhares o escumador pela zona de fixaçao vira o tubo cinzento para o lado esq. cuidado para nao o partires e dificil so com os dedos + tem que ser e a curva de baixo vira-a para tras (pra bomba).

 

e evidente que isto nao resolve o problema da bomba parar.

 

e obrigado pela dica das cianobacterias finalmente livrei-me delas.

 

sem + um abraço

 

luis baia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis,

 

ainda bem que ficaste sem as cianos. Já agora, começaram a aparecer diatoms onde estavam as cianos? Isto aconteceu-me enquanto estive fora uma semana. Não sei se é consequencia do tratamento das cianos, se é excesso de nutrientes. Diz-me qq se acontecer-te.

 

O escumador já está a produzir espuma outra vez. Está ligado a um ozonizador que por sua vez está ligado ao uma boma externa. Desde então não voltou a parar. Mas vou de qualquer forma experimentar alterar a posição do tubo interior da coluna a ver o que acontece.

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, paulo

 

se diatons sao umas manchas verdes enormes no sitio onde estavam os cianos entao sim .

 

de resto por enquanto ainda nao me apareceu + nada mas ainda nao fiz a segunda parte do tratamento que e na terça feira , depois logo se ve.

 

sem+ um abraço e fiquem bem

 

luis baia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus diatoms são uma pelicula castanho clara pouco densa que tapa parte dos vidros e o areia.

 

mancha verde penso que são os cianos a morrer. antes do tratamento tiraste à mão tantos cianos quanto possível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, paulo

 

eu tirei a maior parte mas nas zonas encostadas as rochas nao tirei e tambem nas zonas dos vidros um pouco a baixo do areao.

 

posso te dizer que tirando esse verde ate agora nao me apareceu + nada

e o proprio areao parece ter ficado + esbranquisado.

 

se ouver alguma alteraçao depois eu avisote.

 

e engraçado que o aquario na casa onde eu compro os peixes neste momento estao com o mesmo problema.

 

sem + um abraço luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FINALMENTE !!! (acho eu...)

 

Parece-me que descobri ontem finalmente o problema do meu escumador. Quando cheguei a casa estava novamente parado o que me deixou completamente irritado. Como era possível que a bomba venturi não estivesse a puxar ar se na outra ponta do tubo estava uma bomba de ar e um ozonisador no meio??? E nos dias anteriores a quantidade de ar na coluna do escumador era tanta que parecia um tubo de esferovite???

 

Tirei o escumador do aquario e desmontei a bomba toda peça a peça. Nada de novo.

 

Então usei o eixo de ceramica que suporta as laminas de borracha da ventoinha na bomba para furar a entrada de ar. Estava bloqueada. Forcei e não passava. Isto já eu tinha feito antes, mas como não conseguia atravessar a bomba apesar de aplicar alguma força, pensava que seria normal (alguma membrana devia estar ali dentro...).

 

Mas irritado como estava, desta vez fiz mais força e mais força até furar.

 

E não é que sai dali algo que me parecia uma pedra de sal e que estava tão grande e colada que devia esta a bloquear a entrada de ar???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais