Qual a que não devo escolher?


Mónica Nunes

Recommended Posts

Boas.

Vou comprar agora 5 novas plantinhas, a primeira duvida é, visto ja ter fetos, ludwigia repens, uma nymphea lotus, vallisnerias, duas especies de enchinodorus (que nao sei o nome, mas ei de por fotos para identificação), uma enchinodorus ozelot e uma Crinum thaianum e cryptocoryne wendtii, acrescentar mais 5 plantas nao será demais? Ou será que devo comprar outras iguais afim de ter mais plantas, mas sem serem todas diferentes umas das outras?

A outra duvida é da seguinte listinha qual a que não devo comprar:

Bacopa Caroliniana

Ceratopteris Siliquosa

Enchinodorus tenellus (esta gosto muito)

Enchinodorus Quadricostatus

Hygrophila Polysperma "rosa nervis"

Hygrophila Difformis (também gosto muito desta)

O meu aquario tem ph de 7.2, temp a 25º, não injecto c02, desisti pois as plantas começaram a ficar com furos, uso o fertelizante da hagen e tenho 60W para 95L de agua, as plantas agora já estao de boa saúde e o aquario ja está estabilizado.

 

Tou a pedir opinioes, pois a tempos comprei uma ludwigia arcuata e morreu, nao queria que acontecesse o mesmo outra vez.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas nunca são demais...

 

Agora estar a sugerir qual deves introduzir... isso não dá pica nehuma, tens de ser tu propria a escolher a que mais gostas.

 

Conheces o site da tropica?vais lá tem lá tudo o que precisas de saber sobre todas as plantas que encontras á venda e tb daquelas que não encontras... achas que o pessoal dos plantados sabe as caracteristicas todas de cor?de todas as plantas?não... aquilo é uma biblioteca muito util.

 

Agora, aconselho é a introdução de CO2 até pk tu tens bastante luz... eram as echinodorus que ficavam com furos não eram?então´introduz umas barras de adubo e isso resolve-se. mas n deixes de ter CO2

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Quando eu peço opiniooes sobre que plantas é apenas porque nao sei quais as plantas que podem dar-se bem no meu aquario, e queria as mais faceis de manter, como sou um zero a esquerda em plantas resovi vir ao forum pedir opinioes, e acho que é para isso que o forum existe, para aprendermos e pedir opinioes.

As plantas que ficaram com furos foram as cryptocorynes, as vallisnerias e enchinodorus ficaram meias amarelas e como a desfazerem-se, bastou tirar o co2 e tudo voltou a normalidade.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma coisa eu te garanto...

 

O co2 não foi o responsável pelos furos nas plantas e as folhas amareladas.

 

por isso não o retires.

 

uma coisa que os fertilizantes não costumam ter é nitratos.

Um nivel muito baixo destes pode levar aos sintomas que descreves.

orienta um teste e vê quanto tens .

deves ter como nivel minimo 3 mg/l.

se tiveres alguns peixes, os excrementos destes depois de processados pelas bacterias dão alguma q de nitrato q pode ser suficiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Entao nao percebo, eu antes tinha as plantas porreiras, meti o co2 e ficaram com furos, depois retirei o c02 e em cerca de 2 semas voltaram ao normal, se nao é do co2 penso que será algo relacionado co co2.

Anyway ja decidi que nao volto a por co2, pois tou satisfeita como as plantas estão.

Apenas queria saber quais destas 6 a que nao devo ter ou quais, visto ter que escolher 5 das 6 plantas.

Obrigado.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Com essa iluminação não arriscava em colocar Hygrophyla Polysperma Rosanervig, sem uma iluminaçõ intensa fica igual a uma Hygrophyla Polysperma, também não aconselho a Echinodorus Tenellus fica muito alta com iluminação insuficiente.

 

Uma coisa que te aconselho é o injector de Co2, faz parte de um dos factores mais importantes para o sucesso em plantas.

 

Fica bem!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gatinha

 

Coloca umas pastilhas de ferrotabs nas plantas em que tiveste problemas, adiciona o co2 e aumenta a potência da luz. E poderás escolher qualquer tipo de planta que queiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gatinha,

 

Olha, o CO2 não provoca furos nas plantas, pelo menos de um modo directo não o faz. O que acontece é que não tens o teu ecossistema equilibrado. Ao introduzires o CO2 terás ( pelo que me dizes ) de pelo menos compensar esse desiquilibrio e acrescentar adubo. Quando as echinodorus ficam meias a desfazer-se, com as folhas vitreas, é sinal que não tem alimento suficiente.

 

Aconselho a que introduzas o CO2 e, para evitar os buracos, acrescentas adubo liquido e tb em pastilhas. verás que não terás mais problemas e as plantas agradecem.

 

Continuo a não achar muito bem o que fazes. Todas as plantas são relativamente fáceis de manter mas isso já vai depender da experiencia de cada um e do aquario de cada um. Não te posso aconselhar uma ou outra planta pk do teu aquario só conheço umas letras...

 

Sem CO2 não aconselho a introdução de nenhuma planta

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais