Formol = Formalaina????


Nuno Carvalho

Recommended Posts

Boas a todos!!!

 

Tenho um Discu muito mal com parasitas externos e como o Sera Bactapur Direct não esta a funcionar decidi correr todas a drogarias de Coimbra a procura de formalaina. Acabei por encontrar numa farmácia Formol-37% (era a ultima garrafa).

 

A minha dúvida é a seguinte:

 

Será que este Formol que comprei é o mesmo que Formalaina??

Se sim alguém me sabe dizer como devo efectuar o tratamento??

 

Aguardo a vossa ajuda!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!

 

Sim!. O formol que se vende nas farmácias é FORMALDEHYDE (37%), também conhecido por formalina.

 

Tenho usado com alevins de Discus quando estão com parasitas nas guelras (gill flukes) com sucesso.

 

Utilizo 2ml para 100L, que retiro com uma seringa, fazendo 3 tratamentos, durante 3 dias. A água pode ser mudada todos os dias pois o formol evapora-se ao fim de 8 horas.

 

Ligo sempre uma bomba de ar extra para aumentar o oxigénio.

 

Atenção ao manuseamento pois é altamente tóxico.

 

Boa Sorte.

 

cmts,

AM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

Estou de acordo com o Amadeu, apesar de eu usar uma dose mais elevada, 1ml por cada 38 litros.

 

Já agora podes dar uma olhadela neste endereço, só para teres uma noção da bomba que é o formalin.

 

http://www.icb.ufmg.br/descarte/formaldeido.htm

 

Cumprimentos,

Luis Romão

:?::?::oops::wink:

Luis Romão

www.clubediscus.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado AM e Luis!!!

 

Já agora acham que é um tratamento adquado para parasitas externos???

Pelo que li pareceu-me que é mais indicado para parasitas das guelrras do que da pele. É verdade?

 

Para parasitas da pele recumendam-me outro??

 

Aguardo a vossa ajuda!

 

Abraços!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá AM!

 

 

O Aquario é de 300L e tenho 5 Discus antigos e esse que é novo mas já tinha passado por um mes de quarentena. Já estava nesse aquario a 2 semanas e comia bem.

De repente começou a ficar escuro, com a barbatana lateral a colar e a coçar-se muito.

Agora esta no aquario hospital e está no 3º dias de tratamento com bactapur direct mas n vejo melhorias. Já n come ai a 5 dias!:wink:(

Ah!! Nenhum dos outros discu esta doente!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Nuno o Bactopur não é um antibiótico?

Se é, porquê o seu uso?

A precipitação a tratar um peixe com um mau diagnóstico tem sempre más consequências.

Depois vê-se que o peixe não está melhor usa-se outro medicamento...

Além de tardio, pode intoxicar o peixe!

Eu punha o peixe em aqua hospital (se não é o caso) deixava-o 36h em agua limpa e iniciava o tratamento com a formalina numa razão de 1ml40l.

O2 extra!!

Ah!! E via o PH!!

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais