Urgente Escalares alevins


theeyes

Recommended Posts

Boas tarde malta, nasceram hoje a minha primeira cria de alvins de escalares, e de depois de ler muito sobre isso surgiu-me uma duvida de ultima hora em relação á atermia , tem mesmo de ser atermia recém nascida ou pode ser atermia seca já porta a utilizar, eu comprei seca pronta a utilizar será que dá para alimentar os meus escalares recém nascidos ou eles não se vão alimentar e vão acabar por morrer??

 

 

Aquele abraço:

Theeyes

Editado por theeyes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tarde malta, nasceram hoje a minha primeira cria de alvins de escalares, e de depois de ler muito sobre isso surgiu-me uma duvida de ultima hora em relação á atermia , tem mesmo de ser atermia recém nascida ou pode ser atermia seca já porta a utilizar, eu comprei seca pronta a utilizar será que dá para alimentar os meus escalares recém nascidos ou eles não se vão alimentar e vão acabar por morrer??

 

 

Aquele abraço:

Theeyes

 

Boas

 

tem que ser artémia recém eclodida.

 

P.S- é alevins e não alvins :)

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe alvins ::D: os meus alevins já tem tanta fome que comeram o E:

 

Vou tentar arranjar atermia para eclodir, só espero ainda ir a tempo.

 

Obrigado José Garcia, pela dica e pela correcção lol ::D:

Editado por theeyes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehe alvins ::D: os meus alevins já tem tanta fome que comeram o E:

 

Vou tentar arranjar atermia para eclodir, só espero ainda ir a tempo.

 

Obrigado José Garcia, pela dica e pela correcção lol ::D:

 

Viva! Por vezes nem a artemia recem eclodida eles conceguem comer, tambem podes dar um pó muito fino (da Sera), mas 1º tens de o amulecer em agua do aqua, dentro de recepiente para que fique quase liquido.

 

Força ai! eu já vinguei escalares por duas vezes da 1ª 27 alevins e 2ª 24

 

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se passares por Aveiro ou tenhas alguém que passe por cá eu OFEREÇO de bom gosto culturas de aveia que foi o que dei aos meus 19 que não fungaram e tem crescido bastante bem,é a ajuda que te posso dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta, alguém me sabe dizer onde posso arranjar ovos de atermia na zona de Braga??

em Famalicão só encontrei em uma loja da marca Nutron e custa uma pipa de massa 16€ não se arranja mais barato??

 

 

 

 

Aquele abraço:

Theeyes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta, alguém me sabe dizer onde posso arranjar ovos de atermia na zona de Braga??

em Famalicão só encontrei em uma loja da marca Nutron e custa uma pipa de massa 16€ não se arranja mais barato??

 

 

 

 

Aquele abraço:

Theeyes

 

 

Há uns pacotes da Sera artemiasera1fu7.th.jpg

 

cada saqueta custa 1€ pa i... eu compro a 1,25€ cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao aconselho muito o nobilfluid so por uma coisa suja muito a agua e de tantas tentativas que tive com as colisa lalia e nao consegui nada... bigsmile mas isso agora acabou pois todos os alevins que tiver daqui para a frente vao ser alimentados com artemia recem nascida..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Aconcelho-te artémia recem eclodida!!! (é o melhor)

Os teus alvins já começaram a nadar???? se sim deves começar a dar artémia no dia a seguir a começarem a nadar!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta, alguém me sabe dizer onde posso arranjar ovos de atermia na zona de Braga??

em Famalicão só encontrei em uma loja da marca Nutron e custa uma pipa de massa 16€ não se arranja mais barato??

 

 

 

 

Aquele abraço:

Theeyes

 

boas,

 

em Braga tens no Sr. Sousa em frente à Igreja de S. Vicente... tem frascos de 20ml da hobby a 6,50€ não é muito barato mas é o que se arranja... opcionalmente podes mandar vir da alemanha numa próxima encomenda conjunta que fica muito mais barato...

...boa aquariofilia...
José Miguel Gonçalves (ex-mg17)
a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedback
visita o meu álbum (clica aqui)
os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está quase tudo dito mas...

 

Atenção José Garcia á nota de que se deve dar comida 3 dias depois de os alevins nascerem

 

Se aguardarem tanto tempo, o mais certo é os mais fracos morrerem!!- é muito tempo pois o saco vitelino que tinham , quando estão já estão a nadar já deu o que tinha a dar

 

Eu dou artémia recem eclodida assim que todos estão a nadar (logo mesmo dia 0), não espero nem mais 1 dia e todos eles, sem excepções comem logo.

 

Todos eles conseguem comer se fôr artémia recem eclodiada- que é pequena

 

Se fôr outra comida - assim sim só os mais fortes é que resistem e os mais fracos vão logo sucumbir ( ao fim de 2 /3 dias começam a morrer)

 

Dito isto por experiência, consigo margens de 95/98 % de eficácia ( pois faço pausas de alimentação ao fim de 6/7 dias e 15/20 dias para os mais fracos sucumbirem - muito poucos).

 

Não vou colocar aqui as minhas experiências mas posso adiantar que passado 6/7 dias eles já aguentam 1 dia sem comer, mas não mais do que isto.

 

O truque é fazeres uma grande quantidade( grande mesmo) de artémia recem eclodida, e congelares ainda viva (se já tiver morta a grande maioria não os come e só suja a água).

 

Depois é só colocares em 2% de água salgada em covetes no congeladoe ires dando 2/3 vezes ao dia consoante o número de alevins.

 

Não falha e é limpinho pois a água descongela muito rapidamente, e a artémia saía devagar para eles se alimentarem,

 

5 Estrelas

 

Pedro Soromenho

 

 

 

Pedro Soromenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, hoje reparei que grande parte dos meus alevins morreram então todos branco no fundo não sei o porque, talvez se deva a minha inexperiência, :wacko: o que acham que devo fazer para tentar salvar os restantes, amanha já lhes dou a atermia recém eclodida a ver se tenho algum sucesso .consegui arranjar da SERA em uma loja de Barcelos. cheers:wink::cry:

 

 

 

Aquele abraço :

Theeyes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os escalares só crescem bem com artémia.... não vale a pena inventar!!!

Com artémia tira-se facilmente 500 escalares de uma postura (sim, leram bem quinhentos).....

 

E, tal como disse o Pedro, deve começar a dar-se artémia no dia que eles começam a nadar! Ou seja, o dia que se vê uma nuvem de alevins a passear pelo aquário!!

 

Quando eles estão a absorver o saco vitelino NÃO se deve dar artémia, pois só iremos poluir a água, eles ainda não comem nada!

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta, os meus escalares morreram todos não ficou um para contar história, nasceram no dia 4/8/08 e gradualmente ião morrendo, no dia 9/8/08 já não tinha nenhum com vida, não faço ideia do que terá corrido mal, passo a citar o procedimento que tomei com os meus escalares alevins,

 

Dia 1 2/8/08 os escacares desovaram

 

Dia 2 3/8/08 como os escalares estão em um comunitário resolvi tirar a folha que continham os ovos para uma maternidade feita em vidro com 10com/10alt/10lag que adaptei dentro de o aquário principal para manter a temperatura com uma pedra difusora e juntei duas gotas de esha 2000 para os fungos.

 

Dia3 4/8/08 nasceram os alevins, estavam no fundo a rabi ar, poucos fora os ovos que fungaram

 

Dia4 5/8/08 troquei +/- 10% de agua

 

Dia5 6/8/08 alguns alevins morreram, tentei os tirar com uma agulha

 

Dia6 7/8/08 alguns alevins morreram, troquei +/-10% de agua

Mas os restantes continuam no fundo presos com por uma bolinha (é normal isso acontecer)

 

Dia7 8/8/08 alguns alevins morreram, e dei pela primeira vez artemia recem eclodida aos resistentes

 

Dia8 9/8/08 já não tinha nenhum com vida

 

O que é que eu fiz mal

 

 

Aquele abraço:

Theeyes

Editado por theeyes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que eu fiz mal

 

 

Aquele abraço:

Theeyes

 

Boas,

 

Eu acho que deixaste dias demais os alevins sem alimento, pelo que percebi foram 4 dias-

 

Depois na minha opinião não sou a favor de maternidades dentro dos aquarios, é preferivel um aquario a parte para esse efeito, mas não sei se no teu caso tens condições e possibilidades para isso?

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho que deixaste dias demais os alevins sem alimento, pelo que percebi foram 4 dias-

 

Não.... Fizeste bem em dar artémia 7 dias após a desova..... Está correctissímo esse procedimento.... Deves dar artémia qd vires a "nuvem" a nadar (normalmente acontece 7 dias após a desova, isto a 27ºC na agua)

Algumas notas:

-> O mais certo é teres envenenados os pequenotes por nitrito ou nitratos (são mais sensíveis que os pais)

-> Onde foste buscar a agua para encher a maternidade ??

-> A maternidade tinha comunicação de agua com o resto do aquário??

-> 10% de troca de agua de 2 em 2 dias é pouco.... tem de ser 10% diários para tirares o medicamento rapidamente

-> Lê o meu artigo que explico o que deves fazer exactamente para teres sucesso:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry202993

-> Se precisares de ajuda tens lá o meu mail ou "posta" por aqui :oops:

 

Cumpts

Editado por Valter Silva

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nunca vi dizeres que eles tinham começado a nadar, ou seja eles só estavam ainda a dar ao rabo.

 

Se nunca chegaram a nadar, eles morreram de certeza por envenenamento devido a má qualidade da água, conforme o valter já disse.

 

Consoante a quantidade da água, circulação e oxigenação da mesma, 10 % pode não ser nada.

 

Já tive valores tão altos de 1 dia para outro que nem com 90 % de mudança de água estes chegaram perto dos 0 (ideal).

 

Nesse dia e nos seguintes trocava-lhes 3 vezes a água ao dia.

 

Por isso é importante monotorizarmos a qualidade da água, especialmente amónia e nitritos e irmo-nos orientado.

 

Eles são pequenos mas necessitam á mesma de 1 filtro biológico- eu coloco uma esponja com um tubo com oxigénio e coloco sempre bactérias nitrificantes assim que coloco lá os ovos- coloco tanbêm uma pedra difusora.

 

Coloco-os num aquário com 18 litros e vou controlando a qualidade da água, para ver se tenho de mudar mais água que o normal.

 

Pedro Soromenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nunca vi dizeres que eles tinham começado a nadar, ou seja eles só estavam ainda a dar ao rabo.

 

Se nunca chegaram a nadar, eles morreram de certeza por envenenamento devido a má qualidade da água, conforme o valter já disse.

 

Boas,

 

realmente nunca foi mencionado que os escalares já nadavam, foi um lapso meu, desculpem lá qq coisinha.

 

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais