iluminação de paludarios


Recommended Posts

boas

 

existe alguma "regra" para a iluminação de paludarios?

 

tipo um paludario com bromélias e outras usadas nessecita de quanta iluminação, sei q deve ser dificil definir visto que não se pode fazer a "regra" X watts para X litros....

 

por isso como sabemos se a iluminação é suficiente?

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

existe alguma "regra" para a iluminação de paludarios?

 

tipo um paludario com bromélias e outras usadas nessecita de quanta iluminação, sei q deve ser dificil definir visto que não se pode fazer a "regra" X watts para X litros....

 

por isso como sabemos se a iluminação é suficiente?

 

No meu terrário (60x40x40) tenho bromélias e Chamadorea elegans e mantenho-as há algum tempo com 45 W, sem qualquer problema.

Não sei nenhuma regra mas se cada um postar o que tem pode dar para definir um padrão.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não sei se há regra. Para já no meu terrário/paludário que ainda está em construção, tenho 100W atrás (na zona onde ficará 90% das plantas) e 30W T8 à frente só para não ficar escuro, Possivelmente até altero se começar a ver que as plantas não aguentam.

 

Isto é para um de 100x40x50 (CxLxA) Horizontal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa até poderá ser muita luz mas como ainda não tenho lá plantas.. Para já é o que apontei para elas, mais tarde poderei, então, baixar ou aumentar consoante o comportamento delas.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa até poderá ser muita luz mas como ainda não tenho lá plantas.. Para já é o que apontei para elas, mais tarde poderei, então, baixar ou aumentar consoante o comportamento delas.

 

 

Cumps

 

Que plantas vais lá pôr?

Se puseres bromélias ou outras plantas epífitas é muita luz quase de certeza, porque elas provêm de florestas húmidas e agarram-se aos troncos das árvores grandes, onde a luz que chega é escassa. Se puseres plantas da familia das palmeiras, já não haverá problemas mas mesmo assim aconselhava a reduzir para uns 70-80 W. Baixa a conta da luz e abre-te o leque de opções para o plantio.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, ó João.

Basicamente irei pôr plantas de zonas muito húmidas que é o caso das bromélias e uns fetos e eu sei que os fetos são provenientes de locais frescos e que 90% dos casos estão à sombra dos plantios mais altos.

 

Vamos ver como se irão comportar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.