Bomba para UV


Recommended Posts

Boas.

Há opiniões muito diversas em relação à utilização dos UV´s... No meu caso, tenho um AquaCristal da JBL de 5w, ligado 24h/24h e até agora não tenho notado qualquer problema. Desligo apenas quando estou a fazer algum tratamento e durante poucas horas após fertilizar a água.

 

 

E tens o exterelizador UV ligado como?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes ligar á saida do filtro, agora segundo es experts dizem, se a agua passar muito depressa, nao mata tantas bacterias, mas elimina mais as algas.

Tambem depende da poetencia do uv, se colocares um de 9 watts se calhar e suficiente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passa mesmo muito depressa, logo o tempo de exposição da agua a luz UV é menor.Logo extereliza muito pouco.

Quanto menor o fluxo de agua melhor. Basta ver no caso dos Exterilzadores da JBL o fluxo recomendado na documentação que acompanha o equipamento, vais ver que é bem menor ao fluxo do filtro eheim que tens.

 

A JBL recomenda que no caso de termos um filtro externo e para não termos de gastar mais dinheiro numa bomba, para colocarmos um T a saida do filtro uma para o aquario outra para o exterizador UV.

 

Eu tou com o mesmo problema que tu e em principio esta semana resolvo o problema.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme a sugestão JBL coloquei um T a saida do filtro externo. Uma saida para o aquario outra para o Exterilizador UV.

Ficou a funcionar lindamente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu por acaso tenho uma bomba (ja vinha com o uv) esta a funcionar bem mas vou esperar pelos resultados!!

So nao gosto mto de a ver dentro do aquario!! e mais uma peça la dentro e nao gosto muito.

O meu UV e de 15W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas malta ,como vejo q são entendidos na "matéria" gostaria q me ajudassem,então o q se passa é o seguinte eu tenho um aqua de 650l de capacidade ,e ,este momento tenho uma uv diy de 15 w (cerca de 70 cm) pendurada atrás do aqua e ligada a saida dum filtro eheim professional 2225-

.acho esse método um pouco inseguro,apesar de funcional,devido ao rsco do silicone poder se desfazer o o proprio tubo de pvc q protege a lampada se poder degradar e provocar fuga de agua(ja aconteceu a membros do forum)....

estava a pensar em comprar uma uvc ,por na parte de cima do aqua ,entre as lampadas (visto o meu aqua ser da rena e ter o sistema de calhas q correm e é fechado por tampas)ligar o filtro a uma bomba de circulação de agua independente colocada no aqua so para esse fim ,tenho um espaço de 7 cm de altura e 7 cm de largura para colocar o filtro uvc.

gostaria q me dissessem qual a potencia da lampada mai indicada para a litragem do meu aqua,qual o filtro mais indicado e qual o caudal de agua necessário para uma acção total da lampada de maneira a esta desmpenhar a sua função germicida e algicida.cumps.

agradecia q me ajudassem de maneira a q conseguise realizar este projecto da melhor maneira ,pois não considero o meu sistema actual muito fiável e tou sujeito a que qualquer dia me aconteça uma desgraça em casa.obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Para 650l terias que ter um filtro UV de 36W.

Agua cristalina o fluxo de entrada no UV deve ser 400 -1000 l/h

Anti-algas e germes o fluxo de entrada no UV deve ser 200-400 l/h

 

 

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...mp;t=temartic_e

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma 36w da sera no meu aqua d 950 ltrs.

está ligada à saída do 2050 q debita teoricamente 1000l/h mas deve estar a debitar uns 800/900 l/h.

o ideal seria ainda reduzir-lhes o caudal p mais poder germicida.

a água encontra-se bastante cristalina, à parte do efeito d turfa - q não tem nada a ver c o resto.

abraços a todos

 

 

ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rikasfonsas podes me dizer qual a referencia da tua uv (pois pesquise no site dasera e nada) e podes me dizer quanto custou e quais as medidas da mesma

 

miltonleopoldo ,por acaso tens esse filtro da jbl????podes me dar as medidas do mesmo(alt e larg) ou alguem q tenha????cumps,e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rikasfonsas podes me dizer qual a referencia da tua uv (pois pesquise no site dasera e nada) e podes me dizer quanto custou e quais as medidas da mesma

 

miltonleopoldo ,por acaso tens esse filtro da jbl????podes me dar as medidas do mesmo(alt e larg) ou alguem q tenha????cumps,e obrigado.

Eu tenho o de 5W q tem de comprimento 21cm podes ver a tabela abaixo a largura é de +-6cm:

 

JBL AquaCristal UV-C 36W SERIES II 36W 53cm

JBL AquaCristal UV-C 5W SERIES II 5W 21cm

JBL AquaCristal UV-C 18W SERIES II 18W 36,5cm

JBL AquaCristal UV-C 11W SERIES II 11W 36,5cm

JBL AquaCristal UV-C 9W SERIES II 9W 30,5cm

Conforme o rikasfonsas disse, se quiseres ter um efeito germicida o caudal tem que ser baixo.

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o de 5W q tem de comprimento 21cm podes ver a tabela abaixo a largura é de +-6cm:

 

JBL AquaCristal UV-C 36W SERIES II 36W 53cm

JBL AquaCristal UV-C 5W SERIES II 5W 21cm

JBL AquaCristal UV-C 18W SERIES II 18W 36,5cm

JBL AquaCristal UV-C 11W SERIES II 11W 36,5cm

JBL AquaCristal UV-C 9W SERIES II 9W 30,5cm

Conforme o rikasfonsas disse, se quiseres ter um efeito germicida o caudal tem que ser baixo.

obrigadão ,tenho 1 bomba propositada para isso com caudal regulavel de 100 a 400lh,alargura e de 6cm ,supostamente a alt-tambem e?????nao,cumpsa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.